Whatsapp icon Whatsapp

Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges que pode ser causada por diferentes agentes. Trata-se de uma doença grave e que pode levar o indivíduo à morte.
Ilustração em 3d de um cérebro humano sendo infectado por vírus, como ocorre na meningite.
A meningite é uma inflamação das meninges e pode ser causada por diferentes agentes.

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central, as chamadas meninges. Pode ser desencadeada por micro-organismos, como vírus e bactérias, mas também pode ter outras causas, tais como câncer, traumatismo craniano e uso de drogas.

A doença pode atingir pessoas em qualquer idade, porém acomete principalmente crianças. Seus sintomas incluem febre alta, rigidez na nuca e dor de cabeça. O tratamento é feito de acordo com o agente causador. Por ser uma doença grave e até mesmo fatal, o diagnóstico precoce é fundamental.

Leia mais: Doenças causadas por bactérias — podem ser simples ou muito graves, como alguns tipos de meningite

Resumo sobre meningite

  • A meningite é uma inflamação das meninges.

  • Pode ser causada por diferentes organismos, tais como bactérias, vírus e fungos.

  • Sua causa, no entanto, não se restringe a micro-organismos, ocorrendo também como consequência de problemas como traumatismo craniano, cirurgia, lúpus e uso de algumas drogas.

  • Suas principais formas de transmissão são através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, e por via fecal-oral.

  • É uma doença grave que provoca sintomas como febre, dor de cabeça, rigidez na nuca e confusão mental.

  • O tratamento dependerá do agente causador da doença.

O que é meningite?

Meningite é uma doença que se caracteriza por uma inflamação das meninges. As meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central, ou seja, o encéfalo e a medula espinal. A doença ocorre em pessoas de qualquer idade, entretanto, crianças com idade menor que cinco anos são as mais atingidas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Causas da meningite

A meningite pode ser causada por diferentes agentes, tais como vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos. Dentre esses agentes, destacam-se as bactérias e os vírus, que são responsáveis pela maioria dos casos e apresentam potencial para provocar surtos. Não podemos deixar de citar também que algumas drogas, cirurgias cerebrais, traumatismo craniano, câncer e lúpus podem causar meningite.

Sintomas da meningite

Entre os sintomas da meningite, estão:

  • febre;

  • dor de cabeça;

  • náusea;

  • vômito;

  • sensibilidade à luz;

  • rigidez na nuca;

  • confusão mental;

  • convulsões;

  • delírios;

  • tremores;

  • coma.

É importante salientar que se trata de uma doença muito grave e que pode até levar o indivíduo à morte.

Médica examinando bebê
Em bebês a meningite pode provocar irritabilidade, reflexos anormais e dificuldade para se alimentar.

Em bebês pode-se perceber irritabilidade, vômitos e dificuldade para se alimentar. Eles podem parecer irresponsivos a estímulos ou letárgicos, com reflexos anormais e com a moleira protuberante. Em geral, as meningites provocadas por vírus costumam ser mais leves quando comparadas com as meningites bacterianas.

Transmissão da meningite

A meningite é geralmente transmitida de uma pessoa para a outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e garganta. Outra forma comum de transmissão é pela via fecal-oral, por meio da ingestão de água e alimentos contaminados ou em contato com fezes.

Vale salientar que a forma de transmissão está diretamente relacionada com o tipo de agente que se lida. No caso da meningite viral causada por enterovírus, por exemplo, a contaminação é fecal-oral, enquanto a meningite fúngica é adquirida pela inalação de esporos. Já meningites bacterianas podem ser transmitidas por vias respiratórias e alimentos.

Lei mais: Poliomielite — doença viral que acomete principalmente crianças, é transmitida por meio de água e alimentos contaminados

Diagnóstico da meningite

Para realizar o diagnóstico de um caso de meningite, o médico deverá analisar os sintomas apresentados pelo paciente e solicitar a coleta de amostras de sangue e do líquido cefalorraquidiano para a realização de exames específicos. Os exames confirmam o diagnóstico da doença e são fundamentais para identificação do agente causador, primeiro passo para um tratamento eficaz.

É importante destacar que se trata de uma doença muito grave, portanto, é fundamental que, no início dos sintomas, o médico seja procurado.

Tratamento da meningite

O tratamento da meningite será realizado de acordo com o agente que está desencadeando a infecção e será acompanhado em ambiente hospitalar. No caso das meningites virais, na maioria dos casos, não há um tratamento específico para curar o doente, sendo o tratamento baseado no alívio dos sintomas e no monitoramento dos sinais de gravidade. Em algumas situações, antivirais podem ser recomendados. As meningites bacterianas, por sua vez, necessitam do uso de antibióticos.

Leia mais: Vacina BCG — é aplicada em dose única em crianças de até cinco anos, conferindo proteção contra tuberculose

Vacinação contra meningite

A meningite pode ser prevenida com a administração de vacinas. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança, do Programa Nacional de Imunização, são:

Vacina meningocócica C (conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.

Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.

Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.|1|

Nota

|1| Ministério da Saúde. O que é meningite? Para acessar, clique aqui.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Antibióticos
Aprenda mais sobre o que são antibióticos, como foi a sua descoberta, seu mecanismo de ação e a relação entre uso de antibióticos e resistência bacteriana.
Bactérias
Amplie seus conhecimentos sobre as bactérias, organismos unicelulares que podem ser encontrados em colônias!
Botulismo
Doença que pode ser fatal devido ao efeito das toxinas da bactéria causadora.
Vírus
Clique aqui e conheça as principais características dos vírus. Entenda sua estrutura e como ocorre sua replicação. Veja algumas doenças causadas por vírus.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.