Espanha

A Espanha foi uma das maiores potências coloniais entre os séculos XV e XIX, fato que promoveu a difusão do idioma espanhol por diferentes nações do globo.

Localizada na península Ibérica, a Espanha limita-se a oeste com Portugal e ao norte com a França e Andorra, além de ser banhada pelo oceano Atlântico e pelo mar Mediterrâneo. O país também possui territórios no Mediterrâneo (Ilhas Baleares), no Atlântico (Ilhas Canárias), na África (enclaves de Ceuta e Melilla), na França (Llívia), além de várias ilhotas próximas ao continente africano.

A Espanha foi uma das maiores potências coloniais entre os séculos XV e XIX, esse fato promoveu a difusão do idioma espanhol por diferentes nações do globo. O país explorou enormes quantidades de metais preciosos em suas colônias, sobretudo as situadas no continente americano, e também reprimiu importantes civilizações como a Asteca, Inca e Maia.

Durante séculos a economia espanhola teve na exploração das riquezas de suas colônias a principal fonte de receitas. Atualmente, o país possui um setor industrial moderno, principalmente no segmento siderúrgico. A nação também é um dos destinos turísticos mais procurados, fato proporcionado ao vasto patrimônio histórico, as tradicionais touradas e as belezas naturais. Entretanto, a crise econômica mundial em 2009 afetou o país, e a taxa de desemprego atingiu números elevadíssimos: 20%.

Com cerca de 44,9 milhões de habitantes, a Espanha apresenta grande diversidade étnica em sua população: castelhanos, catalães, galegos, andaluzes e bascos. Esse cenário fortalece os movimentos separatistas, em especial do povo Basco, que reivindica a formação de um Estado autônomo no norte do país. O grupo ETA (Euzkadi ta Askatasuna – Pátria Basca e Liberdade) realiza vários atentados terroristas na Espanha com o objetivo de obter a independência do povo Basco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bandeira da Espanha

Dados da Espanha:

Localização: Europa.

Área: 504.782 km².

Capital: Madrid.

Idiomas: Espanhol (oficial), basco, galego, catalão.

População: 44.903.659 habitantes.

Densidade demográfica: 89 hab/km².

População urbana: 77%.

População rural: 23%.

Esperança de vida ao nascer: 80,7 anos. 

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,863 (20° lugar no ranking mundial).

Religião: Cristianismo 91,3% (católicos 90,4%, outros 0,9%), sem religião e ateísmo 7,6%, islamismo 1%, outras 0,1%.

Governo: Monarquia parlamentarista.

Chefe de Estado: rei Juan Carlos I (desde 1975).

Primeiro-Ministro: José Luis Zapatero (desde 2004, reeleito em 2008).

Moeda: Euro.

Produto Interno Bruto (PIB): 1,6 trilhão de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Madri, capital espanhola
Madri, capital espanhola
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Anúncio da independência de Kosovo na cidade de Prístina.
Independência de Kosovo
Independência de Kosovo, As conseqüências da Independência de Kosovo, Como ocorreu a Independência de Kosovo, Quando ocorreu a Independência de Kosovo, Os principais motivos da Independência de Kosovo.
Caracas, capital da Venezuela.
A Venezuela
A Venezuela, República Bolivariana da Venezuela, Aspectos gerais da Venezuela, A área de ocupação da Venezuela, A localização geográfica da Venezuela, Aspecto da população da Venezuela.
A uva é uma das principais culturas desenvolvidas na Argentina, grande parte da produção é destinada à fabricação de vinhos.
O setor agropecuário da Argentina
A participação do setor na economia do país.
Bucareste, capital da Romênia
Romênia
Localizada nos Bálcãs, a Romênia é o único país do Leste Europeu de língua neolatina.
Bandeira da República da Índia.
Índia
As características do segundo país mais populoso do mundo.