Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Quatro dicas para aprender Matemática

Quatro dicas para aprender Matemática

Resolver exercícios, tirar dúvidas com professores e colegas, manter rotina de estudos e de revisões e estudar o conteúdo básico são quatro dicas para aprender Matemática.

A Matemática é uma das disciplinas mais temidas pelos estudantes, que costumam garantir que seu grau de dificuldade é maior do que de outras matérias estudadas durante o ensino fundamental e médio. Acreditando que essa disciplina não é a mais difícil, mas que depende de uma abordagem de estudos diferente do usual, reunimos quatro dicas para facilitar os estudos em Matemática e para ajudar os estudantes a aprenderem mais sobre os conteúdos pertencentes a essa disciplina.

1ª dica: Nunca estude apenas lendo

É evidente que precisamos fazer uma boa leitura do conteúdo, mas, em Matemática, sempre é importante resolver exercícios. Ao fazer isso, é possível descobrir suas dúvidas a respeito do conteúdo estudado e também sobre toda a Matemática básica usada na resolução das questões. Além disso, os exercícios também ajudam a memorizar as técnicas e fórmulas usadas e em quais ocasiões elas são permitidas.

Nossa sugestão para aprender Matemática mais rapidamente, por meio da resolução de exercícios, é a seguinte:

Depois de ler o conteúdo, tente resolver novamente os exercícios que já foram feitos em sala de aula por seu professor. Sempre que não souber o que fazer, verifique o passo a passo realizado pelo professor e compare com o que está fazendo em seus estudos. Isso pode mostrar a você quais os seus erros e ajudar-lhe a superá-los. Se mesmo assim não souber o que fazer, é chegada a hora de perguntar a seu professor ou a um colega que sabe.

Quando conseguir refazer todos esses exercícios, é hora de tentar aqueles que ainda não foram feitos. Tente resolver todas as questões disponíveis usando os mesmos métodos já utilizados antes. Ao final, certamente terá aprendido a maior parte do conteúdo e terá algumas dúvidas para tirar com seu professor, o que também faz parte do processo de aprendizado.

2ª dica: Não deixe uma dúvida passar batido

Jamais deixe passar uma dúvida. Se ela surgiu em sala de aula, pergunte a seu professor assim que possível. Se não for possível naquele momento, anote-a. Nesse segundo caso, tente encontrar a resposta por si mesmo, em casa, antes de falar com seu professor. Isso pode trazer grandes ganhos com relação aos estudos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando estiver resolvendo exercícios, faça o mesmo: anote todas as dúvidas que surgirem e não deixe de saná-las com seu professor antes que ele troque de conteúdo.

Como dica extra, aconselhamos o aluno a anotar tudo, desde o conteúdo passado em sala até algumas coisas importantes ditas pelo professor, pois, em seu momento de estudo individual ou em preparação para provas e exames, ou até mesmo na elaboração de trabalhos, essas anotações podem ser de extrema utilidade.

3ª dica: Atenção à matemática básica

Se você não sabe dividir, mas está estudando equações, é melhor tirar um tempo para aprender a divisão primeiro. Os conteúdos dentro da Matemática são quase todos cumulativos, ou seja, é quase sempre necessário saber um conteúdo mais básico para aprender um conteúdo mais avançado. Assim, por exemplo, para conseguir aprender equações de modo perfeito, é preciso conhecer com detalhes as operações matemáticas básicas, pois as equações são baseadas nelas. O próximo passo é aprender funções, que não podem ser totalmente compreendidas sem o conhecimento de equações.

4ª dica: Rotina de estudos e revisão

Não adianta resolver todos os exercícios sobre equações do livro de Matemática no início do ano e passar o restante do tempo sem tocar nesse livro. Isso porque precisamos ter uma rotina de estudos bem estabelecida e uma prática de revisões bem planejada.

As rotinas de estudos e revisões são pessoais. Cada pessoa precisa criar seus hábitos de estudo de acordo com suas necessidades, por isso, é impossível sugerir alguma rotina que seja realmente eficaz para todos os leitores. Todavia, ressaltamos que, para aprender Matemática, é importante estudá-la regularmente.

Como técnica de revisão, podemos sugerir a resolução de alguns exercícios antes de iniciar os estudos. Para tanto, é bom que o aluno já separe os exercícios que serão usados na revisão durante o momento em que estiver estudando aquele conteúdo. Essa revisão pode ser rápida, ocupando menos de um quinto do tempo total separado para o estudo de conteúdos novos.

Algumas dicas podem ser bem úteis para melhorar o desempenho em Matemática, como anotar sempre suas dúvidas
Algumas dicas podem ser bem úteis para melhorar o desempenho em Matemática, como anotar sempre suas dúvidas
Publicado por: Luiz Paulo Moreira Silva
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
As equações do segundo grau podem ser resolvidas por Bháskara ou por formas alternativas
Equações incompletas do segundo grau
Clique para aprender o que são equações incompletas do segundo grau e conheça maneiras alternativas de resolvê-las.
Equação do 2º Grau
Teorema de Bháskara: fórmula resolutiva de uma equação do 2º grau.
Equações: expressões que contêm números conhecidos, números desconhecidos e uma igualdade
Quatro passos para resolver equações do primeiro grau
Clique para aprender a resolver equações do primeiro grau em quatro passos!
Sinal utilizado para representar divisões
Divisão com números decimais
Aprenda a realizar divisões em que o divisor, o dividendo ou ambos são números decimais. Clique!
Sistemas lineares de duas incógnitas e duas equações podem ser resolvidos pelo método da adição
Método da adição para sistemas com duas equações e duas incógnitas
Clique para descobrir como utilizar o método da adição para resolver sistemas com duas equações e duas incógnitas.
As principais diferenças entre função e equação referem-se especialmente a seus resultados
Diferenças entre função e equação
Descubra quais são as principais diferenças entre função e equação e entre variável e incógnita e saiba analisar os resultados em cada uma delas.
A fórmula de Bháskara é uma das formas que podem ser usadas para resolver equações do segundo grau
Equações incompletas do segundo grau com B = 0
Clique e aprenda duas formas distintas de resolver equações incompletas do segundo grau com b = 0 que podem agilizar e facilitar seus cálculos.