Whatsapp icon Whatsapp

Eleições na Argentina

As eleições na argentina para presidente acontecem a cada quatro anos e se dividem em três fases: primárias, primeiro turno e segundo turno.
Fotografia de Alberto Fernández, vencedor das eleições na Argentina em 2019.
Alberto Fernández foi eleito presidente da Argentina em 2019 e decidiu não disputar a reeleição em 2023.[1]

As eleições na Argentina para presidente são realizadas a cada quatro anos e determinam quem governará o país no mandato seguinte. Elas são divididas em três fases: as primárias, quando são determinados os candidatos que disputarão oficialmente; o primeiro turno; e o segundo turno.

Na Argentina, o voto é obrigatório para todos os cidadãos com idade entre 18 e 70 anos e opcional para aqueles com mais de 16 anos e menos de 18 e os maiores de 70 anos de idade. O sistema eleitoral argentino permite que um presidente possa se reeleger uma vez.

Leia mais: História das eleições no Brasil — como elas têm sido?

Resumo sobre eleições para presidente na Argentina

  • As eleições na Argentina para o cargo de presidente acontecem a cada quatro anos.

  • Um presidente na Argentina é eleito para um mandato de quatro anos, podendo ser reeleito para um segundo mandato.

  • O voto é obrigatório na Argentina para todos os cidadãos entre 18 e 70 anos.

  • As eleições na Argentina são divididas em três etapas: primárias, primeiro turno e segundo turno.

  • Um candidato pode sair vencedor já no primeiro turno, desde que conquiste os critérios exigidos.

Como funcionam as eleições na Argentina?

As eleições presidenciais argentinas, assim como as brasileiras, são realizadas a cada quatro anos, a duração do mandato presidencial lá. A realização das eleições e o seu prazo são determinados pela Constituição Nacional. O atual sistema eleitoral argentino foi estruturado por meio de uma reforma constitucional que aconteceu em 1994.

No sistema eleitoral argentino, um presidente pode disputar uma reeleição, sendo assim, é possível que uma mesma pessoa tenha dois mandatos presidenciais em sequência, o que totaliza oito anos. Depois disso, é obrigatório que haja rotatividade e o poder seja ocupado por outra pessoa eleita na eleição presidencial.

Para que uma pessoa seja eleita presidente na Argentina, são necessárias três fases: as primárias, o primeiro turno e o segundo turno (caso necessário). A primeira etapa da eleição presidencial na Argentina são as primárias, uma fase em que todos os pré-candidatos disputam o voto do eleitor. Aqui os partidos podem inscrever mais de um pré-candidato.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa etapa é conhecida na Argentina como Paso Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias e seu propósito é fazer com que o eleitor escolha quem serão os candidatos de cada partido. Sendo assim, se um partido tiver quatro pré-candidatos, os eleitores votarão neles, porém só o mais votado avança para a outra etapa.

Além disso, o Paso determina que os candidatos devem obter, no mínimo, 1,5% dos votos para avançar para a outra etapa. Uma vez determinados os candidatos, os eleitores votam no primeiro turno, e nessa etapa existe a possibilidade de uma vitória direta, desde que um candidato obtenha mais de 45% dos votos ou então tenha mais de 40% dos votos e uma distância superior a 10 pontos percentuais para o segundo colocado.

Caso isso aconteça, a eleição está decidida e o presidente é eleito. Caso ninguém cumpra um dos dois requisitos, um segundo turno é realizado com os dois candidatos mais votados. No segundo turno, quem conquistar mais votos é eleito presidente do país. Embora o sistema eleitoral argentino tenha sido implantado dessa forma em 1994, o sistema de primárias é uma inovação recente, sendo usado pela primeira vez na eleição presidencial de 2011.

Quem pode votar?

Na Argentina, todo argentino nato pode votar a partir dos 16 anos, enquanto os naturalizados só podem exercer esse direito a partir dos 18 anos. O voto na Argentina é um direito obrigatório, portanto, todos os cidadãos com idade entre 18 e 70 anos de idade devem exercê-lo. O direito a voto só é opcional àqueles que têm menos de 18 anos e para os maiores de 70 anos de idade.

Leia mais: Como é eleito o presidente dos Estados Unidos?

História das eleições na Argentina

As eleições presidenciais realizadas na Argentina são democráticas, e esse sistema começou a ser montado com o final da Ditadura Militar, em 1983. Lá, o regime ditatorial dos militares estendeu-se de 1973 a 1983, e, desde então, nove eleições presidenciais foram realizadas. Os presidentes eleitos do país foram os seguintes:

  • 1983: Raúl Alfonsín

  • 1989: Carlos Menem

  • 1995: Carlos Menem

  • 1999: Fernando de la Rúa

  • 2003: Néstor Kirchner

  • 2007: Cristina Kirchner

  • 2011: Cristina Kirchner

  • 2015: Mauricio Macri

  • 2019: Alberto Fernández

  • 2023: Javier Milei

Créditos da imagem

[1]Frederic Legrand – COMEO e Shutterstock

Fontes

BBC BRASIL. Javier Milei: quem é o ‘anarcocapitalista’ aliado de Bolsonaro que surpreendeu em primárias na Argentina. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cm5j5k15le4o

GUTIERREZ, Felipe. Eleições na Argentina: apesar de vitória de Milei nas prévias, disputa está bastante aberta, dizem analistas. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/08/15/eleicoes-na-argentina-apesar-de-vitoria-de-milei-nas-previas-disputa-esta-bastante-aberta-dizem-analistas.ghtml

G1. Javier Milei, candidato à presidência de extrema direita, lidera eleições primárias na Argentina. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/08/13/com-60percent-dos-votos-apurados-candidato-a-presidencia-de-extrema-direita-lidera-eleicoes-primarias-na-argentina.ghtml

CNN Brasil. Eleições na Argentina: como funcionam? Quem vota? Quem são os candidatos? Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eleicoes-na-argentina-como-funcionam-quem-vota-quem-sao-os-candidatos/

G1. O que são as Paso, as primárias argentinas. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/08/14/o-que-sao-as-paso-as-primarias-argentinas.ghtml

BALBI, Clara. Entenda como funcionam as Paso, as eleições primárias na Argentina. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/08/entenda-como-funcionam-as-paso-as-eleicoes-primarias-na-argentina.shtml

ELECCIONES PRIMARIAS 2023. Disponível em: https://www.argentina.gob.ar/elecciones-2023/lo-que-hay-que-saber-sobre-las-elecciones/elecciones-primarias-2023

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Bandeira da Argentina
Clique aqui e saiba qual é a história da bandeira da Argentina. Descubra qual é o significado das cores e do símbolo da bandeira.
Democracia
Acesse este link para entender a origem, o significado e os diferentes tipos existentes de democracia.
Eva Perón
Você conhece Eva Perón? Clique aqui e saiba tudo sobre quem foi a primeira-dama da Argentina durante o governo de Juan Perón.
Peronismo
Clique no link e saiba mais sobre o peronismo, movimento político surgido na Argentina na década de 1940 e liderado por Juan Domingo Perón.
Sistema eleitoral brasileiro: como funciona?
Acesse para saber mais sobre o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro. Entenda os dois sistemas que organizam as eleições: o majoritário e o proporcional.
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.