Infraestrutura
A infraestrutura é um conjunto de aspectos estruturais que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade. Ela é composta por elementos dos setores de transporte, energia, saneamento e telecomunicações. Os objetos artificiais que compõem a infraestrutura de um território são divididos em sociais e econômicos. A infraestrutura é importante pois impacta diretamente as atividades produtivas e no cotidiano da população. Os desafios da infraestrutura envolvem o investimento na construção e modernização de estruturas físicas. O território mundial possui condições de infraestrutura bastante heterogêneas. O Brasil enfrenta problemas estruturais, como nos setores de transporte e saneamento.
Leia também: Quais são os meios de transporte existentes?
Resumo sobre infraestrutura
-
A infraestrutura é o conjunto de estruturas físicas distribuídas em um território que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico local.
-
Ela envolve estruturas e objetos que contemplam elementos artificiais nos setores de transporte, energia, saneamento e telecomunicações.
-
A infraestrutura econômica e a infraestrutura social são fundamentais para o crescimento econômico e para o desenvolvimento humano.
-
As questões políticas, econômicas e culturais brasileiras impactam diretamente as condições de infraestrutura do país.
-
O território mundial possui condições de infraestrutura bastante diferentes entre as nações desenvolvidas e em desenvolvimento.
-
A infraestrutura envolve diversos desafios relacionados ao investimento em construção e modernização dos elementos artificiais.
-
A implementação de políticas públicas e privadas é fundamental para melhorar as condições de infraestrutura de um território.
O que é infraestrutura?
A infraestrutura é o conjunto de aparatos físicos ligados aos objetos e atividades humanas presentes no espaço geográfico. Ela envolve elementos dos setores de transporte, energia, saneamento, telecomunicações, entre outros. As estruturas artificiais que compõem a infraestrutura de um território são fundamentais para o desenvolvimento das atividades produtivas e para a promoção da qualidade de vida da população.
Quais os serviços que fazem parte da infraestrutura?
A infraestrutura envolve uma grande gama de estruturas e de serviços que, no geral, estão atrelados à oferta de transporte, telecomunicação, energia e saneamento. Nesse sentido, são exemplos de elementos e setores de infraestrutura:
-
as redes de transporte e comunicação presentes em um território;
-
o conjunto de estruturas voltadas para o saneamento básico;
-
a produção e a distribuição de diferentes formas de energia.
Essas infraestruturas fornecem estruturas e serviços básicos para a população em geral e para os setores econômicos.
Tipos de infraestrutura
Os objetos artificiais que compõem a infraestrutura de um território são comumente classificados em termos econômicos e sociais. Nesse sentido, temos que:
-
A infraestrutura econômica está atrelada especialmente ao desenvolvimento de atividades produtivas. Assim, ela está intimamente ligada aos diferentes modais do setor de transporte, à atividade de logística, ao fornecimento de energia e à implementação de redes de comunicação. Esse tipo de infraestrutura está diretamente voltado ao atendimento de setores econômicos como indústria e comércio.
-
A infraestrutura social está relacionada a estruturas e serviços que ofertam qualidade de vida para a população. São elementos englobados por esse tipo de infraestrutura o transporte público, a telecomunicação doméstica, o fornecimento de energia e o abastecimento de água e esgoto. Essas estruturas garantem melhores condições de vida para a população e impactam o desenvolvimento humano e social.
Leia também: Fontes de energia — os recursos que possibilitam a criação de energia
Infraestrutura no Brasil
O Brasil, em razão de características políticas, econômicas e culturais, possui uma infraestrutura considerada mediana, muitas vezes classificada como em vias de modernização. Esse cenário é bastante comum em outras nações emergentes, que passaram por um processo de industrialização tardia e por uma urbanização acelerada, que impactaram a oferta de estruturas e serviços, no âmbito econômico e social.
O êxodo rural da população, o crescimento acelerado das cidades, a ausência de planejamento urbano, a industrialização urbana concentrada, a diminuta oferta de emprego e renda e a desigualdade de renda da população são aspectos que contribuíram para a presença de uma infraestrutura inadequada em parte do território brasileiro. Esse cenário impacta diretamente o crescimento econômico e social do país como um todo.
Também, destaca-se que as infraestruturas são bastante heterogêneas ao longo do território do Brasil. A porção centro-sul, mais desenvolvida e industrializada, possui melhores equipamentos estruturais e ampla oferta de serviços. Já as porções norte e nordeste do território brasileiro possuem maiores problemas em termos de infraestrutura, que geram transtornos relacionados ao crescimento econômico e à qualidade de vida.
São problemas comuns em termos de infraestrutura registrados no território brasileiro:
-
a precariedade de redes de transporte, como as rodovias;
-
a ausência de uma ampla cobertura de sinal de telefonia e internet;
-
a queda recorrente do abastecimento de energia;
-
a ausência de distribuição de água e coleta de esgoto.
Esse cenário resulta em problemas sociais, econômicos e até mesmo ambientais que prejudicam a população do país.
Ademais, em relação ao âmbito econômico, ressalta-se ainda o chamado “Custo Brasil”, termo que designa um conjunto de deficiências econômicas, como na infraestrutura brasileira, que impactam diretamente a economia do país. Esse cenário é dado em razão de condições inadequadas em termos de estruturas de transporte, comunicação e energia, que acabam por implicar maiores custos produtivos, que impactam as margens de lucro das empresas.
