Whatsapp icon Whatsapp

Jesus Cristo

Jesus Cristo é a divindade central da teologia do cristianismo. A História entende que ele pode ter sido um profeta, um revolucionário ou um curandeiro.
Pintura de Jesus Cristo sentado sobre uma pedra, pregando para uma multidão próximo ao mar.
Jesus Cristo é entendido na História como um profeta judeu do século I d.C. [1]

Jesus Cristo é um profeta do judaísmo que, por meio de suas pregações, possibilitou o surgimento de uma nova religião: o cristianismo, de acordo com o entendimento histórico. Existe um debate historiográfico se Jesus também teria sido um revolucionário ou apenas um curandeiro. Sabe-se que ele viveu na Palestina, no século I d.C.

Na tradição cristã, Jesus é uma figura divina que nasceu como fruto de um milagre e deu início a sua trajetória religiosa após ser batizado por João Batista. Os cristãos falam que Jesus teria realizado pregações e milagres, mas sua mensagem causou grande incômodo nas lideranças judaicas e romanas, por isso ele foi condenado à morte por crucificação.

Leia também: Jerusalém — história da cidade considerada sagrada para judeus, cristãos e mulçumanos

Resumo sobre Jesus Cristo

  • Jesus é conhecido como um profeta do judaísmo que viveu na Palestina, no século I d.C.

  • Pode ter sido também um curandeiro ou um revolucionário que lutava contra o domínio romano.

  • Acredita-se que Jesus teria nascido entre os anos 6 a.C. a 4 a.C. Sabe-se que ele não nasceu em 25 de dezembro.

  • Os cristãos acreditam que Jesus atuou pregando e realizando milagres pela Palestina, sendo seguido por uma multidão.

  • Foi crucificado por ordem das autoridades romanas, mas os cristãos acreditam que ele ressuscitou.

Quem é Jesus Cristo?

Jesus Cristo, do ponto de vista histórico, foi um profeta judeu que viveu na Palestina, no século I d.C. A mensagem desse profeta teria sido responsável por dar origem a uma nova religião: o cristianismo — maior religião do planeta, atualmente. A mensagem religiosa de Jesus prometia a formação de um reino de Deus na Terra.

Por causa da atuação de Jesus Cristo e da ameaça que ele passou a representar para as autoridades judaicas e romanas (que dominavam a Palestina), ele foi punido com a morte por crucificação. A vida e a obra de Jesus são intensamente debatidas pelos historiadores porque não existem fontes contemporâneas sobre esse personagem.

Assim, todos os textos sobre Jesus, incluindo os Evangelhos presentes na Bíblia, foram escritos décadas depois da morte dele. Isso dificulta a obtenção de conhecimento acerca da vida dele, inclusive porque existem poucos relatos que mencionam Jesus. Um fato sobre Jesus já é consolidado na historiografia: ele existiu.

Os estudos sobre a vida de Jesus afirmam que ele pode ter sido um profeta religioso, mas outras hipóteses sobre os papéis de Jesus em vida apontam que ele também pode ter sido um curandeiro popular ou mesmo um revolucionário que defendia a libertação dos judeus do domínio romano e que desejava tornar-se rei dos judeus.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origens de Jesus Cristo

Como mencionado, não sabemos muitos detalhes sobre a vida de Jesus Cristo. Muito daquilo que é mencionado na Bíblia é visto com desconfiança pelos historiadores. O que sabemos é que Jesus Cristo nasceu em algum momento entre os anos de 6 a.C. a 4 a.C.

Na tradição cristã, a data de nascimento de Jesus é celebrada em 25 de dezembro. Historicamente, não se sabe se seu nascimento foi mesmo nesse dia, mas é bastante improvável que seja. Muitos afirmam que a escolha por essa data foi uma estratégia da Igreja Católica para cristianizar celebrações pagãs que aconteciam no mesmo período. O fato é que somente em meados do século II d.C. o nascimento de Jesus passou a ser celebrado na tradição cristã.

Outra questão polêmica é a forma como Jesus foi concebido. Segundo o relato bíblico, o concebimento de Jesus se deu por meio de um milagre, pois Maria, uma mulher virgem e mãe de Jesus, teria sido engravidada pelo Espírito Santo. Esse relato obviamente não é corroborado pela historiografia. Outro dado importante é que José, marido de Maria, teria sido o pai de criação do menino Jesus.

Por fim, o relato bíblico conta que, quando Jesus nasceu, ele teria sido visitado por sábios vindos do Oriente. Esses sábios homenagearam e presentearam o recém-nascido Jesus, sendo essa a primeira aparição do profeta. Esses sábios são conhecidos na tradição cristã como Reis Magos.

