Whatsapp icon Whatsapp

O que é meteorologia?

Meteorologia é a ciência que estuda o comportamento da atmosfera terrestre. Possui forte influência nos estudos geográficos, principalmente sobre a dinâmica do clima.
Mulher observando medidores de temperatura e mapa em ilustração sobre meteorologia.
A meteorologia fornece informações importantes para a sociedade, como a previsão do tempo.

A meteorologia é uma ciência que estuda as condições da atmosfera. Ela está vinculada às ciências exatas e da terra. Historicamente, os estudos meteorológicos datam de períodos muito antigos, quando eram empregados instrumentos arcaicos de observação.

No entanto, com o avanço da tecnologia, as previsões meteorológicas tornaram-se cada vez mais precisas. A meteorologia utiliza diferentes elementos para medir fatores e elementos climáticos. Atualmente, ela é um campo de estudo muito importante, especialmente pelo volume de informações fornecidas para a sociedade.

Leia também: Onda de calor — o que provoca esse fenômeno?

Resumo sobre meteorologia

  • A meteorologia é a ciência que estuda o comportamento da atmosfera por meio da observação de diferentes variáveis físicas e naturais.

  • Essa atividade é baseada em um forte aparato tecnológico que resulta em previsões meteorológicas cada vez mais precisas.

  • Requer o uso de equipamentos sofisticados para medir os diferentes elementos e fatores que compõem o clima.

  • Possui grande importância em termos humanos, econômicos e ambientais e diferentes aplicações no setor público e privado.

  • A meteorologia física, a meteorologia sinótica, a meteorologia dinâmica e a climatologia são exemplos de áreas da meteorologia.

  • A previsão das condições do clima e do tempo auxilia os indivíduos no planejamento e na programação das suas atividades diárias.

  • A climatologia é a área da meteorologia que busca definir as características dos tipos climáticos que ocorrem em cada localidade geográfica.

O que se estuda na meteorologia?

A meteorologia estuda o comportamento da atmosfera por meio da análise das suas interações com a superfície do planeta. Uma das suas principais atividades é a previsão do tempo e a definição do clima de uma região. Os estudos meteorológicos são fundamentais para a análise da atmosfera e dos seus impactos na sociedade humana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da meteorologia

Os estudos da meteorologia datam de períodos bastante antigos, quando diferentes tribos observavam os céus em busca de respostas sobre fenômenos atmosféricos distintos. Os povos gregos e persas, por exemplo, atuaram no início da sistematização da ciência atmosférica por meio de diferentes estudos relacionados à dinâmica natural do planeta. Esses estudos sofreram contribuições de diversas áreas, como a matemática, a física e a astronomia, aumentando ainda mais o interesse pela meteorologia.

O crescimento dessa ciência culminou no desenvolvimento de equipamentos próprios para as medições atmosféricas, como termômetros e barômetros, e, ainda, na formulação dos primeiros cursos em nível acadêmico para os profissionais meteorologistas. Com o advento dos grandes conflitos mundiais e o crescimento do emprego de novas tecnologias, a meteorologia passou por uma forte modernização, baseada no uso de radares, sensores, computadores e outros instrumentos tecnológicos de alta precisão.

A meteorologia da atualidade é baseada no forte aparato da tecnologia e na previsão cada vez mais precisa e detalhada dos eventos atmosféricos.

Veja também: Você sabe a diferença entre tempo e clima?

Equipamentos utilizados na meteorologia

Anemômetro sendo usado em uma estação meteorológica.
Anemômetro sendo usado em uma estação meteorológica.

A meteorologia requer o uso de equipamentos sofisticados para o desenvolvimento de medições e estudos sobre as condições atmosféricas. Os principais aparelhos usados pelos meteorologistas são:

  • Anemômetro: mede a velocidade dos ventos.

  • Barômetro: mede a pressão atmosférica.

  • Heliógrafo: registra a radiação proveniente do Sol.

  • Higrógrafo: mede a umidade relativa do ar.

  • Pluviômetro: registra a quantidade de chuva.

  • Termógrafo: registra a temperatura do ar.

  • Termômetro: mede a temperatura do dia.

Áreas da meteorologia

A meteorologia é dividida em grandes áreas, conforme a proximidade com outros conhecimentos científicos e suas influências nos estudos meteorológicos. As principais áreas da meteorologia são:

  • Meteorologia física: é o campo de estudo que possui forte relação com os componentes químicos e físicos da atmosfera.

  • Meteorologia sinótica: é a parte que está diretamente envolvida em estudos de previsão do tempo atmosférico.

  • Meteorologia dinâmica: é o setor que avalia as dinâmicas da atmosfera especialmente pelo comportamento físico da natureza.

  • Climatologia: é a área que enfoca em questões matemáticas e geográficas para entender a distribuição dos tipos de climas na superfície terrestre.

Qual é a importância da meteorologia?

A meteorologia possui grande importância em termos humanos, econômicos e ambientais, visto que ela procura entender o funcionamento global da atmosfera, tão fundamental para o desenvolvimento das atividades humanas.

