Whatsapp icon Whatsapp

Espanha

Espanha é um país desenvolvido e industrializado situado na Europa Ocidental. O território espanhol é um dos principais polos culturais e turísticos de todo o mundo.
Bandeira da Espanha.
Bandeira da Espanha.

A Espanha é uma das nações mais ricas e industrializadas do mundo. Ela está na península Ibérica, extensão de terra localizada na Europa Ocidental, entre o oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo.

A Espanha foi um dos maiores impérios mundiais, especialmente durante as Grandes Navegações, quando colonizou diversos territórios pelo mundo. Atualmente, o país é uma monarquia parlamentarista que possui quase 50 milhões de habitantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O espanhóis desfrutam de uma elevada qualidade de vida e de uma abrangente oferta de serviços públicos. A economia espanhola tem como destaque a agricultura, a indústria e o turismo. Além disso, trata-se de um dos principais centros de cultura e turismo de todo o mundo.

Leia também: Bandeira da Espanha — a história desse símbolo que contém o Brasão de Armas do país

Resumo sobre a Espanha

  • Originou-se da unificação de diversos reinos localizados na península Ibérica durante tempos antigos.

  • Seu povo passou por diversas mudanças políticas ao longo do tempo; atualmente, o país é uma monarquia parlamentarista.

  • Possui, além das 17 comunidades autônomas que formam o país, duas ilhas oceânicas (Canárias e Baleares) e duas cidades autônomas (Ceuta e Melilha).

  • Sua população é predominantemente urbana; suas maiores cidades em número de habitantes são Madri e Barcelona.

  • É uma das principais economias da Europa, com destaque para os setores da agricultura, da indústria e do turismo.

  • É reconhecida pela adoção de políticas de respeito aos direitos humanos em diversos campos da sociedade.

  • Seu povo é considerado muito festivo; destacam-se o Festival de Santa Tecla e a Festa de São Firmino.

  • Uma curiosidade é a sua diversidade linguística; possui falantes de espanhol, catalão, galego e basco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais da Espanha

  • Nome oficial: Reino de Espanha

  • Gentílico: espanhol

  • Extensão territorial: 504.030 quilômetros quadrados

  • Localização: Europa Ocidental

  • Capital: Madri

  • Clima: mediterrânico

  • Governo: monarquia constitucional parlamentarista

  • Idioma: espanhol

  • Religiões: 58% (cristianismo), 37% (ateísmo), 5% (outras)

  • População: 47.350.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 90 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,904 (muito elevado)

  • Moeda: Euro

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 1,281 trilhões

  • PIB per capita: US$ 27.000

  • Gini: 34,3%

  • Fuso horário: UTC+1

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);

    • União Europeia (UE);

    • Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

  • Divisão administrativa: 17 comunidades autônomas, sendo elas:

Andaluzia

Castela e Leão

Aragão

Estremadura

Astúrias

Galiza

Baleares

La Rioja

País Basco

Comunidade de Madrid

Ilhas Canárias

Múrcia

Cantábria

Navarra

Catalunha

Comunidade Valenciana

Castela-Mancha

 

História da Espanha

O território espanhol foi habitado desde tempos remotos por populações diversas, como mouros, árabes e romanos, que estavam distribuídas em vários reinos. A unificação da Espanha ocorreu somente por meio de acordos políticos e econômicos que permearam as monarquias da região. Houve ainda o forte papel da Igreja, uma vez que o país foi unificado após a adoção do catolicismo como religião oficial.

Porta de Alcalá, Espanha.
A Porta de Alcalá é um dos principais marcos históricos da cidade de Madri.

A partir da unificação, a Espanha tornou-se uma das principais potências mundias, especialmente devido ao seu protagonismo durante as Grandes Navegações. Detinha grandes porções de terra que foram colonizadas, principalmente na América, com destaque para a maior parte dos países latino-americanos. Questões internas e levantes externos levaram-na à decadência econômica e, por consequência, à perda de suas colônias.

No último século, a Espanha passou por uma importante transformação política, já que foi governada por quase 40 anos por uma ditadura. O reestabelecimento da democracia no país deu-se pela monarquia espanhola, que retomou o poder após os anos sombrios. Logo a Espanha recuperou-se política e economicamente, tornando-se um dos países mais desenvolvidos do mundo.

  • Videoaula sobre a colonização da América pela Espanha

Etimologia da Espanha

O nome Espanha tem origem no modo como era nomeada a península Ibérica em tempos antigos, chamada por povos romanos de Hispânia, que, no alfabeto fenício, significa “terra de coelhos”.

Geografia da Espanha

A Espanha está localizada na maior parte da península Ibérica, porção territorial situada no extremo oeste da Europa, banhada pelo mar Mediterrâneo e pelo oceano Atlântico. O território espanhol faz fronteira com Portugal, França e Andorra. A Espanha ainda possui dois grupos de ilhas oceânicas (Canárias e Baleares) e duas cidades autônomas localizadas no Norte de África (Ceuta e Melilha).

