Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas
  3. Maio
  4. Dia Internacional da Família

Dia Internacional da Família

A família é um grupo social composto por pessoas, sendo formada por seus ancestrais bem como pelos laços de afetividade entre ambos.

É o primeiro contato social de uma criança, onde aprende a conviver com outras pessoas, a respeitar regras, a se comportar bem, a respeitar seu próximo e a desenvolver sentimentos como: afeto, carinho, amor, proteção dentre outros.

Porém, em virtude de várias famílias não conseguirem manter seus laços, suas raízes e seus princípios, mas por ser muito importante para a formação moral das pessoas, foi merecedora de ganhar um dia especial, que foi definido pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), onde esta aclamou o dia 15 de maio como o dia internacional da família, em 1993.

A intenção da criação desta data foi a de mostrar para a sociedade civil os maiores problemas que afligem a vida familiar, o seu dia a dia, ajudando as mesmas a enfrentá-los e resolvê-los de forma mais harmoniosa possível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, é importante que valores humanos, bem como de religiosidade, sejam implantados dentro das mesmas, a fim de garantir a ordem, o respeito e a amizade dentro dos ambientes familiares.

Com a modernidade, a independência da mulher e a conquista da liberdade da mesma, as famílias mudaram seus padrões, não são mais constituídas por um pai - chefe da casa - e por uma mãe, do lar. Os modelos familiares de hoje trazem um casal que compartilha as responsabilidades, sendo que o homem também executa tarefas domésticas e a mulher ajuda na parte financeira da casa.

No Brasil, a comemoração ao dia da família passou a ser feita em oito de dezembro de 1963, conforme disposto pelo governo federal do então presidente da república João Goulart, a fim de que seus integrantes pudessem se reunir, garantindo maior união entre os mesmos.

Nascimento de Jesus – o melhor exemplo de família
Nascimento de Jesus – o melhor exemplo de família
Publicado por: Jussara Barros
Assuntos relacionados
Dia das Mães
Clique aqui e descubra informações importantes a respeito do Dia das Mães. Entenda como essa comemoração surgiu e quando ela é celebrada em outros países.
Protesto de trabalhadores alemães que foi organizado durante as comemorações do Dia do Trabalhador*
1º de maio - Dia do Trabalhador
Saiba a história do Primeiro de Maio, conhecido como o Dia do Trabalhador. Descubra as origens dessa comemoração internacional, instituída como feriado em vários países e realizada em homenagem às lutas dos trabalhadores. Conheça também algumas informações sobre a relevância dessa data no Brasil.
A abolição do trabalho escravo no Brasil aconteceu de forma lenta e conservadora e só se concretizou em 1888
13 de maio – Abolição da escravatura
Clique neste link e tenha acesso a detalhes sobre o processo de abolição da escravatura no Brasil, oficializado por lei em 13 de maio de 1888. Com este texto veremos como se deu todo o processo, as formas de luta da sociedade, as principais leis decretadas durante esse percurso e como foi o pós-abolição para os negros libertos.