Javier Milei

Javier Milei é um economista e político argentino, definido como de extrema-direita. Assumiu a presidência da Argentina no final de 2023, apostando na austeridade econômica.

Javier Milei é um economista e político argentino que possui orientação ideológica ultraconservadora, sendo definido por analistas políticos como um político de extrema-direita, adotando ideias libertárias e autodefinindo-se como um anarcocapitalista. Ele chegou a ser deputado nacional, mas foi eleito presidente, assumindo essa posição em 2023.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Javier Milei iniciou sua trajetória como economista ainda na juventude, tornou-se professor universitário, além de atuar de diversas maneiras como economista. Tornou-se figura carimbada na televisão argentina a partir da década de 2010, chegando à presidência em 2023. Em seu governo, adotou medidas de austeridade na economia.

Leia também: Como funcionam as eleições na Argentina?

Resumo sobre Javier Milei

  • Javier Milei é um economista e político argentino.
  • Ele ingressou na carreira de economista, atuando em bancos, além de ter sido professor universitário.
  • É considerado um político de extrema-direita, com posições políticas ultraconservadoras, além de ser libertário e se autodefinir como um anarcocapitalista.
  • Candidatou-se à presidência da Argentina, sendo eleito e empossado em 2023.
  • Durante o seu governo, implantou uma política econômica baseada na austeridade e no corte de gastos.

Biografia de Javier Milei

  • Nascimento

Javier Gerar Milei nasceu na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, no dia 22 de outubro de 1970, sendo filho de Horacio Milei, que trabalhava como motorista de ônibus, e de Alicia Lujpan Lucich, que atuava como dona de casa.

  • Infância

Em sua infância, estudou em escolas católicas, como o Colégio Cardenal Copello, sendo reconhecido pelo seu interesse e dedicação com os estudos. Já nessa fase de sua vida era conhecido pelo seu temperamento explosivo, sendo apelidado pelos seus amigos de “El loco”, traduzido para o português como “o louco”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Juventude

Na sua juventude, Milei tinha dois grandes interesses: a música e o futebol. Ele fez parte de uma banda cover de Rolling Stones chamada Everest, além de ter sido jogador de futebol das categorias de base de uma equipe argentina chamada Chacarita Juniors. Milei jogava por essa equipe porque o seu avô era torcedor do Chacarita.

Milei jogava como goleiro e chegou a ser convocado para o plantel do time principal, chegando a fazer parte do elenco do Chacarita Juniors em partidas amistosas. Ele seguiu no Chacarita Juniors até 1989, quando decidiu abandonar a carreira como jogador de futebol e seguir um caminho profissional como economista.

  • Casamento

Ao longo de sua vida, Javier Milei nunca se casou.

  • Filhos

Javier Milei também não possui filhos.

Leia também: Hugo Chávez — político venezuelano que iniciou um regime chamado bolivarianismo

Religião de Javier Milei

Ao longo de sua vida, Javier Milei teve um contato profundo com o catolicismo, religião muito forte na sociedade argentina, e com o judaísmo, com o qual ele possuía ligação familiar. Apesar de sua criação como católico, Milei possuía algumas opiniões críticas sobre a instituição, sobretudo durante o pontificado do papa Francisco. De toda forma, analistas políticos afirmam que Javier Milei converteu-se ao judaísmo.

Carreira de Javier Milei como economista

Javier Milei ingressou no curso de economia, pela Universidade de Belgrano, em 1989, finalizando seus estudos acadêmicos em 1993. Milei ainda concretizou dois mestrados na área da economia e possui um doutorado honoris causa pela Universidade ESEADE. A longa trajetória acadêmica foi acompanhada por uma carreira profissional de sucesso.

Ele iniciou sua trajetória profissional no Banco Central Argentino, atuando também como professor universitário, lecionando disciplinas como Microeconomia, Economia Monetária, entre outras, em universidades argentinas e estrangeiras. Além disso, escreveu e publicou diversos artigos na área da economia.

Seu temperamento explosivo o acompanhou em sala de aula, sendo conhecido como um professor rígido, inclusive chegando a ser demitido de um emprego por ter ofendido uma aluna. Ele também foi contratado como economista sênior em um banco inglês que atua na Argentina, além de ter sido representante argentino no Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas sobre Investimentos, do Banco Mundial.

Carreira política de Javier Milei

Antes da presidência, Javier Milei tinha ocupado apenas um cargo político, mas, desde 2012, ele era uma figura proeminente porque era colunista de um grande jornal argentino e, em 2014, passou a frequentar programas de televisão, sempre sendo convidado para comentar assuntos sobre economia.

A partir de 2017, ele passou a ocupar espaço permanente na televisão argentina, atuando como apresentador de um programa chamado Demoliendo Mitos, entre 2017 e 2022, e apresentou também o programa Cátedra Livre, em 2022. Suas aparições na mídia fizeram com que ele se filiasse a um partido político em seu país.