Leia também: Matriz energética brasileira — os recursos utilizados para suprir a demanda de energia
Infraestrutura no mundo
O território mundial apresenta condições de infraestrutura bastante heterogêneas. No geral, em países ditos desenvolvidos e industrializados, que passaram por um processo clássico de industrialização e apresentam melhores condições sociais, há a presença de maior oferta de estruturas e serviços, caracterizados pela modernidade das infraestruturas locais. São exemplos desses países a maior parte das nações localizadas na Europa e na América do Norte.
Já nos chamados países subdesenvolvidos e pouco industrializados, ainda predomina uma infraestrutura bastante precária, marcada pela dificuldade de acesso aos serviços básicos e pela ausência de estruturas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico. São exemplos dessas nações grande parte dos países situados na África e na Ásia.
Por sua vez, um meio-termo no contexto de infraestrutura mundial são os chamados países emergentes, que, em consideração ao crescimento econômico registrado nas últimas décadas, têm investido mais na construção e modernização de infraestruturas, com destaque para os setores de transporte e comunicação. São exemplos dessas nações emergentes: China, Índia e Brasil.
Importância da infraestrutura
A infraestrutura possui grande importância no contexto socioeconômico, visto que a sua disponibilidade impacta de forma direta o cotidiano das populações. A ausência de infraestruturas prejudica as atividades econômicas e a qualidade de vida. Portanto, esses elementos, quanto a estruturas e serviços, são fundamentais para promover o desenvolvimento social e o crescimento econômico. A diminuição da desigualdade social, a geração de emprego e renda, a preservação ambiental, o fomento à saúde e educação, entre outros, são aspectos relacionados à promoção de uma infraestrutura adequada em dado território.
Como melhorar a infraestrutura?
A infraestrutura parte principalmente de investimentos do setor público e privado. Desse modo, uma forma de melhorar a infraestrutura é a implementação de políticas públicas e parcerias privadas que possibilitem o investimento na construção, manutenção e modernização de estruturas voltadas para transporte, telecomunicação, saneamento e energia. A construção dessas políticas de investimento é fundamental para que haja uma ampliação das estruturas físicas de um território, assim havendo melhor atendimento em termos de serviços para a população.
Desafios de infraestrutura
A infraestrutura envolve, na atualidade, diversos desafios que perpassam especialmente pelo investimento na construção e modernização de elementos artificiais do espaço. Esses desafios estão centrados na oferta de investimentos públicos e privados que potencializem as estruturas humanas e, ainda, promovam a preservação ambiental e o desenvolvimento social.
Em um cenário de crise econômica, por exemplo, os investimentos em infraestrutura tendem a cair, prejudicando o crescimento socioeconômico de um território. Nesse sentido, são fundamentais novas políticas de financiamento em infraestruturas, políticas de atenuação da desigualdade social, promoção de parcerias entre agentes públicos e privados e investimentos maciços em setores estruturais considerados estratégicos do ponto de vista econômico e social.
Leia também: Problemas ambientais urbanos — fenômenos que impactam diretamente a vida da população
Exercícios resolvidos sobre infraestrutura
Questão 1
(FGV 2018) Os jornais e as redes de TV veiculam diariamente notícias e informações sobre a infraestrutura de um país, apontando problemas e consequências da sua ineficácia. As opções a seguir referem-se aos setores que compõem a infraestrutura de um país, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Os diferentes modais que compõem a rede de transportes.
b) Os equipamentos de geração e de distribuição de energia.
c) As ações e as políticas públicas na área de saneamento.
d) Os investimentos para ampliação do mercado de consumo.
e) As complexas redes de telecomunicações.
Resolução: Alternativa D
A infraestrutura é composta essencialmente por objetos artificiais relacionados aos transportes, telecomunicações, saneamento e energia. O investimento de capitais não faz parte da infraestrutura de um território.
Questão 2
(PUC-RS 2016) A modernização do parque industrial brasileiro e da produção agropecuária, além dos investimentos em infraestrutura nos setores de transportes, comunicações e energia, tem alterado a estrutura do mercado de trabalho no país. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:
a) A informatização pode provocar desemprego no setor bancário, mas gera novos postos de trabalho em fábricas de equipamentos (hardware) e programas (software), bem como na área de marketing.
b) A mecanização no corte de cana-de-açúcar provoca desemprego para muitos boias-frias, mas aumenta a produtividade e torna a indústria mais competitiva, permitindo a criação de novos postos de trabalho em fábricas de máquinas e equipamentos.
c) Ao longo do processo de modernização, houve mudança da estrutura produtiva, fusão de empresas e nova configuração dos setores da economia nacional, dinamizando a alternância de postos de trabalho.
d) A iniciativa privada, através da concessão de exploração em diversos setores de infraestrutura, libera contingentes de trabalhadores, que são absorvidos pelo setor público.
e) O setor de robótica da indústria automobilística no Brasil restringe postos de trabalho e exige uma maior qualificação da mão de obra empregada na linha de montagem.
Resolução: Alternativa D
A iniciativa privada, assim como o setor público, é um importante agente promotor de emprego e renda. Logo, as empresas privadas empregam grandes contingentes de trabalhadores.
Fontes
PORTAL DA INDÚSTRIA. Entenda o que é Custo Brasil e como ele impacta o país. Portal da Indústria: Indústria de A a Z. Disponível em:https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/o-que-e-custo-brasil .
PORTAL DA INDÚSTRIA. Infraestrutura - O que é e quais os seus desafios e prioridades. Portal da Indústria: Indústria de A a Z. Disponível em:https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/infraestrutura/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20infraestrutura%3F,a%20gera%C3%A7%C3%A3o%20de%20novos%20empregos. .
SETAFANO, F. Os desafios da infraestrutura do Brasil para os próximos anos. Exame. Disponível em:https://exame.com/revista-exame/correndo-para-tirar-o-atraso .