Whatsapp icon Whatsapp

Brics

O Brics é um agrupamento de países em desenvolvimento que é formado por países da América, Europa, África e Ásia que possuem características sociais e econômicas em comum.
Bandeiras dos países que formam o Brics hasteadas em céu azul.
O BRICS foi formado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Brics é um agrupamento de países, inicialmente definido pelo economista britânico Jim O'Neill, no começo do século XXI, que designa um grupo de nações de considerável crescimento econômico. Atualmente o Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul. Já os países Argentina, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos, Irã e Arábia Saudita devem formalizar sua entrada no Brics em 2024.

Um dos principais objetivos desse bloco é fomentar as economias dos países participantes. A origem do acrônimo Brics está fortemente atrelada ao conjunto de características socioeconômicas compartilhadas pelos países-membros do grupo. Eles representam um importante polo de produção e consumo em nível internacional. O Novo Banco de Desenvolvimento é a principal instituição financeira compartilhada pelo Brics.

Leia também: Otan — a aliança militar criada no contexto da Guerra Fria

Resumo sobre o Brics

  • Atualmente, o Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, grupo de nações em desenvolvimento.

  • O termo Brics foi criado pelo economista britânico Jim O'Neill para reunir países emergentes que compartilham aspectos socioeconômicos.

  • O principal objetivo do Brics é a formação de um grupo de países que possuem características socioeconômicas em comum visando ao desenvolvimento mútuo.

  • O Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido comumente como Banco do Brics, é uma instituição financeira criada para fomentar o desenvolvimento desse grupo.

  • Os membros do Brics possuem similaridades importantes, como a grande extensão territorial, a elevada população absoluta e o considerável crescimento econômico.

  • As nações que compõem o Brics são polos regionais classificadas como emergentes, ou seja, países que estão em processo de desenvolvimento econômico e social.

Qual a origem e história do Brics?

O termo Brics é um acrônimo, ou seja, um agrupamento da letra inicial de cada membro de um grupo de nações que, conforme a classificação inicial do economista britânico Jim O'Neill feita no início do século XXI, serve para designar um conjunto de países que se destacam por possuir características socioeconômicas em comum, especialmente o seu notável crescimento econômico.

Portanto, a origem do Brics, assim como a sua história, está ligada a uma complexa análise do contexto socioeconômico mundial, principalmente voltada para estudos na esfera econômica, que procura verificar o cenário de crescimento de diferentes nações, especialmente aquelas com potencial de se tornarem futuras potências mundiais.

Atualmente, o Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, consideradas importantes nações do planeta. Inicialmente, no ano de 2001, quando o grupo foi criado pelo estudioso Jim O'Neill, somente os quatro primeiros países citados faziam parte do Brics. Já a entrada da África do Sul ocorreu somente em 2011, ou seja, dez anos após a criação do Brics.

Por sua vez, em 2023, por meio de uma decisão histórica, foram convidados para ingressar no bloco os seguintes países: Argentina, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos, Irã e Arábia Saudita. Essas nações, que tinham amplo interesse de fazer parte do Brics, devem oficilizar sua entrada no referido agrupamento em 2024.

Ao longo das últimas duas décadas, ou seja, após a criação do acrônimo Brics, diversas pesquisas acadêmicas se voltaram para a análise econômica dos países que formam esse bloco. Geralmente, essas nações destacam-se pelo considerável crescimento econômico e pelo amplo potencial de consumo, mas também apresentam graves problemas sociais.

Ressalta-se ainda que os países que compõem esse grupo possuem aspectos singulares, para além de suas características em comum, que evidenciam a diversidade desse agrupamento. Ademais, destaca-se que o Brics não é considerado um bloco econômico, mas sim um grupo de países com características socioeconômicas em comum.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Países que fazem parte do Brics

Atualmente, o Brics é formado por um agrupamento de cinco países, localizados em diferentes continentes do globo. São eles:

PAÍS

CONTINENTE

África do Sul

África

Brasil

América

China

Ásia

Índia

Ásia

Rússia

Ásia/Europa

A partir de 2024 foram convidados a ingressar como membros plenos do BRICS os seguintes países:

PAÍS

CONTINENTE

Argentina

América

Egito

África/Ásia

Etiópia

África

Emirados Árabes Unidos

Ásia

Irã Ásia

Arábia Saudita

Ásia

 

Objetivo do Brics

O principal objetivo do Brics é a formação de um agrupamento de países que possuem características socioeconômicas em comum para atuarem em conjunto em prol do seu desenvolvimento mútuo. Assim, esse agrupamento tem um forte viés econômico, visto que objetiva, por meio de diferentes investimentos, fomentar as economias dos países participantes.

Em comum com o desenvolvimento econômico, visa-se ainda a ampliar a influência dessas nações nas discussões geopolíticas mundiais, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações locais, construir um banco para fornecer recursos financeiros e estimular a cooperação entre os países em diferentes áreas estratégicas.