Em 2019, ele se filiou ao Partido Libertário, de extrema-direita e que manifesta as mesmas opiniões políticas que Milei. Os espaços conquistados na mídia por Milei foram utilizados para manifestar suas posições libertárias e anarcocapitalistas, fazendo profundas críticas ao governo argentino naquela ocasião, de Alberto Fernández.

O governo de Alberto Fernández teve um enorme fracasso em sua política econômica, permitindo que visões ultraconservadoras ganhassem espaço. As críticas de Milei eram contundentes contra os políticos kirchneristas, considerados na Argentina como herdeiros políticos do peronismo.

A pandemia contribuiu para amplificar a voz de Milei, que defendia discursos negacionistas a respeito da doença e intensificou suas críticas ao governo de Alberto Fernández. Em 2020, ele anunciou a sua intenção de concorrer ao Legislativo da Argentina, concorrendo nas eleições gerais de 2021, obtendo mais de 300 mil votos.

Javier Milei assumiu como deputado nacional (como é conhecido esse cargo na Argentina) no dia 10 de dezembro de 2021. Em seu exercício como deputado, reforçou seu discurso libertário, opondo-se aos aumentos de gastos do Estado e pregando a redução de impostos.

Javier Milei como presidente da Argentina

Em 2022, Milei anunciou que concorreria à presidência da Argentina e sua candidatura foi levada adiante pela coalizão de direita e extrema-direita chamada La Libertad Avanza, sendo a mesma coalizão que foi responsável pela candidatura e eleição de Milei como deputado nacional. Essa coalizão era formada por cinco partidos, entre eles o Partido Libertário (do qual Milei era filiado).

A coalizão que lançou a candidatura de Milei buscava impedir a reeleição do sucessor de Alberto Fernández à presidência. O governo de Fernández foi marcado por uma crise econômica aguda e por uma inflação bastante elevada (211% no acumulado daquele ano). O grande concorrente de Javier Milei era Sérgio Massa, do Partido Justicialista (o mesmo do então presidente).

Javier Milei conseguiu superar o Paso (primárias das eleições presidenciais argentinas), sendo o candidato mais votado e surpreendendo a opinião pública e os analistas políticos. No primeiro turno, Javier Milei ficou em segundo lugar, conquistando quase 30% dos votos, mas ficando atrás de Sérgio Massa.

Javier Milei explorou a crise econômica do país durante o governo de Alberto Fernández para atacar Sérgio Massa. Essa estratégia deu resultado e Javier Milei obteve 55,69% dos votos, derrotando Sérgio Massa, que obteve apenas 44,31%. Javier Milei assumiu a presidência argentina em 10 de dezembro de 2023.

Na presidência, Javier Milei adotou medidas de austeridade, estabelecendo reduções drásticas dos gastos do Estado em diversas áreas, como saúde e educação, reduzindo repasses às províncias, promovendo cortes com gastos de pessoal e adotando medidas para acelerar a privatização de algumas estatais argentinas.

Enquanto presidente, Milei também reduziu os subsídios da energia e do transporte, fazendo com que a energia elétrica e o transporte público ficassem muito mais caros na Argentina. Além disso, recusou o ingresso da Argentina no Brics e se tornou um parceiro econômico importante da China, apesar de ter prometido em sua campanha que encerraria o comércio com os chineses.

As medidas de Milei fizeram a pobreza aumentar na Argentina, mas a inflação teve uma redução e o peso se valorizou. A economia argentina, no entanto, segue sofrendo com alta de preços, sendo considerada um país caro até para turistas que levam dólares ao país.

Em fevereiro de 2025, Javier Milei se envolveu em uma polêmica após ter anunciado uma criptomoeda em um perfil de rede social, fazendo com que a criptomoeda fosse rapidamente valorizada para algumas horas depois perder seu valor quase que inteiramente. Milhares de pessoas que investiram na criptomoeda anunciada pelo presidente levaram prejuízos.

Javier Milei apagou a postagem em seguida, com o fato se tornando um escândalo na Argentina. Isso ficou conhecido como “criptogate” na Argentina e fez com que o presidente sofresse várias críticas, mas não se tornou alvo de uma investigação formal em seu país.

Victoria Villarruel, vice-presidente da Argentina, ao lado de Javier Milei na ocasião da posse presidencial.
Victoria Villarruel, vice-presidente da Argentina, ao lado de Javier Milei na ocasião da posse presidencial.

Posicionamento político de Javier Milei

Javier Milei é um político ultraconservador e adota ideais libertários. Entre as posições defendidas por ele, estão a redução da atuação do Estado, a desregulamentação da economia, para que o mercado possa atuar de maneira mais “livre”, sem as intervenções legais e estatais, a redução de gastos econômicos, incluindo os gastos que são direcionados ao bem-estar da população, etc. Ele se autoidentifica como um anarcocapitalista.

