Whatsapp icon Whatsapp

15 de maio — Dia Internacional da Família

O Dia Internacional da Família é uma data comemorativa celebrada anualmente no dia 15 de maio e relembra a importância da família, ao mesmo tempo que serve como momento para formulação de políticas que possam beneficiar famílias em todo o planeta. Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, e comemorada pela primeira vez em 1994.

Acesse também: 10 de dezembro — Dia Internacional dos Direitos Humanos

O que é a família?

A família é o grupo social mais básico presente na sociedade e que faz parte das relações humanas. Quando falamos de família, estamos falando de um grupo de seres humanos que possuem relações afetivas ou ancestrais e/ou a que alguma ligação legal se impõe. Assim, família é o grupo de pessoas que possuem ligação ancestral, mas também de pessoas que se uniram legalmente por questões afetivas.

O Dia Internacional da Família é uma data comemorativa que foi proposta pela ONU e é celebrado anualmente em 15 de maio.
O Dia Internacional da Família é uma data comemorativa que foi proposta pela ONU e é celebrado anualmente em 15 de maio.

O sentido de união legal, inclui, naturalmente a noção do casamento entre duas pessoas, mas também inclui conceitos como o de adoção, que ocorre quando um casal adota uma criança, assumindo, legalmente falando, a posição de pai e mãe dessa criança. O sentido de família pode ser estendido também para além do núcleo familiar tradicional (pai, mãe, irmão e irmã).

Assim, quando falamos de família, podemos nos referir a parentes próximos, como tios, tias, avôs, avós, primos, primas, entre outros. No século XXI, a noção de família pode não ser necessariamente aquela tradicional, uma vez que novos valores têm influenciado consideravelmente a visão de muitos sobre o que de fato é a família.

A importância da família se dá pelo fato de que ela é o núcleo no qual quase todos os seres humanos formam sua personalidade. É na família que as relações sociais se estabelecem para uma criança, e é a família que tradicionalmente fornece as condições para a formação de um ser humano.

Acesse também: 16 de outubro — Dia Mundial da Alimentação

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dia Internacional da Família

Como vimos, a família tem um papel muito importante na formação de cada indivíduo. Sendo assim, o desenvolvimento da sociedade como um todo passa, obrigatoriamente, por cuidados que se relacionam com a família. É exatamente por isso que a Organização das Nações Unidas, a ONU,  preocupa-se com o núcleo familiar.

A ONU entende a importância da família na formação de cada ser humano e que, por isso, esse grupo social deve ser visto com atenção. A ONU também entende que o passar tempo e os novos valores do mundo moderno trouxeram à tona o fato de que existem diferentes tipos de família, além da tradicional, e que todos os tipos de família devem ser respeitados.

Além disso, a ONU acredita que a formação de um mundo mais igualitário, justo e pacífico passa por cuidados especiais com a família, haja vista a sua importância para toda a sociedade. Essas preocupações com a família tomaram forma a partir da década de 1980, quando a ONU passou a recomendar que ações deveriam ser tomadas para tratar de problemas que se relacionavam com os núcleos familiares.

Isso porque o entendimento que existia na época e que permanece hoje é o de que os problemas sociais, econômicos e políticos refletem-se na situação das famílias, sobretudo as de baixa renda. É por essa razão que são necessárias políticas públicas para beneficiar essas pessoas, garantindo estabilidade e melhores condições para o desenvolvimento delas.

Foi baseado nessa preocupação que a ONU propôs, ainda na década de 1980, a criação de um dia internacional para a família. Isso resultou na Resolução 44/82, de 9 de dezembro de 1989, que proclamou que o ano de 1994 seria considerado o Ano Internacional da Família. Por fim, em 1993, foi determinado, em Assembleia Geral, que o dia 15 de maio seria dedicado às celebrações do Dia Internacional da Família.

Essa determinação foi emitida na Resolução 47/237, de 20 de setembro de 1993. Assim sendo, o ano de 1994 foi o primeiro na história a celebrar o Dia Internacional da Família. Anualmente, a ONU realiza celebrações nessa data e propõe um tema para reflexão e debate entre as autoridades internacionais.

O tema para 2021 é o seguinte:

  • Dia Internacional da Família: Famílias e Novas Tecnologias.

Os temas dos anos anteriores foram os seguintes:

  • 2020: Famílias em Desenvolvimento: Copenhague & Pequim +25;
  • 2019: Famílias e Ações Climáticas: Foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13;
  • 2018: Famílias e Sociedades Inclusivas.

Essa data comemorativa é vista como fundamental para a ONU porque essa organização acredita que a promoção dos Direitos Humanos e de políticas sociais de inclusão e que promovam igualdade passa por cuidados com a família. Dentre as preocupações da ONU, destacam-se|1|:

  • preocupação de que os cuidados domésticos e parentais devem ser iguais entre homens e mulheres;
  • conscientização sobre os diferentes tipos de família e a importância de respeitar essas diferenças;
  • preocupação para reversão de problemas sociais que afetam diretamente os núcleos familiares.

Notas

|1| 47/237. International Year of the Family. Para acessar, clique aqui [em inglês].

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

13 de maio – Dia da Abolição da Escravatura
Conheça detalhes sobre o processo que culminou na abolição da escravatura no Brasil, oficializado por lei, em 13 de maio de 1888, após muita luta dos abolicionistas.
1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids
Saiba mais sobre o Dia Mundial de Combate à Aids, uma data importante para a conscientização sobre a doença que é comemorada em dezembro desde 1988.
Protesto de trabalhadores alemães que foi organizado durante as comemorações do Dia do Trabalhador*
1º de maio - Dia do Trabalhador
Saiba a história do Primeiro de Maio, conhecido como o Dia do Trabalhador. Descubra as origens dessa comemoração internacional, instituída como feriado em vários países e realizada em homenagem às lutas dos trabalhadores. Conheça também algumas informações sobre a relevância dessa data no Brasil.
Dia Mundial da Religião
Saiba mais sobre o Dia Mundial da Religião, data criada para celebrar as religiões do mundo e promover um debate para alcançar a harmonia e a paz mundial.
Dia das Mães
Clique aqui e descubra informações importantes a respeito do Dia das Mães. Entenda como essa comemoração surgiu e quando ela é celebrada em outros países.
O trabalho escravo e a exploração do trabalho infantil são exemplos de violações contra os direitos humanos.
Direitos Humanos
Clique e conheça a história da defesa e do reconhecimento dos Direitos Humanos, a atuação da ONU, além de ter acesso à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Família
Clique aqui para entender como a família organizou-se ao longo do tempo até chegar ao modo como ela é hoje, diversificada e plural.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.