Whatsapp icon Whatsapp

Simpatias Juninas

Crenças populares que usam amuletos, santos e a fé
Crenças populares que usam amuletos, santos e a fé

Por ser de origem popular, as festas juninas apresentam riquezas culturais, folclóricas, como as comidas típicas, as danças, as simpatias e as brincadeiras.

As simpatias são rituais da cultura popular, onde se busca a realização de um desejo. Estão diretamente ligadas a fatos anteriormente acontecidos, como no caso da conhecida regra que não se pode comer manga depois de tomar leite ou vice-versa.

Talvez porque alguém tenha passado mal com a mistura, esse fato foi se espalhando, tornando-se conhecido em todo o Brasil, fazendo com que hoje ninguém se arrisque a misturar tais alimentos.

Outra simpatia que faz parte do povo brasileiro é a de dar três batidinhas na madeira e dizer isola, para evitar que algo ruim aconteça.

Para ganhar muito dinheiro ou manter o padrão de vida, coloque três moedas no fundo de um saleiro, mas não deixe o sal acabar. O sal é um elemento que afasta as energias ruins, pesadas, mantendo a pessoa sempre com bem-estar.

O fermento também ajuda nas finanças, pois como faz a fartura do pão, também traz a fartura do dinheiro. Para conseguir um aumento de salário é só colocar fermento dentro de uma vasilha de barro e pedir o aumento desejado.

Algumas simpatias fazem parte das tradições juninas, como a de arrumar um namorado, pedido feito a santo Antônio. Através de uma promessa, a pessoa pede um companheiro, colocando a imagem do santo de castigo, virada de cabeça para baixo. Quando o amado aparecer, desvira-se o santo e faz os agradecimentos e o cumprimento da promessa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Descobrir quem será seu namorado não é fácil. Na noite do dia 12 de junho, escreva os nomes de três pessoas que você gosta em papeizinhos e dobre-os. Depois, coloque-os numa bacia com água e deixe passar a noite toda. O papel que amanhecer aberto será a pessoa que vai te namorar.

Para saber se vai se casar com uma pessoa mais nova ou mais velha é só jogar um galho de manjericão na fogueira. Se este murchar é porque o par será mais velho, se ficar ainda verde o par será mais novo.

Conseguir alegria e proteção não é coisa fácil, mas para são João nada é impossível. Na véspera do dia 13 de junho coloque de molho, em uma bacia, folhas de manjericão, um galho de arruda, outro de alecrim e alguns cravos da índia. No dia seguinte, ao terminar o banho, jogue essa água sobre seu corpo, enxugando-se levemente. É o famoso ritual para tirar mal olhado.

Publicado por Jussara Barros

Artigos Relacionados

24 de junho - Dia de São João
Saiba quem foi São João Batista e como é celebrado o seu nascimento. O Dia de São João faz parte das celebrações das Festas Juninas.
As festas juninas são comemoradas no mês de junho e têm uma relação direta com o catolicismo popular
Simpatias de São João
Conheça algumas das simpatias de São João e como surgiram essas práticas ligadas às festas juninas!
Balões, bandeirolas, fogueira e quadrilha são símbolos juninos
Símbolos Juninos
No mês de junho ocorrem em todo o Brasil festas juninas. Confira os significados de importantes símbolos juninos!
video icon
Português
REDAÇÃO NOTA 1000 | O descaso com os direitos da população idosa no Brasil
A população brasileira está ficando cada vez mais velha. Mas quais as consequências desse aumento na expectativa de vida para a nossa sociedade? Assista a esta aula e entenda tudo isso, além de saber como desenvolver uma redação no Enem sobre o assunto!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!