Whatsapp icon Whatsapp

Pecuária

Pecuária é a atividade econômica responsável pela criação de diferentes tipos de animais. O Brasil é um dos principais produtores e exportadores de carne do mundo.
A pecuária bovina é uma atividade econômica muito praticada no Brasil.
A pecuária bovina é uma atividade econômica muito praticada no Brasil.

Pecuária é uma atividade econômica voltada para a criação de animais. A história da pecuária está ligada aos primórdios do planeta, quando os seres humanos domesticaram os animais, principalmente para facilitar a obtenção de alimentos e insumos.

Atualmente, a pecuária é uma atividade moderna e muito importante para a sociedade. Ela é responsável pelo fornecimento de alimentos para a população. As modalidades de pecuária são a extensiva e a intensiva. Já as tipologias da pecuária são a leiteira e a de corte.

O Brasil é um dos grandes produtores pecuários de todo mundo, fato que resulta na grande importância econômica dessa atividade para o país. Contudo, a pecuária produz muitos efeitos negativos no meio ambiente, como o desmatamento e a poluição.

Leia também: Diferença entre rural e agrário

Resumo sobre pecuária

  • A pecuária é uma atividade econômica baseada na criação de animais para a produção de alimentos e de matérias-primas.

  • Historicamente, a pecuária teve grande importância no processo de ocupação do território assim como no desenvolvimento de diversas regiões do globo.

  • A pecuária leiteira é a responsável pela produção de leite, uma importante matéria-prima para a fabricação de alimentos variados.

  • A pecuária de corte está relacionada à criação de animais, como bovinos e suínos, para o abate.

  • A pecuária extensiva é uma modalidade de criação de animais caracterizada pelo uso de técnicas tradicionais de produção.

  • Já a pecuária intensiva é marcada pelo emprego de muitas inovações tecnológicas, que garantem uma elevada produtividade.

  • As atividades pecuárias resultam em graves problemas ambientais, como o desmatamento e a poluição de grandes áreas naturais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é pecuária?

Pecuária é uma atividade econômica voltada para a criação de animais. As atividades pecuárias correspondem à criação e comercialização de animais diversos, como frangos, porcos e bois.

A origem do termo pecuária, na língua latina, remete justamente à criação de animais, no caso específico dessa terminologia, criação de gado. Sendo assim, é um importante ramo da economia, em especial, por propiciar o abastecimento de alimentos para a população. Ademais, a pecuária também fornece matéria-prima para a indústria, como couro e lã.

História da pecuária

A pecuária é considerada uma das práticas humanas mais antigas, sendo realizada desde períodos pré-históricos. Por meio do seu desenvolvimento nos tempos antigos, os seres humanos passaram a fixar-se no território, além de obter seu próprio alimento. A domesticação de animais foi fundamental para a iniciação da prática pecuária e, por consequência, a diminuição da dependência da coleta e da caça para a sobrevivência dos homens desse período.

Com o passar dos anos, a pecuária se desenvolveu como uma importante atividade econômica, inclusive, como um meio de geração de renda para a população. A partir do advento das mudanças no espaço agrário, como a modernização das práticas pecuárias, houve uma forte expansão das atividades econômicas ligadas à criação de animais. Ademais, esse cenário foi fomentado ainda pelo crescimento do consumo de carne entre as populações.

Portanto, na atualidade, a atividade pecuária é uma das mais importantes da economia mundial. Há inclusive muitos países que dependem diretamente dela, principalmente os subdesenvolvidos. O hábito de consumir carne se tornou preponderante em todo o mundo, aumentando a necessidade de produção desse alimento. Mesmo assim, ainda há movimentos importantes de vegetarianos e grupos correlatos, que optam pela ausência de carne em suas refeições diárias.

Leia também: O desenvolvimento da pecuária durante o período colonial brasileiro

Quais os tipos de pecuária?

A pecuária é uma atividade dividida conforme os elementos obtidos na sua produção. Sendo assim, essa atividade é caracterizada pelos diversos produtos oriundos das criações de animais. Os principais tipos de pecuária são:

  • Pecuária leiteira: é caracterizada pela produção de leite. Esse alimento é o principal componente na fabricação de produtos como queijos e manteigas. A pecuária leiteira é bastante forte no Brasil, em especial, no estado de Minas Gerais.

  • Pecuária de corte: está relacionada com a produção de carne. O Brasil é um dos grandes produtores e exportadores de carne. Os estados da região Centro-Oeste, por exemplo, têm grande tradição na pecuária de corte.

Modalidades da pecuária

As modalidades da pecuária estão diretamente relacionadas ao processo de criação de animais, em especial, ao uso de técnicas tradicionais e/ou modernas no campo. Sendo assim, as duas modalidades de pecuária são:

  • Pecuária extensiva: utiliza, no geral, técnicas tradicionais de criação de animais. Via de regra, os animais são criados soltos, com uma alimentação pouco balanceada e baseada em alimentos oferecidos pelo meio natural. A pecuária extensiva não utiliza métodos modernos de produção.

Homem a cavalo guia criação de gado por estrada.
A pecuária extensiva é caracterizada pelo uso de técnicas tradicionais de criação de animais.[1]
  • Pecuária intensiva: aplica diversas técnicas de criação e manejo de animais baseadas no emprego de várias inovações tecnológicas, como a clonagem e a reprodução assistida. Os animais são criados confinados e recebem um tratamento diário baseado no uso de vários insumos agrícolas. A pecuária intensiva possui elevada produtividade.

Leia também: Quais são os tipos de agricultura?

Qual a importância da pecuária?

