Whatsapp icon Whatsapp

El Niño e La Niña

El Niño e La Niña são fenômenos atmosféricos caracterizados por uma alteração da temperatura das águas oceânicas, o que gera diversas consequências em termos climáticos.
Praia do oceano Pacífico representando a ideia do El Niño e do La Niña, provocados pela mudança de temperatura das águas.
A mudança de temperatura das águas do oceano Pacífico gera o El Niño e o La Niña.

El Niño e La Niña são fenômenos atmosféricos que impactam de forma significativa as condições climáticas. Enquanto o El Niño corresponde ao aumento da temperatura das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial, o La Niña corresponde à diminuição da temperatura das águas do oceano Pacífico, também na sua porção equatorial.

Esses fenômenos atmosféricos impactam significativamente os indicadores de temperatura e precipitação em nível mundial. O El Niño provoca secas severas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto o La Niña favorece a formação de chuvas nessas mesmas regiões. Já a região Sul do Brasil experimenta maiores volumes de chuva durante o El Niño e, de forma contrária, menores volumes pluviométricos no período de ocorrência do La Niña.

Leia também: Quais são os fatores climáticos?

Resumo sobre El Niño e La Niña

  • O El Niño e La Niña são fenômenos atmosféricos que provocam mudanças significativas nas temperaturas e nas precipitações em nível global.

  • O El Niño está relacionado ao aquecimento das águas do oceano Pacífico em sua porção equatorial.

  • O La Niña ocorre quando há o resfriamento das águas da porção equatorial do oceano Pacífico.

  • A principal diferença entre os fenômenos El Niño e La Niña é o tipo da mudança da temperatura provocada por esses fenômenos atmosféricos no oceano Pacífico.

  • O El Niño e La Niña, em razão das suas características distintas, provocam efeitos contrários nas diversas regiões brasileiras.

O que são El Niño e La Niña?

O El Niño e La Niña são fenômenos atmosféricos caracterizados especialmente pela mudança da temperatura encontrada no oceano Pacífico, mais precisamente na sua porção equatorial, o que gera alterações globais em termos climáticos, especialmente em indicadores como temperatura e precipitação.

No caso específico do El Niño, esse fenômeno atmosférico acontece em razão do aquecimento das águas do oceano Pacífico em sua porção equatorial. Esses fenômenos ocorrem de forma cíclica, geralmente no início do mês de dezembro, modificando os níveis de temperatura e precipitação em nível global.

Já em relação ao La Niña, esse fenômeno atmosférico é caracterizado pelo resfriamento das águas da porção equatorial do oceano Pacífico. Assim, ele gera características climáticas contrárias às do El Niño. A ocorrência desse fenômeno acontece de forma cíclica e impacta os índices de temperatura e precipitação globais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as diferenças entre El Niño e La Niña?

A principal diferença entre o El Niño e o La Niña é a mudança da temperatura provocada por esses fenômenos atmosféricos no oceano Pacífico. No caso específico do El Niño, ocorre o aumento da temperatura das águas da porção equatorial desse oceano. Já no caso do La Niña, acontece a diminuição da temperatura dessa mesma região oceânica equatorial.

Criança brincando em uma região que passa por uma seca severa, um exemplo de atuação do El Niño e do La Niña.
A ocorrência de secas severas é um exemplo de atuação do El Niño e do La Niña.

Portanto, tais fenômenos são contrários em termos de aspectos de ocorrência e, por consequência, nos impactos gerados na atmosfera global. Porém ambos influenciam diretamente nas condições climáticas globais, principalmente em relação às temperaturas e precipitações registradas no mundo.

Veja também: Quais são os climas do mundo?

El Niño e La Niña no Brasil

Inundação em uma área de vegetação como representação das consequências do El Niño e do La Niña.
A ocorrência de cheias é facilitada durante a atuação do La Niña no Norte do Brasil.

O El Niño e o La Niña provocam mudanças climáticas substanciais em todo o mundo, com destaque para a faixa intertropical do planeta, localização geográfica em que está o território brasileiro. Sendo assim, tais fenômenos impactam diretamente as condições climáticas presentes no Brasil, principalmente nos aspectos de temperatura e precipitação:

  • El Niño: provoca secas severas no Norte e no Nordeste do país, impactando substancialmente os níveis de chuva que atingem essas regiões brasileiras. Ao contrário, a região Sul registra grandes volumes de chuva durante a atuação do El Niño, além do aumento significativo da temperatura. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, não há um padrão específico dos impactos climáticos do El Ninõ, mas há destaque para certo aumento das temperaturas e das precipitações registradas em algumas localidades dessas regiões do Brasil.

  • La Ninã: gera grandes volumes de chuva na região Norte e na região Nordeste do país, com maior crescimento da umidade local e ocorrência de frentes frias, inclusive no interior nordestino brasileiro. Já na região Sul do Brasil, é registrado durante a ocorrência do La Ninã um período de muita seca, com baixa significativa dos níveis pluviométricos locais, além de expressivo aumento das médias termais. Já na região Centro-Oeste e na região Sudeste, o La Ninã atua de forma despadronizada, mas, no geral, são verificadas diversas anomalias em termos de precipitação e temperatura.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Climogramas
Descubra o que são os climogramas e como interpretá-los corretamente para obter informações precisas sobre as variações climáticas.
El Niño
Saiba quais são as principais características do fenômeno El Niño. Veja detalhes sobre as causas e as consequências desse fenômeno climático em nível mundial.
Elementos climáticos
Conheça as variações e os efeitos dos elementos climáticos sobre o clima e sobre o meio em que vivemos.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
La Niña
La Niña, O que é La Niña, Como ocorre o fenômeno La Niña, O que provoca o fenômeno La Niña, As características do fenômeno La Niña, Quais as conseqüências oriundas do fenômeno La Niña.
Oscilação Decadal do Pacífico
Descubra o que é Oscilação Decadal do Pacífico e qual o seu papel no clima da Terra.
Tipos de clima do mundo
Conheça os principais tipos de clima do mundo, onde ocorrem e qual a vegetação predominante em cada um deles. Veja também qual é o clima do Brasil.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.