Whatsapp icon Whatsapp

Microbiologia

A microbiologia é a ciência que estuda organismos microscópicos, tais como vírus, bactérias, protozoários e alguns fungos e algas.
Pessoa manuseando um microscópio, instrumento utilizado na microbiologia.
A microbiologia é uma ciência que estuda organismos que não podem ser vistos a olho nu.

Microbiologia é a ciência que estuda os micro-organismos, aqueles seres vivos que só podem ser observados com auxílio de microscópios. Dentre os organismos estudados nesse ramo da Biologia, podemos citar os vírus, bactérias, algas, protozoários e fungos. A microbiologia se preocupa com aspectos como taxonomia, estrutura, fisiologia e ecologia desses seres.

Conhecer os micro-organismos é muito importante, uma vez que esses seres vivos participam de processos ecológicos essenciais para o planeta, bem como apresentam importância econômica, e, além disso, muitas espécies são conhecidas pela capacidade de causar doenças em seres humanos e outros seres vivos.

Leia também: Genética — ramo da Biologia que estuda a hereditariedade

Resumo sobre microbiologia

  • Microbiologia é a ciência que estuda os micro-organismos.

  • Seu desenvolvimento só foi possível com a invenção do microscópio.

  • Antony van Leeuwenhoek é considerado o pai da área.

  • Ela estuda organismos como vírus, bactérias, algas, protozoários e fungos.

  • Bacteriologia é o ramo da microbiologia que estuda as bactérias.

  • Virologia é o ramo da microbiologia que estuda os vírus.

  • Protozoologia é o ramo da microbiologia que estuda os protozoários.

  • Micologia é o ramo da microbiologia que estuda os fungos.

  • Ficologia é o ramo da microbiologia que estuda as algas.

O que é microbiologia?

Microbiologia é a ciência que estuda os micro-organismos. O termo vem do grego mikros (pequeno), bios (vida), e logos (ciência). Os seres estudados na microbiologia podem ser visualizados apenas com auxílio de microscópicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como surgiu a microbiologia?

O estudo da microbiologia foi impulsionado apenas após a criação do microscópio. Os autores ainda divergem a respeito de quem o inventou, entretanto, reconhece-se Antony van Leeuwenhoek como o responsável por aperfeiçoar esse importante objeto.

Microscópio antigo feito de madeira; a criação desse instrumento impulsionou o estudo da microbiologia.
O surgimento dos microscópios foi fundamental para o desenvolvimento da microbiologia.

Leeuwenhoek era um grande observador e, com seu microscópio primitivo, conseguiu observar os glóbulos vermelhos do sangue, espermatozoides e micro-organismos. Antony van Leeuwenhoek é considerado o pai da microbiologia.

Veja também: Como as células foram descobertas?

Qual é a importância da microbiologia?

Com base no conhecimento de que seres microscópicos existiam e eram pequenos seres vivos, vários pesquisadores iniciaram seus estudos para melhor compreender o que eram esses micro-organismos, como se comportavam e seu papel no meio ambiente. Além disso, a microbiologia permitiu um grande aproveitamento desses seres para fins econômicos, uma vez que hoje são utilizados na indústria de alimentos e farmacêutica, por exemplo.

É fundamental também citar a importância da microbiologia para a saúde humana, uma vez que muitos dos organismos estudados por essa ciência são patogênicos, portanto, esse ramo da Biologia permite que doenças sejam elucidadas.

Quais micro-organismos são estudados na microbiologia?

Na microbiologia são estudados organismos microscópicos, que só podem ser visualizados com o auxílio de microscópio. Nesse grupo incluem-se seres procariontes, como bactérias; seres eucariontes, como algumas espécies de algas, protozoários e fungos; e também organismos acelulares, como vírus.

Na maioria das vezes, os organismos estudados são unicelulares, ou seja, são formados por uma única célula. Vale a pena destacar que a célula é a unidade funcional e estrutural dos seres vivos. Sendo assim, mesmo em organismos formados por uma única célula, processos complexos ocorrem neles, tais como uma série de reações químicas, reprodução e evolução.

Saiba mais: Doenças que são causadas por bactérias

Ramos da microbiologia

Dependendo do micro-organismo estudado, temos as seguintes divisões da microbiologia:

  • Bacteriologia: ramo da microbiologia que estuda as bactérias. Bactérias são organismos procariontes e unicelulares. São conhecidas por participarem do processo de decomposição, atuarem em ciclos biogeoquímicos, serem usadas na fabricação de medicamentos e alimentos e, principalmente, por causarem doenças nos seres humanos, como a meningite, tuberculose e hanseníase.

  • Virologia: ramo da microbiologia que estuda os vírus. Os vírus são organismos acelulares capazes de se reproduzir apenas no interior de células, motivo pelo qual são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios. Muitas espécies de vírus são conhecidas pela capacidade de causar doenças, sendo esse o caso dos vírus causadores da gripe, covid-19, aids, dengue, hepatite e febre amarela.

  • Protozoologia: ramo da microbiologia que estuda os protozoários. Os protozoários são organismos unicelulares, eucariontes e que não são capazes de realizar fotossíntese. Apresentam diferentes formas de locomoção, tais como cílios, flagelos e pseudópodes. Como os outros organismos citados, protozoários também podem causar doenças em seres humanos, como giardíase, malária e doença de Chagas.

  • Micologia: ramo da microbiologia que estuda os fungos. Fungos são organismos eucariontes, heterotróficos e que podem ser unicelulares ou pluricelulares. Atuam no processo de decomposição e são muito apreciados na culinária, seja por meio do seu consumo sem processamento, seja por seu uso na produção de outros produtos, como queijos. Os fungos também são usados na produção de medicamentos e podem provocar doenças, as famosas micoses.

  • Ficologia: ramo da microbiologia que estuda as algas. Algas são organismos fotossintetizantes, eucariontes e que podem ser unicelulares ou multicelulares. Ecologicamente, destacam-se pelo seu papel na produção de oxigênio e por participarem da cadeia alimentar de diferentes ecossistemas. Do ponto de vista econômico, algas podem ser usadas na indústria de alimentos, cosméticos e farmacêutica.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Algas
As algas são organismos uni ou multicelulares, típicos de ambientes aquáticos ou terrestres úmidos. As algas ainda não têm sua origem evolutiva bem esclarecida.
Bactérias
Amplie seus conhecimentos sobre as bactérias, organismos unicelulares que podem ser encontrados em colônias!
Células
Cliquei aqui e aprenda mais sobre as células lendo nosso texto. Falaremos aqui sobre a classificação das células e suas principais partes, e aprenderemos sobre as organelas.
Fungos
Você sabe o que são fungos? Clique aqui e veja as principais características desses organismos, como se reproduzem, os tipos e a sua importância.
O Primeiro Microscópio
Você sabe em qual século o primeiro microscópio foi construído? Confira aqui!
Protozoários
Grupo que abriga organismos eucarióticos unicelulares e heterotróficos.
Vírus
Clique aqui e conheça as principais características dos vírus. Entenda sua estrutura e como ocorre sua replicação. Veja algumas doenças causadas por vírus.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.