A observação e previsão do tempo, assim como dos demais processos atmosféricos, responde várias questões em termos humanos e econômicos, e, ainda, auxilia no planejamento estratégico de diferentes atividades, desde viagens realizadas por navios e aviões até as plantações de diferentes gêneros alimentícios.

A meteorologia também tem grande importância em fornecer informações climáticas que podem, por exemplo, evitar a ocorrência de desastres naturais, sendo muito utilizada pelos órgãos estatais, como os de defesa civil.

Aplicações da meteorologia no cotidiano

A meteorologia tem forte aplicação no cotidiano da população, especialmente pela previsão do tempo, que auxilia os indivíduos no planejamento e na programação das suas atividades diárias. O campo de atuação dos meteorologistas engloba atividades em diferentes empresas públicas e privadas.

Esses profissionais atuam na previsão do tempo atmosférico; no planejamento de atividades agropecuárias; no monitoramento das atividades de defesa civil; e, ainda, em estudos de engenharia, meio ambiente, energia e meios de transporte.

Vista de uma cidade alagada em texto sobre meteorologia.
A previsão do tempo pode mitigar os estragos provocados pelos desastres naturais.

Saiba mais: Mudanças climáticas — como esse problema tem afetado o nosso planeta

Diferenças entre meteorologia e climatologia

A meteorologia é uma ciência fortemente ancorada nas ciências exatas, portanto, utiliza variáveis matemáticas, físicas e químicas para explicar as condições atmosféricas de forma bastante ampla. Já a climatologia, uma área da meteorologia, apesar de também considerar variáveis matemáticas, tem um forte viés espacial, ligado à ciência geográfica.

Desse modo, a climatologia busca definir as características dos tipos climáticos que ocorrem em cada localidade geográfica do mundo, tendo assim um forte componente espacial na sua formulação. Para saber mais sobre esse tópico, clique aqui.

Exercícios resolvidos sobre meteorologia

Questão 1 (UERR) Trata-se da camada atmosférica que suporta a vida; é a região principal de atividade do tempo meteorológico. Estamos nos referindo à:

a) troposfera

b) ionosfera

c) mesosfera

d) termosfera

e) estratosfera

Resolução: Alternativa A. A troposfera é a camada da atmosfera onde ocorre a atividade do tempo meteorológico, logo, está intimamente vinculada aos estudos da meteorologia.

Questão 2 (UPE 2021) As mudanças nas condições meteorológicas, observadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, estão geralmente associadas à passagem, formação ou intensificação de frentes frias. É correto afirmar que esse tipo de sistema atmosférico resulta do/a

a) contato de ciclones extratropicais com o ar seco tropical.

b) penetração de massas de ar equatoriais sob massas de ar tropicais e tépidas.

c) confronto entre massas de ar polar com massas de ar tropical.

d) recuo do ar polar em face do avanço do ar tépido tropical.

e) avanço de vórtices ciclônicos de baixos níveis sob o ar polar de elevados níveis altimétricos.

Resolução: Alternativa C. Uma frente é o resultado do confronto entre uma massa de ar polar e uma massa de ar tropical, logo, gera grandes perturbações atmosféricas.

Fontes

GARAY, C. C. Qual a diferença entre climatologia e meteorologia? National Geographic Brasil. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/qual-a-diferenca-entre-climatologia-e-meteorologia.

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA. Sobre meteorologia. INMET. Disponível em: https://portal.inmet.gov.br/sobre-meteorologia.  

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Atmosfera terrestre
Entenda um pouco mais sobre a atmosfera, camada gasosa que circunda a Terra. Ela é composta por diferentes gases, como oxigênio e nitrogênio, que são mantidos pela gravidade. O conteúdo do texto a seguir falará sobre as principais funções da atmosfera, as características de suas camadas e sua composição.
Clima
Clique aqui e saiba o que é clima. Descubra quais são seus principais tipos. Entenda a diferença entre tempo e clima.
Elementos climáticos
Conheça as variações e os efeitos dos elementos climáticos sobre o clima e sobre o meio em que vivemos.
Enchentes
Saiba quais são as principais causas naturais e humanas das enchentes. Veja também as consequências geradas pelo transbordamento dos rios no espaço geográfico.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
Onda de calor
Saiba quais são as principais causas e consequências das ondas de calor. Veja detalhes sobre a atuação das ondas de calor em diferentes localidades do mundo.
Previsão do tempo
Você sabe como é feita a previsão do tempo? Clique aqui e confira os detalhes desse processo, saiba quem faz essa previsão e qual é a sua importância.
Qual é a diferença entre tempo e clima?
Descubra a diferença entre tempo e clima. Saiba quais são as definições de cada um, bem como os elementos que os influenciam. Veja também o que é previsão do tempo.
Termômetros
Termômetro de Galileu, invenção que utilizamos até os dias de hoje.
Tipos de clima do mundo
Conheça os principais tipos de clima do mundo, onde ocorrem e qual a vegetação predominante em cada um deles. Veja também qual é o clima do Brasil.
video icon
Escrito"“To” e “for”: qual a diferença e como usar?" em fundo azul e vermelho.
Inglês
“To” e “for”: qual a diferença e como usar?
Assista à videoaula e aprenda a diferenciar as preposições “to” e “for”. Entenda como elas podem ser usadas nas frases.