2 de novembro — Dia de Finados
O Dia de Finados é uma data comemorativa muito tradicional no catolicismo, sendo celebrada no dia 2 de novembro. É uma data no qual os fiéis costumam homenagear aqueles que já se foram, visitando seus túmulos, deixando-lhes flores e rezando por suas almas. A Igreja Católica também incentiva a ida em missas.
O costume de homenagear os mortos é antigo na cultura humana, não sendo originado na cultura cristã. Apesar disso, tornou-se um hábito cristão rezar pelos mortos já nos primeiros séculos do cristianismo. O dia 2 de novembro tornou-se um momento oficial para isso em 998, por iniciativa de um monge chamado Odilo de Cluny.
Leia também: Corpus Christi — outra importante data comemorativa ligada ao catolicismo
Resumo sobre o Dia de Finados
- O Dia de Finados é uma data comemorativa que é celebrada em 2 de novembro.
- Essa data é considerada um momento de homenagear e de prestar respeito aos mortos.
- É muito tradicional no catolicismo, sendo também um momento de rezar pelas almas dos mortos.
- É considerado um feriado nacional no Brasil pela Lei Nº 10.607/2002.
- A celebração do Dia de Finados em 2 de novembro foi estabelecida no século X por Odilo de Cluny.
Qual a origem do Dia de Finados?
O Dia de Finados é uma data muito importante na cultura cristã, sobretudo de tradição católica, sendo uma data para homenagear os mortos, lembrando deles com carinho e rezando por suas almas. Essa celebração tem raízes em práticas antigas, dos tempos do cristianismo primitivo, quando os fiéis rezavam pelas almas daqueles que morriam.
O século X ficou marcado como o momento em que se estabeleceu oficialmente uma data para homenagear os mortos na cultura cristã. Isso aconteceu quando Odilo de Cluny, um monge beneditino, estabeleceu que os membros do clero da abadia que ficava sob sua responsabilidade deveriam rezar pelos mortos no dia 2 de novembro.
Essa medida de Odilo estabeleceu-se em 2 de novembro de 998, tornando-se um hábito no clero medieval até que, no século XII, rompeu a bolha clerical e tornou-se uma prática que passou a ser realizada pela própria população, concretizando a tradição de rezar pelos mortos em 2 de novembro. Em 1915, o papa Bento XV, autorizou os sacerdotes a realizarem missas no dia.
Os historiadores apontam que a criação do Dia de Finados pode ter sido resultado de uma prática comum da Igreja Católica no passado: a de cristianizar celebrações consideradas pagãs. No caso do Dia de Finados, estava o Samhain, uma celebração de origem celta que acreditava que, a partir de 31 de outubro, as barreiras do mundo dos vivos e dos mortos deixavam de existir. A forma de apagar essa celebração teria sido a criação de duas celebrações: o All Saints Day (Dia de Todos os Santos), em 1º de novembro, e o All Souls Day (Dia de Finados), em 2 de novembro.
Importante: O costume de demonstrar respeito e cuidado pelos mortos não é uma prática apenas da cultura cristã, uma vez que diferentes povos da antiguidade já realizavam essa prática. De toda forma, o hábito de rezar pelos mortos foi tornando-se comum na cultura cristã até tornar-se uma prática de fato estabelecida.
Confira também: 31 de outubro — Halloween
Significado do Dia de Finados
O Dia de Finados é uma data tradicional no catolicismo que busca reforçar a importância dos entes que se foram, relembrando-os e homenageando-os com visitas aos túmulos.
Além de homenagear aqueles que já se foram, a data também tem um propósito religioso: o de rezar pelos mortos, garantindo a eles um bom descanso eterno. O entendimento da Igreja Católica é de que os fiéis têm de rezar pela alma dos mortos para garantir que eles saiam do purgatório, garantindo a remissão dos seus pecados. Por isso, o Dia de Finados é considerado também um dia de meditação, marcado por rezas e por ida em missas, mas também por atos de penitência.
Dia de Finados é feriado?
Sim, o Dia de Finados é considerado feriado nacional no Brasil. A data, celebrada em 2 de novembro, é considerada um feriado nacional por meio da Lei Nº 10.607/2002. O fato de ser um feriado permite que milhares de brasileiros saiam de suas casas para ir visitar o túmulo de entes e de amigos que já faleceram.
O que fazer no Dia de Finados?
O Dia de Finados é um momento no qual diversas ações podem ser realizadas. Para os fiéis que acreditam na importância do dia, é uma data que pode ser observada por meio da realização de jejuns e de atos de penitência, por meio da ida à missa para rezar pelas almas dos falecidos e por meio da visitação de cemitérios. Muitas pessoas levam flores aos túmulos dos entes que já faleceram.
Para aqueles que não possuem o costume de observar a data, o Dia de Finados é apenas um dia para descanso ou para lazer.
Acesse também: Natal — uma das mais importantes festividades do cristianismo
Frases para o Dia de Finados
- Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos. [Bob Marley]
- A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração. [Fênix Faustine]
- O amor calcula as horas por meses, e os dias por anos; e cada pequena ausência é uma eternidade. [John Dryden]
- É tão estranho, os bons morrem jovens. Assim parece ser quando me lembro de você, que acabou indo embora, cedo demais. [Renato Russo]
- Neste Dia de Finados, celebramos a vida daqueles que nos ensinaram o valor do amor.
- O Dia de Finados nos convida à oração e à esperança na vida eterna.
- O Dia de Finados é tempo de silêncio, de reflexão e de amor eterno pelos que partiram.
- O Dia de Finados é um momento para honrar a memória e para celebrar o legado de quem nos antecedeu.
Crédito de imagem
[1] Konektus Photo / Shutterstock
Fontes
REDAÇÃO. Padre comenta os gestos e significado do Dia de Finados. Disponível em: https://noticias.cancaonova.com/igreja/padre-comenta-os-gestos-e-significado-do-dia-de-finados/.
REDAÇÃO. Qual é a origem do Dia de Finados? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2024/11/qual-e-a-origem-do-dia-de-finados.