Whatsapp icon Whatsapp

BRICS

BRICS: Associação inter-regional formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul
BRICS: Associação inter-regional formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

BRICS é um acrônimo formado pelas iniciais dos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (do inglês South Africa).

Em 2001, essa expressão foi criada pelo economista Jim O’Neill sob a forma de “BRIC” (sem a África do Sul) para designar aqueles países emergentes com grande capacidade de investimento e que se transformariam em potências econômicas até 2050.

Em 2006, o BRIC deixou de ser apenas um termo e se tornou um acordo internacional entre os países, mas sem a configuração de um bloco econômico. A partir de 2011, os sul-africanos ingressaram nesse acordo inter-regional, com o acréscimo do “S” maiúsculo ao final da sigla.

Vale lembrar que os BRICS não formam um bloco econômico. Portanto, não há mercado comum, acordos comerciais e alfandegários e, tampouco, uma política necessariamente comum entre os seus integrantes.

Os BRICS representam mais de 40% da população mundial e mais da metade do número de pessoas sofrendo com a fome e a miséria. Por outro lado, esses países apresentam sucessivos aumentos no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), no PIB (Produto Interno Bruto) e na renda per capita. Nos últimos anos, foram responsáveis por cerca de 55% do crescimento econômico mundial, cenário no qual os países desenvolvidos contribuíram apenas com 20%.

Localização dos países que compõem o BRICS
Localização dos países que compõem o BRICS

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desde o início da década de 2010, assiste-se a certa desaceleração do crescimento dos BRICS, com destaque para os baixos índices de crescimento brasileiro e pela desaceleração do crescimento econômico chinês. A isso soma-se a redução dos investimentos estrangeiros, que se direcionam novamente aos países desenvolvidos e a outros emergentes, com destaque para México e Coreia do Sul.

Por outro lado, observa-se que o crescimento dos BRICS continua acontecendo e que, nos últimos anos, os seus governos priorizaram algumas ações mais específicas, como a melhoria das condições de suas populações e o combate a problemas econômicos internos, a exemplo da inflação. Além disso, a baixa na queda de investimentos se justifica, sobretudo, pelo protecionismo adotado por esses países em tempos de crise econômica e pela ampliação dos direitos trabalhistas. Como o capital estrangeiro está sempre em busca de baixos salários, é natural que os investidores procurem outros países que tenham as leis trabalhistas mais “frouxas”.

No plano político, os países do BRICS estão cada vez mais próximos e apresentando atuações conjuntas. Em março de 2013, os países-membros debateram sobre a criação do Banco do BRICS, que será criado para fortalecer as suas economias e a de outros países subdesenvolvidos, em concorrência direta com o Banco Mundial (administrado pelo Reino Unido) e pelo FMI (comandado pelos EUA).

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Logomarca da APEC
Apec
Saiba mais sobre a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, a Apec.
A importância do Brasil no contexto mundial
Brasil na Nova Ordem Mundial
Alguns aspectos referentes à atuação do Brasil na Nova Ordem Mundial.
Símbolo com as bandeiras dos países integrantes do BRICS
Geopolítica dos BRICS
Algumas considerações sobre a Geopolítica dos BRICS e a ameaça que esse grupo poderá representar às potências internacionais nos próximos anos.
OECD corresponde à sigla em inglês para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. *
OCDE
Conheça a OCDE, saiba quais são seus principais objetivos, quem são seus países-membros e como a organização foi formada. Saiba qual é a relação com o Brasil.
Bandeira da Otan.
Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)
Saiba quais são os objetivos e a lista de países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Entenda a história desse organismo político-militar.
Países emergentes possuem ampla mão de obra e mercado consumidor, a exemplo da China
Países emergentes
Você já ouviu falar em países emergentes? Sabe o que isso significa e quais são esses países? Clique e tire suas dúvidas sobre o tema!
video icon
História
História de Goiás: coronelismo
Assista a nossa videoaula para conhecer a história do coronelismo do estado de Goiás. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a história do Brasil republicano.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas