Meningite
A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central, as chamadas meninges. Pode ser desencadeada por micro-organismos, como vírus e bactérias, mas também pode ter outras causas, tais como câncer, traumatismo craniano e uso de drogas.
A doença pode atingir pessoas em qualquer idade, porém acomete principalmente crianças. Seus sintomas incluem febre alta, rigidez na nuca e dor de cabeça. O tratamento é feito de acordo com o agente causador. Por ser uma doença grave e até mesmo fatal, o diagnóstico precoce é fundamental.
Leia mais: Doenças causadas por bactérias — podem ser simples ou muito graves, como alguns tipos de meningite
Resumo sobre meningite
-
A meningite é uma inflamação das meninges.
-
Pode ser causada por diferentes organismos, tais como bactérias, vírus e fungos.
-
Sua causa, no entanto, não se restringe a micro-organismos, ocorrendo também como consequência de problemas como traumatismo craniano, cirurgia, lúpus e uso de algumas drogas.
-
Suas principais formas de transmissão são através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, e por via fecal-oral.
-
É uma doença grave que provoca sintomas como febre, dor de cabeça, rigidez na nuca e confusão mental.
-
O tratamento dependerá do agente causador da doença.
O que é meningite?
Meningite é uma doença que se caracteriza por uma inflamação das meninges. As meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central, ou seja, o encéfalo e a medula espinal. A doença ocorre em pessoas de qualquer idade, entretanto, crianças com idade menor que cinco anos são as mais atingidas.
Causas da meningite
A meningite pode ser causada por diferentes agentes, tais como vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos. Dentre esses agentes, destacam-se as bactérias e os vírus, que são responsáveis pela maioria dos casos e apresentam potencial para provocar surtos. Não podemos deixar de citar também que algumas drogas, cirurgias cerebrais, traumatismo craniano, câncer e lúpus podem causar meningite.
Sintomas da meningite
Entre os sintomas da meningite, estão:
-
febre;
-
dor de cabeça;
-
vômito;
-
sensibilidade à luz;
-
rigidez na nuca;
-
confusão mental;
-
delírios;
-
tremores;
-
coma.
É importante salientar que se trata de uma doença muito grave e que pode até levar o indivíduo à morte.
Em bebês pode-se perceber irritabilidade, vômitos e dificuldade para se alimentar. Eles podem parecer irresponsivos a estímulos ou letárgicos, com reflexos anormais e com a moleira protuberante. Em geral, as meningites provocadas por vírus costumam ser mais leves quando comparadas com as meningites bacterianas.
Transmissão da meningite
A meningite é geralmente transmitida de uma pessoa para a outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e garganta. Outra forma comum de transmissão é pela via fecal-oral, por meio da ingestão de água e alimentos contaminados ou em contato com fezes.
Vale salientar que a forma de transmissão está diretamente relacionada com o tipo de agente que se lida. No caso da meningite viral causada por enterovírus, por exemplo, a contaminação é fecal-oral, enquanto a meningite fúngica é adquirida pela inalação de esporos. Já meningites bacterianas podem ser transmitidas por vias respiratórias e alimentos.
Diagnóstico da meningite
Para realizar o diagnóstico de um caso de meningite, o médico deverá analisar os sintomas apresentados pelo paciente e solicitar a coleta de amostras de sangue e do líquido cefalorraquidiano para a realização de exames específicos. Os exames confirmam o diagnóstico da doença e são fundamentais para identificação do agente causador, primeiro passo para um tratamento eficaz.
É importante destacar que se trata de uma doença muito grave, portanto, é fundamental que, no início dos sintomas, o médico seja procurado.
Tratamento da meningite
O tratamento da meningite será realizado de acordo com o agente que está desencadeando a infecção e será acompanhado em ambiente hospitalar. No caso das meningites virais, na maioria dos casos, não há um tratamento específico para curar o doente, sendo o tratamento baseado no alívio dos sintomas e no monitoramento dos sinais de gravidade. Em algumas situações, antivirais podem ser recomendados. As meningites bacterianas, por sua vez, necessitam do uso de antibióticos.
Vacinação contra meningite
A meningite pode ser prevenida com a administração de vacinas. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança, do Programa Nacional de Imunização, são:
Vacina meningocócica C (conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.|1|
Nota
|1| Ministério da Saúde. O que é meningite? Para acessar, clique aqui.