Bactérias

As bactérias são organismos unicelulares procariontes que estão incluídos no Domínio Archaea e Bactéria.

As bactérias são organismos bastante simples e pertencem, segundo a classificação de Whittaker de cinco reinos, ao Reino Monera. De acordo com a classificação mais atual em três domínios, esses organismos estão divididos em Domínio Archaea, que engloba as arqueobactérias, e Domínio Bactéria, que engloba os outros grupos de bactérias.

Estrutura celular das bactérias

As bactérias são formadas por uma única célula (unicelulares), normalmente de 2 a 5 µm de comprimento, e podem ou não formar colônias. Esses organismos possuem material genético disperso no citoplasma, sendo, portanto, denominados de procariontes.

Na grande maioria das bactérias, além da membrana plasmática encontrada em todas as células, é possível observar externamente uma parede celular constituída, principalmente, por peptideoglicano. Essa parede celular apresenta como principal função manter a forma das células bacterianas e garantir proteção. Além disso, é possível perceber em algumas espécies uma cápsula polissacarídica envolvendo a parede.

No citoplasma da célula bacteriana, é possível perceber a presença de apenas um tipo de organela: os ribossomos. Esses ribossomos são menores que aqueles encontrados em células eucarióticas, mas desempenham a mesma função, que é a síntese de proteínas. Além disso, é possível perceber a presença de grânulos ou inclusões que apresentam a função de armazenamento.

O citoplasma, por sua vez, apresenta uma região, chamada de nucleoide, onde está localizado o cromossomo bacteriano, único e circular. Além do DNA cromossomial, observa-se o plasmídeo, formado por uma molécula pequena de DNA circular de duplicação independente.

Em algumas bactérias, é possível encontrar ainda estruturas de locomoção conhecidas como flagelos, que são compostos por uma proteína denominada de flagelina. Existem ainda estruturas mais finas e mais curtas que os flagelos denominadas de pili e fímbria. Estes estão relacionados com a fixação das bactérias em superfícies (fimbrias) ou ainda com a fixação no momento da reprodução (pili).

Tipos morfológicos básicos

As bactérias podem ser classificadas pelo seu formato

As bactérias podem receber diferentes nomes de acordo com o formato. Entre os tipos fundamentais, podemos citar:

• Bacilos: Bactérias com formato de um pequeno bastão.

• Cocos: Bactérias de formato esférico.

• Espirilos: Bactérias em forma de sacarrolha.

Esses diferentes tipos morfológicos podem ainda se agrupar. Os cocos, por exemplo, podem agrupar-se de 2 a 2, formado diplococos, ou em cadeias denominadas de estreptococos, ou ainda em cachos denominados de estafilococos. Isso também pode ser observado nos bastonetes, que ocasionalmente formam diplobacilos ou estreptobacilos. De uma maneira geral, os espirilos ocorrem isolados.

Formação de esporos

Algumas bactérias são capazes de formar esporos, estruturas altamente resistentes e duráveis. Os esporos desempenham um papel de defesa, pois são uma forma de proteção em condições desfavoráveis, como em casos de temperaturas inadequadas.

Reprodução das bactérias

As bactérias reproduzem-se basicamente por processo assexuado, mais precisamente o processo de divisão binária, em que uma célula divide-se e dá origem à outra. O aumento da população, nesses casos, ocorre em progressão geométrica e de forma relativamente rápida se as bactérias estiverem em boas condições para o crescimento.

As bactérias são organismos unicelulares e procariontes

Analise as afirmativas abaixo sobres as bactérias e marque a alternativa incorreta.

a) As bactérias são unicelulares.

b) As bactérias são organismos procariontes.

c) Nas bactérias, estão presentes os lisossomos.

d) As bactérias podem apresentar flagelos.

e) Na classificação em cinco reinos, as bactérias pertencem ao Reino Monera.

As bactérias possuem um DNA cromossomial, entretanto, apresentam também pequenas moléculas de DNA circular denominadas de

a) pili.

b) nucleoide.

c) nucléolo.

d) plasmídeo.

e) plastídio.

O furúnculo é geralmente causado por bactérias do gênero <i>Staphylococcus</i>
Furúnculo
Você sabe o que é furúnculo? Clique aqui e saiba mais sobre essa inflamação que causa lesões dolorosas, quentes e ricas em pus.
Os carrapatos do gênero Amblyomma são os principais vetores da febre maculosa.
Febre maculosa
Saiba mais a respeito da febre maculosa, uma doença transmitida pela picada de carrapato. Descubra aqui qual é o agente etiológico da doença, seus vetores, como ela é transmitida e os principais sintomas. Além disso, entenda por que é tão importante o diagnóstico precoce.
Plasmídeo é uma molécula de DNA extracromossômica
Plasmídeos
Entenda o que são plasmídeos e sua importância para as bactérias e para os seres humanos.
As bactérias apresentam diferentes formatos que permitem a sua classificação
Classificação das bactérias
Conheça as principais formas de classificação das bactérias e amplie seus conhecimentos sobre esse grupo de organismos.
Os elefantes precisam de matéria orgânica de outros organismos
Seres autotróficos e heterotróficos
Aprenda a diferença entre seres autotróficos e heterotróficos e conheça o nível trófico ocupado por esses organismos na cadeia alimentar.
As bactérias são organismos sem núcleo definido
Nucleoide
Você já ouviu falar sobre o nucleoide? Clique aqui e entenda o que é essa região encontrada em células procariontes.
Staphylococcus aureus pode ter relação com o desenvolvimento da fasciíte necrosante
Fasciíte necrosante
Entenda o que é a fasciíte necrosante, popularmente conhecida como a doença da bactéria comedora de carne.
A Síndrome do Choque Tóxico é desencadeada por toxinas produzidas por bactérias
Síndrome do Choque Tóxico
Conheça a Síndrome do Choque Tóxico, um processo inflamatório muito grave relacionado com toxinas produzidas por algumas bactérias.
Algumas infecções são responsáveis por desencadear resposta inflamatória sistêmica.
Infecção generalizada (sepse)
Conheça mais sobre a sepse, uma condição que se destaca por ser a principal causa de morte nas UTIs. Saiba sobre seu tratamento e sua ocorrência em bebês.
Antibióticos
Aprenda mais sobre o que são antibióticos, como foi a sua descoberta, seu mecanismo de ação e a relação entre uso de antibióticos e resistência bacteriana.
Salmonella (Salmonelose)
Conheça algumas das principais características das bactérias do gênero Salmonella e aprenda mais a respeito da salmonelose, uma doença causada por elas.
Hanseníase
Clique aqui e leia sobre a hanseníase. Saiba o que é a hanseníase, sua forma de transmissão e seu tratamento. Confira nossa tabela dos principais sintomas da doença.
Bacteriófago T4.
Bacteriófago
Clique aqui e conheça o bacteriófago, vírus capaz de infectar bactérias.
Bactérias do gênero Rhizobium nas raízes de uma leguminosa.
A importância das bactérias
Conheça “o lado bom” das bactérias.
Recombinação Genética Bacteriana
Como ocorre a formação de novas linhagens de bactérias
Reprodução das Bactérias
A reprodução das bactérias ocorre de forma muita rápida. Em apenas 24 horas, aproximadamente milhares de bactérias podem ser originadas.
As superbactérias são um grande problema de saúde em virtude do difícil tratamento
Superbactérias
Entenda por que as superbactérias constituem um grave problema nos hospitais brasileiros e do mundo.