Exoplanetas

Exoplanetas são planetas que se encontram fora do nosso Sistema Solar. Por não emitirem luz própria e devido à sua grande distância até a Terra, os exoplanetas são muito difíceis de serem detectados. Entretanto, o avanço nas técnicas de detecção, por meio de telescópios, permitiu que fossem descobertos mais de 4200 planetas desde 1992, sendo alguns deles muito parecidos com a Terra.

Veja também: Teoria das cordas - teoria que prevê a existência de dimensões e universos paralelos

Exoplanetas descobertos

A busca por exoplanetas não é algo simples. Para encontrá-los, é necessário um grande tempo de observação, um pouco de sorte e um certo tempo para a análise das imagens, por isso, até o presente momento|1|, há 4284 exoplanetas confirmados pela NASA, além de outros 5573 que carecem de confirmação.

Como os exoplanetas são detectados?

Existem três técnicas que são mais eficientes para a detecção de exoplanetas, esses métodos são conhecidos como:

• método da velocidade radial,
  • método da microlente gravitacional,
  • método de trânsito.
Existem exoplanetas com características muito parecidas com as que vivemos na Terra

O método da velocidade radial consiste em medir a oscilação que um planeta em órbita causa em uma estrela. Os puxões gravitacionais produzidos pelo planeta fazem com que a luz emitida pela estrela sofra uma pequena variação, devido ao efeito Doppler das ondas eletromagnéticas.

O método de detecção por microlente gravitacional é baseado na relatividade geral de Einstein. Quando uma estrela massiva passa em frente a uma outra estrela, sua gravidade promove a deflexão da luz, as distorções que surgem na imagem da estrela ampliam-na, como quando olhamos através de uma lente e vemos uma imagem ampliada.

Por fim, o método de trânsito consiste em medir a variação do brilho da estrela quando um planeta passa em frente a ela, como ocorre em um eclipse. Por meio da detecção de mínimas variações de brilho, os astrônomos são capazes de inferir:

• o período de translação,
  • o raio da órbita,
  • a composição da atmosfera (caso haja uma),