Leia também: Diferença entre direita e esquerda

Livros de Javier Milei

Ao longo de sua vida, Javier Milei publicou diversos livros, entre os quais estão:

  • Un marco teórico para el análisis del sector eléctrico argentino (1997);
  • Lecturas de economía em tiempos del kirchnerismo (2014);
  • El camino del libertario (2022);
  • El fin de la inflación (2023).

Créditos da imagem

[1] Marco Iacobucci Epp / Shutterstock

Fontes

PODER 360. Argentina tem a maior inflação do G20 em 2023. Disponível em: https://www.poder360.com.br/internacional/argentina-tem-a-maior-inflacao-do-g20-em-2023/

G1. Milei diz que vai controlar a inflação em 18 a 24 meses e confirma plano de fechar o Banco Central. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/11/20/milei-diz-que-tardara-entre-18-e-24-meses-para-controlar-a-inflacao-da-argentina.ghtml

MARTINS, André. Javier Milei eleito na Argentina: quais são as propostas do ultraliberal para a economia? Disponível em: https://exame.com/mundo/javier-milei-eleito-na-argentina-quais-sao-as-propostas-do-ultraliberal-para-a-economia/

DURÃES, Mariana. Novato na política: Quem é Javier Milei, presidente eleito da Argentina. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/11/19/javier-milei-novo-presidente-argentina-eleito.htm

LISSARDY, Gerardo. As propostas de Milei para transformar a Argentina são realmente viáveis? Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c84vp2lzjmjo

LUCENA, André. Quem é Javier Milei, o presidente eleito da Argentina. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/mundo/quem-e-javier-milei-o-presidente-eleito-da-argentina/

OLIVA, Ayelén. Milei: o economista libertário que convenceu os argentinos a 'dinamitar o sistema'. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/clmpge3092zo

PERFIL. Javier Milei quiere anular la Educación Sexual Integral: "Deforma la cabeza a la gente". Disponível em: https://www.perfil.com/noticias/politica/milei-quiere-anular-la-educacion-sexual-integral-deforma-la-cabeza-a-la-gente.phtml

TODO NOTÍCIAS. Milei no logra convencer al círculo rojo y lucha con su propio carácter para evitar una fuga de votos. Disponível em: https://tn.com.ar/politica/2023/09/30/milei-no-logra-convencer-al-circulo-rojo-y-lucha-con-su-propio-caracter-para-evitar-una-fuga-votos-en-octubre/

COMPTE, Juan Manuel. Milei, entre la solidez técnica y la aspereza de un exarquero de Chacarita. Disponível em: https://www.cronista.com//dixit/Milei-La-Argentina-cree-que-Macri-es-liberal-20171127-0001.html

GARDEL, Lucía. Javier Milei: “El calentamiento global es una mentira”. Disponível em: https://chequeado.com/ultimas-noticias/milei-el-calentamiento-global-es-una-mentira/

SETA, Isabel. Javier Milei: quem é e quais são as propostas do presidente eleito da Argentina. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/11/19/javier-milei-quem-e-e-quais-sao-as-propostas-do-presidente-eleito-da-argentina.ghtml

PRAZERES, Leandro. Drogas, casamento gay e militares: as diferenças entre Milei e Bolsonaro. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c512yk8pl8go

UOL NOTÍCIAS. Venda de órgãos e tarô: quem é Javier Milei, mais votado na Argentina. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/08/14/quem-e-javier-milei-candidato-presidencia-argentina.htm

ROSSI, Paula. “Soy re provacunas”: la explicación de Javier Milei de por qué decidió darse las dosis contra el Covid. Disponível em: https://www.lanacion.com.ar/politica/soy-re-provacunas-la-explicacion-de-javier-milei-de-por-que-decidio-darse-las-dosis-contra-el-covid-nid22112021/

GARCIA, Alexandre Novais. Entenda crise da criptomoeda de Milei: 'Para crime, é preciso provar lucro'. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/02/16/javier-milei-memecoin.htm

OLIVA, Ayelén. Como a Argentina passou de 'país barato' a um dos mais caros da América Latina. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/czdlvrelel2o

Javier Milei assumiu a presidência da Argentina em 2023.
Javier Milei assumiu a presidência da Argentina em 2023.
Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Videoaulas

Artigos Relacionados

Anarcocapitalismo
Clique aqui para saber o que é o anarcocapitalismo, como ele é fundamentado, quais são as inspirações dessa teoria e as suas aplicações.
Eleições na Argentina
Clique no link e acesse o texto para entender como funcionam as eleições na Argentina. Entenda quem pode votar e conheça as três etapas da eleição para presidente.
Liberalismo
Clique aqui para entender o conceito de liberalismo, a sua história e as aplicações do liberalismo nos campos político e econômico.
Neoliberalismo
Clique aqui para entender o que é neoliberalismo, como surgiu, quais são as suas aplicações e quais as críticas possíveis sobre essa doutrina econômica.
Peronismo
Clique no link e saiba mais sobre o peronismo, movimento político surgido na Argentina na década de 1940 e liderado por Juan Domingo Perón.