Primavera 2022 começa nesta quinta-feira (22), às 22h04
Nesta quinta-feira, 22 de setembro, mais precisamente às 22h04, começa a Primavera. Seguimos nesta estação do ano até o dia 21 de dezembro, às 18h48, quando então inicia o Verão.
Popularmente conhecida como a estação das flores, essa não é a única característica da Primavera, uma vez que isto ocorre em apenas algumas regiões do mundo.
No Brasil, por exemplo, as estações do ano não são bem definidas e o período de floração das plantas ocorre em épocas distintas, não somente na Primavera, e variando conforme as espécies, clima, período de chuva e etc.
Em nosso país, a Primavera marca o fim do inverno seco, com o início das chuvas, o aumento da umidade e do calor. As temperaturas também são mais amenas, embora em muitas regiões do país, o Inverno não seja necessariamente uma estação de frio excessivo.
Um exemplo é o Cerrado, que tem o período de florescer dos ipês em plena estação do Inverno, mesmo com o clima seco.
Leia mais sobre a Primavera aqui!
Conheça as estaçõs do ano!
Fenômeno La Niña na Primavera
Pela primeira vez no século e terceiro ano consecutivo, a Primavera continuará tendo a atuação do fenômeno conhecido como La Niña. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê efeitos bem mais leves e quase neutros do La Niña, durante a estação conhecida como das flores, mas presente.
O La Niña no Brasil age aumentando o volume de chuvas nas regiões Norte e Nordeste e ocasionando chuvas abaixo da média na região Sul. Sua atuação também impacta a temperatura, fazendo com que ela caia no Sudeste e no Sul.
O fenômeno acaba fazendo com que a chuva seja distribuída de forma irregular pelo país, interferindo na economia, pois o excesso de calor traz pouca chuva, o que pode prejudicar a pecuária e a agricultura.
Entenda a diferença entre os fenômenos La Niña e El Niño
Primavera 2022 no Brasil
Em grande parte do Brasil a Primavera significa a volta da chuva, com o aumento da umidade e do calor. Entretanto, de acordo com o Climatempo, para a maioria das áreas do Nordeste e para a porção norte da Região Norte, onde estão os estados de Roraima e o Amapá, a estação é marcada por calor intenso e pouca chuva.
Já na região Centro-Oeste, o órgão informa que há previsão de temporais com grandes volumes de chuva. Na região Sul, ainda de acordo com o Climatempo, terá a redução de condições para chuva. Mas há o alerta, ainda assim, para possíveis episódios de rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo.
Por fim, o Climatempo divulgou que a Primavera na região Sudeste terá contraste térmico e a previsão para os próximos três meses é de chuvas acima da média. A massa de ar frio pode impactar também as áreas próximas ao litoral.
Solstício e Equinócio: o que são?