Doenças fúngicas
Os fungos são geralmente reconhecidos, primeiramente, pela sua capacidade de decompor a matéria orgânica. Além dessa função, algumas espécies são capazes de provocar infecções, tanto em plantas quanto em animais.
Em humanos, as infecções fúngicas não costumam evoluir para quadros mais sérios de complicação. Entretanto, quando se trata de alguém com a imunidade comprometida, como portadores do vírus HIV, diabéticos, transplantados, etc., podem ser devastadores e, inclusive, provocar a morte, em curto espaço de tempo.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Muitos fungos vivem, de forma harmoniosa, em nosso corpo. Entretanto, situações que propiciam sua superpopulação podem provocar problemas. A candidíase e a pitiríase versicolor (pano branco) são alguns exemplos. Ambas são micoses, que é o resultado da proliferação demasiada destes organismos na pele. Em alguns casos, os mesmos agentes de infecções cutâneas, ou outras espécies, podem colonizar regiões diferenciadas, como o aparelho respiratório, e sistema nervoso, genital e gastrointestinal. Para agravar o quadro, algumas liberam toxinas: as chamadas micotoxinas, piorando o quadro.
O tratamento de doenças fúngicas costuma ser mais demorado que o de uma infecção bacteriana, por exemplo; e as chances de reincidir também são maiores. Assim, evitar situações que propiciam a proliferação de tais organismos, como calor e umidade excessivos, e alta ingestão de açúcares, no caso de fungos que se encontram internamente no organismo; são algumas medidas para evitar tais ocorrências.
Nesta seção você conhecerá algumas doenças fúngicas e suas particularidades, e terá condições de, na medida do possível, proteger-se contra essas infecções.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Ferramentas Brasil Escola
Assista às nossas videoaulas
Artigos de Doenças fúngicas
Candida auris
Você já ouviu falar de Candida auris? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre esse fungo tão temido no mundo. Aprenda sobre sua identificação e seu tratamento.
Cândida ou candidíase
Saiba as características, formas de prevenção e como tratar a candidíase.
Micose
Micose, o que é micose, quando a micose mais ocorre, regiões onde a micose se instala, micose superficial, micose profunda, como a micose pode ser provocada, o tratamento para a micose.
Mucormicose
Clique aqui e entenda o que é a mucormicose ou “fungo preto”. Neste texto falaremos sobre sua manifestação clínica e relação com a covid-19.
Geografia
O que são brisas?
Assista à videoaula e entenda o que são as brisas. Conheça também os tipos mais comuns de brisas e seus mecanismos.
Últimas notícias
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.