Saiba mais: Dia de Reis — celebração católica da primeira manifestação de Jesus como o Messias

Vida de Jesus Cristo

Sobre a infância de Jesus, a tradição consolidada afirma que ele cresceu em Nazaré, por isso ficou conhecido como Jesus de Nazaré. Apesar disso, ele nasceu em Belém. Alguns historiadores defendem a hipótese de que a juventude de Jesus teria sido influencia pela seita judaica dos essênios, os quais defendiam uma vida comunitária e seguiam os mandamentos de Moisés.

A trajetória como profeta teria sido iniciada quando ele foi batizado por João Batista, um pregador conhecido na Palestina. A partir daí, Jesus realizou pregações por meio de sermões e parábolas, transmitiu a mensagem da necessidade de amar o próximo, combateu a violência e realizou milagres em diferentes partes da Palestina. O relato bíblico fala em 35 milagres diferentes.

A atuação de Jesus arrastou uma multidão, que o acompanhava e o venerava, e o seu trabalho contou com o apoio de doze apóstolos, também conhecidos como os doze discípulos de Jesus.

Os apóstolos de Jesus eram:

  • Pedro,

  • Tiago,

  • André,

  • Tiago (filho de Alfeu),

  • Judas Tadeu,

  • Judas Iscariotes,

  • Mateus,

  • Bartolomeu,

  • João,

  • Simão,

  • Tomé e

  • Filipe.

Veja também: Cristianismo primitivo — do surgimento à perseguição, até se tornar a principal religião romana

Crucificação de Jesus Cristo

As pregações de Jesus incomodavam as grandes autoridades religiosas do judaísmo, bem como as autoridades romanas da Palestina. Isso fez de Jesus um problema que deveria ser eliminado. Judas Iscariotes foi convencido a trair Jesus, delatando quem ele era às autoridades em troca de 30 moedas de prata.

Jesus teria sido preso e levado perante autoridades romanas. Então, foi condenado à morte por crucificação, torturado e obrigado a carregar a própria cruz para o local onde aconteceria a sua crucificação. Isso teria acontecido em algum momento entre os anos de 30-33 d.C. A tradição cristã acredita que, três dias depois da crucificação, Jesus teria ressuscitado, uma evidência, na religião cristã, da divindade dessa figura.

Escultura de Jesus crucificado.
A ressurreição de Jesus, segundo relato bíblico, é a evidência de sua divindade para os cristãos.

Historicamente, muitos acreditam que a traição de Judas teria sido motivada por uma decepção. Judas seria parte de um movimento nacionalista que lutava pela libertação dos judeus do domínio romano. Ele acreditava que Jesus seria um líder que libertaria os judeus dos romanos, mas, quando percebeu que o propósito de Jesus seria outro, teria o traído.

Crédito da imagem:

[1] Commons

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

6 de janeiro — Dia de Reis
Clique aqui, saiba detalhes sobre o Dia de Reis, entenda o que essa celebração comemora e veja suas práticas aqui no Brasil.
Bíblia
Uma compilação de livros sagrados de natureza religiosa e histórica.
Cristianismo Primitivo
Cristianismo, Cristianismo Primitivo, Idade Antiga, Jesus, Judaísmo, universalismo, escravismo, crise do império romano, profetas cristãos, discípulos cristãos, oficialização do cristianismo, criação da Igreja.
Hebreus - Monarquia, Diáspora e Reunificação
Hebreus, História hebraica, povo hebraico, História Antiga, civilização oriental, Saul, Davi, Salomão, Templo de Jerusalém, Reino de Israel, Reino de Judá, Nabucodonosor, Cativeiro da Babilônia, Ciro I, Alexandre, Império Romano, Diáspora, Segunda Guerra Mundial, Holocausto Nazista, Estado de Israel.
História do Natal
Clique para conhecer a história do Natal. Entenda do que se trata essa importante festa cristã e conheça as origens históricas dessa comemoração e suas associações com festividades do paganismo. Veja também como o 25 de dezembro consagrou-se como a data do nascimento de Cristo.
Judeus
Afinal, quem são os judeus? Acesse o texto e conheça a história dos judeus. Veja sua origem, cultura, língua e em que acreditam. Entenda o que é o judaísmo.
Por que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro?
Saiba por que comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro. Entenda o que os historiadores sabem sobre o nascimento de Jesus.
Páscoa Cristã
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre o significado da Páscoa para os cristãos. Entenda como essa comemoração está relacionada com a crucificação e ressurreição de Cristo e veja como ela é comemorada aqui no Brasil durante a Semana Santa.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.