Whatsapp icon Whatsapp

Quarta-Feira de Cinzas

A Quarta-Feira de Cinzas é uma data presente no calendário religioso dos católicos, sendo o momento que inaugura a Quaresma, o famoso período de penitências que se estende por 40 dias. Durante a Quarta-Feira de Cinzas, realiza-se uma missa marcada pela prática da imposição de cinzas, na qual os fiéis demonstram a sua devoção.

Acesse também: Você sabe quando surgiu o Corpus Christi?

Significado da Quarta-Feira de Cinzas

A Quarta-Feira de Cinzas é uma data extremamente importante do calendário religioso católico. Essa data marca o encerramento do Carnaval e o início da Quaresma em diversos locais de tradição religiosa cristã. É tradicional na Igreja Católica que missas sejam realizadas durante esse dia.

É tradicional que missas sejam realizadas durante a Quarta-Feira de Cinzas.[1]
É tradicional que missas sejam realizadas durante a Quarta-Feira de Cinzas.[1]

Como mencionado, a Quarta-Feira de Cinzas encerra o Carnaval, uma comemoração muito tradicional no Ocidente que foi derivada de celebrações e tradições pagãs. O Carnaval é conhecido como a festa da carne, um momento marcado por muita festa, zombaria, glutonaria, consumo exagerado de carne e outros prazeres carnais.

Com o término do Carnaval, inicia-se um período que é absolutamente o oposto de tudo que representa o Carnaval: a Quaresma. Na tradição cristã, a Quaresma é um período de penitência, marcado por jejuns, obras de caridade, leitura da Bíblia e muita oração, ou seja, todo o hedonismo carnavalesco é substituído por uma vida ascética, isto é, voltada para a espiritualidade.

Acesse também: Como é definida a data da Páscoa?

Imposição de cinzas

Uma tradição praticada na Quarta-Feira de Cinzas é a imposição de cinzas, realizada nos fiéis durante a tradicional missa desse dia. A respeito da Quarta-Feira de Cinzas e dos simbolismos religiosos envolvidos, vale abordar algumas dúvidas comuns.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Qual o significado da imposição de cinzas?

As cinzas são um símbolo que representa o arrependimento, mas também a mortalidade e fragilidade do homem.
As cinzas são um símbolo que representa o arrependimento, mas também a mortalidade e fragilidade do homem.

A imposição de cinzas demonstra a intenção do fiel de se manter no caminho da devoção, mas também demonstra o caráter transitório do ser humano na Terra, ou seja, é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará. A mortalidade do homem é, portanto, mais um indicativo da necessidade dele pela graça de Deus. Além disso, na tradição oriental, as cinzas eram utilizadas como demonstração de arrependimento.

  • Quando a prática de impor cinzas surgiu?

Não se sabe com exatidão quando surgiu a prática de impor cinzas nos fiéis, mas acredita-se que foi uma herança dos primórdios da Igreja cristã, conhecida como Igreja Primitiva. Acredita-se também que a prática, provavelmente, consolidou-se durante a Idade Média.

  • Qual a origem das cinzas?

As cinzas utilizadas durante a missa de Quarta-Feira de Cinzas são derivadas dos ramos utilizados na missa de Domingo de Ramos do ano anterior. Esses ramos são queimados e as cinzas obtidas são abençoadas com água benta e recebem incenso como aromatizante.

  • Qualquer um pode impor cinzas sobre os fiéis?

Não. Na tradição religiosa dos católicos, somente os padres podem fazer a imposição de cinzas nos fiéis. Durante a celebração, os padres fazem uma cruz na testa dos fiéis com as cinzas misturadas com água benta. Os fiéis presentes na missa de Quarta-Feira de Cinzas devem estar em observância de jejum.

Créditos da imagem

[1] Fotos593 e Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

24 de junho - Dia de São João
Saiba quem foi São João Batista e como é celebrado o seu nascimento. O Dia de São João faz parte das celebrações das Festas Juninas.
Carnaval
Clique aqui para saber mais sobre o Carnaval. Entenda quando essa festa popular surgiu, como ela chegou ao Brasil e quais são suas principais características.
Natal
Saiba mais detalhes sobre o Natal: entenda por que foi escolhido o dia 25 de dezembro e conheça a história de alguns símbolos natalinos.
Origens do Carnaval
Acesse e saiba das origens do Carnaval. Entenda as associações da festa com celebrações antigas e como ela chegou ao Brasil. Saiba de sua relação com o cristianismo.
Páscoa
Clique para saber detalhes a respeito da Páscoa, uma das celebrações mais importantes do cristianismo. Entenda quando começou e qual sua importância.
A Páscoa cristã relembra a crucificação e celebra a ressurreição de Cristo
Páscoa Cristã
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre o significado da Páscoa para os cristãos. Entenda como essa comemoração está relacionada com a crucificação e ressurreição de Cristo e veja como ela é comemorada aqui no Brasil durante a Semana Santa.
video icon
Biologia
Especiação
Especiação envolve vários acontecimentos ou processos que resultam na formação de novas espécies. Essa sucessão de eventos por meio da qual surgem novas espécies pode estar relacionada a vários tipos de isolamentos diferentes, como o isolamento geográfico ou reprodutivo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!