Geomorfologicamente, o território espanhol tem um relevo predominantemente plano, formado por grandes planaltos. As maiores altitudes do país estão nos Pireneus. A hidrografia espanhola tem uma grande rede de rios, com destaque para o Douro, Tejo e Ebro.

Em termos climáticos e vegetacionais, a Espanha tem um ambiente natural tipicamente mediterrânico. A influência da umidade e dos ventos é marcante na geografia local, especialmente no litoral.

Mapa da Espanha

Mapa da Espanha

Demografia da Espanha

A Espanha tem quase 50 milhões de habitantes. A maior parte da população do país é urbana e está distribuída nos grandes centros urbanos locais. As maiores cidades em número de habitantes da Espanha são Madri e Barcelona.

Em termos demográficos, a Espanha tem uma população com um perfil bem próximo aos dos demais países desenvolvidos, com baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida. Nos últimos anos, o crescimento da população do país tem sido constante mediante a entrada de muitos imigrantes.

Pela análise de indicadores sociais, a Espanha detém elevado desenvolvimento humano, com bons indicadores em áreas como saúde e educação, o que reflete diretamente na boa qualidade de vida da população local.

Leia também: Migração — por que os movimentos migratórios ocorrem?

Economia da Espanha

A Espanha é um das principais economias da Europa, com destaque para setores como a agricultura, a indústria e o turismo. A economia local é muito desenvolvida e bastante diversificada. O país tem indicadores sociais robustos, apesar da crescente desigualdade social, além das recentes crises econômicas.

O setor primário da Espanha é caracterizado pela grande produção de frutas como uvas, azeitonas e tomates, além da pesca marítima e da produção de carne suína. Já o setor secundário tem como destaque a diversidade de indústrias, entre elas, a alimentícia, a automobilística, a química e a de bebidas. Por fim, o setor terciário da Espanha é muito pujante, com destaque para serviços diversos e o turismo.

Infraestrutura da Espanha

A Espanha possui uma infraestrutura muito moderna e de grande abrangência espacial. Em termos de serviços para a população, por exemplo, a saúde e a educação públicas espanholas são consideradas de elevada qualidade pelos indicadores internacionais. A população do país desfruta de uma cobertura universal de saneamento básico, energia e telecomunicações.

A Espanha é um importante centro de transportes do mundo, especialmente por sua rede aeroviária e rodoviária, além da mais extensa rede ferroviária de alta velocidade da Europa. A produção de energia renovável, com destaque para a eólica e a solar, também é um ponto importante da infraestrutura espanhola.

Governo da Espanha

Atualmente, a Espanha é uma democracia plena, caracterizada pela ampla participação da população nas decisões políticas do país. Também é reconhecida internacionalmente pela adoção de políticas de respeito aos direitos humanos, com destaque para o pioneirismo na asseguração de direitos para minorias diversas.

O alto desenvolvimento da Espanha é marcado por um governo democrático, formado pelos representantes parlamentaristas, em conjunto com a monarquia do país. Portanto, há as figuras do chefe de Estado, o rei; e chefe de Governo, o primeiro-ministro. Ademais, em complemento à estrutura do governo espanhol, há os sistemas Legislativo e Judiciário.

Leia também: Formas de governo — os modos existentes de organização e divisão de poderes em um país

Cultura da Espanha

A Espanha tem uma cultura muito diversificada, fruto dos diversos povos que habitaram o país ao longo da história, como romanos, árabes e mouros. Ademais, a cultura espanhola sofreu diversas influências mais recentes, como por meio dos imigrantes que chegaram ao país. São exemplos de expressões artísticas da Espanha o flamenco, o bolero e as castanholas. Há ainda festas tradicionais, como o Festival de Santa Tecla e a Festa de São Firmino.

A cultura da Espanha também tem forte destaque em áreas como produção de moda, cinema de vanguarda e arquitetura contemporânea. Na culinária espanhola, destaca-se o uso de alimentos mediterrânicos. No esporte, o grande destaque é o futebol.

Mulheres dançando flamenco
O flamenco é uma dança típica da Espanha.[1]

Curiosidades da Espanha

  • Seu idioma oficial é o espanhol, porém há diversas línguas utilizadas pela população, com destaque para o catalão, o galego e o basco.

  • A siesta é uma tradição espanhola, consiste em dormir após o almoço e ainda é adotada em várias regiões do país.

  • As touradas, embora fortemente criticadas pelos defensores dos direitos dos animais, ainda são frequentemente praticadas no país.

  • Tem o maior índice de aceitação da homossexualidade na Europa. O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado em 2005.

  • É a maior produtora de azeite de todo o mundo, com cerca de 40% da produção global.

Créditos da imagem

[1] leonov.o / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos

Artigos de Espanha

Bandeira da Espanha.
Bandeira da Espanha
Você conhece a bandeira da Espanha? Entenda o significado das cores e do brasão que estão presentes nela e conheça sua história.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.