Líderes dos países quem formam o Brics em encontro em 2012, na Índia.
Os países do Brics realizam diversas cúpulas para discutir seus objetivos em comum. [1]

Características do Brics

A origem do Brics está fortemente atrelada ao conjunto de características socioeconômicas que são compartilhadas por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A principal delas é o destacável crescimento econômico apresentado por essas economias ao longo do século XXI. Além disso, são outras características do Brics:

  • o grande potencial de consumo de suas populações;

  • a presença de um grande mercado interno;

  • a ampla disponibilidade de mão de obra em nível local;

  • a grande extensão dos seus territórios;

  • a disponibilidade de oferta de diversas matérias-primas;

  • a considerável população absoluta;

  • o investimento maciço de empresas transnacionais.

Por que o Brics é importante?

O Brics é um importante agrupamento em nível mundial, uma vez que reúne países com grandes populações e mercados consumidores, além de relativo potencial militar e de considerável crescimento econômico. As nações que compõem o Brics são polos de poder regional que são classificadas como emergentes, ou seja, países que estão em processo de desenvolvimento econômico e social.

Esses países possuem grande potencial em diversas áreas da economia e são importantes fornecedores de matérias-primas e de produtos industrializados. Portanto, o Brics representa ainda a ascensão de um novo polo de poder, visto que as nações que compõem esse grupo já possuem relativo protagonismo em nível mundial e devem, futuramente, aumentar a sua influência nas diferentes áreas da economia e da sociedade.

Leia também: Afinal, o que é um bloco econômico?

Banco do Brics

O Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido comumente como Banco do Brics, é uma instituição financeira criada por meio da ação de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, para fornecer recursos financeiros em nível mundial. Os dois principais objetivos da criação desse banco é possibilitar possíveis resgates financeiros para os países participantes do grupo e fornecer empréstimos financeiros para diferentes nações do globo.

Assim, o Novo Banco de Desenvolvimento coloca-se como uma importante alternativa em relação às outras instituições financeiras internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM). Atualmente, a sede do Novo Banco de Desenvolvimento está localizada na cidade de Xangai (China), e a presidente dessa instituição é a ex-presidenta brasileira Dilma Rousseff.

Exercícios resolvidos sobre o Brics

Questão 1

(UEMG 2019) Leia o fragmento a seguir:

“[Esse grupo é formado por] países emergentes de grande expressão populacional e territorial, que, por apresentarem grande crescimento econômico e recursos produtivos, passaram a participar com maior intensidade da dinâmica global [especialmente na primeira década do século XXI]. (...). Esse grupo já demonstrou que tem força econômica capaz de impor seus interesses no cenário global [pois] dispõem de consideráveis recursos econômicos, humanos e naturais e têm obtido maior protagonismo político diante de organismos internacionais, como o FMI e o Banco Mundial. [Visando a ampliar a cooperação entre seus membros foi criado um banco de reservas emergenciais para socorro econômico entre os participantes, se necessário.]”

Fonte: BALDRAIS, André. Ser protagonista – geografia. São Paulo. Edições SM. 2016. p. 115. Adaptado.

O trecho descreve o grupo cuja sigla é:

a) SADC.

b) Asean.

c) Brics.

d) Apec.

Resolução:

Alternativa C

Alternativa C: O texto faz uma referência ao Brics, que são países que compartilham características em comum como: grande extensão territorial, elevada população absoluta e considerável crescimento econômico.

Questão 2

(Uece 2016) O “banco do Brics” ou o New Development Bank — NDB — é uma iniciativa dos países que compõem esse grupo. Dentre os seus objetivos está o auxílio aos países em desenvolvimento. Uma de suas mais importantes iniciativas foi a recente

a) compra de campos de petróleo e gás no Brasil e no Oriente Médio.

b) criação de uma linha de crédito para o financiamento da agroindústria em Cuba e na América Latina.

c) ajuda financeira às vítimas do furacão Matthew no Haiti.

d) concessão de empréstimos para projetos sobre energias renováveis.

Resolução:

Alternativa D

Um dos objetivos do Novo Banco de Desenvolvimento é fomentar empréstimos financeiros para a construção de infraestruturas nos países beneficiados por essa instituição, como, por exemplo, o investimento em fontes renováveis de energia.

Créditos da imagem

[1] PradeepGaurs / Shutterstock

Fontes:

BBC. Dilma na China: o que é o Banco do Brics, que será presidido pela brasileira?. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/articles/cz9jyj2g9g9o>.

IPEA. Conheça os BRICS. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/forumbrics/pt-BR/conheca-os-brics.html>.

PRAZERES, L. Expansão do Brics: bloco anuncia 6 novos membros. BBC. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3gz5nzlny5o>.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Blocos econômicos
Entenda o que é um bloco econômico e conheça os principais blocos econômicos do mundo. Veja também as vantagens e desvantagens de participar desses agrupamentos.
Brasil
Aprenda mais sobre o Brasil. Conheça mais sobre seus aspectos geográficos, como vegetação, relevo, clima. Relembre quais são os seus estados e regiões.
Países emergentes
Saiba quais são as principais características e importância dos países emergentes. Entenda também o papel dos Brics e Mist nesse grupo.
Rússia
Saiba mais sobre as principais características geográficas da Rússia. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura desse país euro-asiático.
África do Sul
Conheça as principais características da África do Sul. Saiba mais sobre a história de superação da população local em relação ao regime de segregação racial.
Índia
As características do segundo país mais populoso do mundo.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.