Micose

As micoses são infecções fúngicas provocadas pela penetração de fungos no organismo, quando o sistema imunológico está fragilizado. Normalmente ocorre em períodos quentes e úmidos, pois a partir desses momentos os fungos buscam regiões quentes e úmidas para se instalarem e se reproduzirem.

A doença se manifesta nas mãos, pés, couro cabeludo, virilha, pescoço, em volta dos órgãos genitais e nas mucosas. A micose pode ser superficial, quando se manifesta superficialmente sobre pêlos ou unhas, utilizando a queratina para se alimentar; ou profunda, quando se manifesta na pele e nas regiões subcutâneas podendo permanecer estritamente na pele ou se espalhar pela corrente sanguínea.

A micose pode ser provocada pela utilização de vestuários impermeáveis, lesões cutâneas, doenças metabólicas, baixa quantidade de vitaminas no organismo, ingestão excessiva de antibióticos ou anticoncepcionais, obesidade e outras. Os sintomas da micose são manchas na pele que posteriormente formam lesões úmidas que após um período secam tornando-se ásperas.

O tratamento para a micose consiste em associar medicamentos tópicos e orais, porém os mesmos devem ser utilizados num longo período, pois os fungos são resistentes e aparentam ter sido tratados enquanto ainda permanecem na pele. Para prevenir a micose, aconselha-se andar sempre calçado, manter as regiões íntimas sempre secas, utilizar toalha particular, não ficar com roupas molhadas por muito tempo, utilizar somente peças íntimas de algodão e esterilizar objetos cortantes.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A micose provoca deformação das unhas.
A micose provoca deformação das unhas.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assuntos relacionados
O fungo Candida albicans
Cândida ou candidíase
Saiba as características, formas de prevenção e como tratar a candidíase.