A pecuária é uma das atividades econômicas mais importantes, uma vez que está diretamente relacionada com a obtenção de alimentos para a sociedade por meio da produção de carne, leite, ovos e derivados diversos. O crescimento da população mundial, por exemplo, é um fator que indica a importância da pecuária para o mundo moderno, uma vez que se torna cada vez mais necessário um aumento da produção alimentar para abastecer a população mundial.

A pecuária é também responsável por uma enorme cadeia de produção. Sendo assim, possui um grande protagonismo na economia mundial, além de gerar um elevado volume de empregos para a população.

Problemas ambientais causados pela pecuária

A pecuária, apesar da sua grande importância estratégica e econômica, é uma atividade que implica graves problemas ambientais. A criação de animais altera de forma abrupta o meio natural, sendo responsável por um conjunto de impactos negativos no ambiente. Essas alterações se tornam ainda mais preocupantes em razão da emergência das questões ambientais atuais do planeta, marcadas pela forte intervenção do homem no meio, sendo a pecuária uma das principais causadoras desse cenário. A lista abaixo apresenta os principais problemas ambientais causados pela pecuária:

  • O desmatamento de grandes áreas de vegetação nativa para a instalação de atividades relacionadas à criação de animais.

  • A intensificação da ocorrência de queimadas, empregadas como ferramenta de limpeza de terrenos para a formação de áreas de pastagem.

  • A grande emissão de poluentes atmosféricos, seja por meio dos processos de desmatamento e queimadas, seja pelo lançamento de gases pelos animais.

  • A poluição da água e do solo em razão da disposição irregular de produtos químicos e rejeitos de animais oriundos da atividade pecuária.

  • A compactação do solo provocada pelo pisoteio dos animais, o que diminui a capacidade de infiltração da água no solo e potencializa os processos erosivos.

Vista aérea da área de desmatamento para pastagem
O desmatamento e as queimadas são dois dos principais problemas ambientais provocados pelas queimadas.

Pecuária no Brasil

A pecuária no Brasil possui uma grande tradição e remete às práticas de ocupação do país durante o processo de colonização. A partir da chegada dos portugueses ao território brasileiro, foram instituídas diversas práticas agropecuárias, com destaque para a criação de animais para usos variados.

A pecuária, inclusive, foi um motor para a ocupação de regiões, como o interior nordestino e o extremo sul brasileiro. Mesmo assim, ela tinha nesse período um papel secundário na economia brasileira, em que predominavam os cultivos agrícolas.

Contudo, a partir do desenvolvido da economia do país, a pecuária adquiriu maior destaque na economia nacional. As práticas pecuárias, antes restritas a criações extensivas voltadas para a subsistência familiar, foram transformadas ao longo do tempo. Sendo assim, em especial no último século, as atividades pecuárias no Brasil se voltaram para os cultivos intensivos, baseados, principalmente, na grande produção de animais e na comercialização de carne para a exportação.

Assim, nas últimas décadas, a pecuária brasileira passou por um intenso processo de modernização por meio da adoção de técnicas inovadoras no campo. A Revolução Verde, por exemplo, contribuiu para a intensificação do controle biológico e a reprodução assistida das diversas espécies de animais empregadas no mercado pecuário.

Esse cenário culminou em um grande aumento da produção de carne no país. O Brasil é, na atualidade, um dos principais exportadores mundiais de carne bovina, suína e de frango.

Leia também: Agricultura no Brasil atual — características e importância

Exercícios resolvidos sobre pecuária

Questão 1

(Unesp)

Um grupo de indígenas que protestava contra a mudança no processo de demarcação de terras cercou nesta quinta-feira [18.04.2013] o Palácio do Planalto. De acordo com um dos representantes do movimento, Neguinho Tuká, a população indígena não foi ouvida durante o processo de elaboração da PEC 215 e teme perder suas terras com as mudanças. “Índio sem-terra não tem vida”, declarou o coordenador das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Marcos Apurinã. “Não aceitamos e não vamos aceitar mais esse genocídio.” O grupo é o mesmo que, na última terça-feira, 16, invadiu o plenário da Câmara dos Deputados em protesto contra a PEC 215, que transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil.

São processos que vêm contribuindo para o acirramento da tensão social envolvendo a população indígena no campo brasileiro:

A) o avanço das atividades agrícolas, mineradoras e pecuárias de grande porte; a instalação de usinas hidrelétricas em terras indígenas; e a permanência da concentração de terras no país.

B) a expansão da reforma agrária; o aumento do desemprego no campo; e a ausência de políticas de assistência social destinada à população indígena.

C) o avanço das atividades agrícolas, mineradoras e pecuárias de grande porte; a expansão da reforma agrária; e a reivindicação da população indígena de direitos não previstos na Constituição Federal

D) a expansão da reforma agrária e da agricultura familiar; a instalação de usinas hidrelétricas em terras indígenas; e a permanência da concentração de terras no país.

E) a expansão da agricultura familiar no país; o aumento do desemprego no campo; e a ausência de políticas de assistência social destinada à população indígena.

Resolução: Alternativa A. A atividade pecuária é uma das principais causadoras dos problemas ambientais no território brasileiro. Ela representa uma ameaça para as terras indígenas, assim como os demais pontos elencados no gabarito, já que implica graves transformações do meio. Ademais, a ocupação ilegal das terras indígenas por parte dos pecuaristas reflete os interesses dessa classe em ocupar terras baratas, produtivas e ainda muito preservadas.

Questão 2

(Unicentro)

Na pecuária, o método conhecido como manejo diferenciado inclui medidas simples, como a retirada do gado do pasto por um período até que o capim cresça e permita seu retorno. Além de conter o avanço dos animais para novas áreas, a prática fornece a engorda do gado. Ainda, o rebanho é criado obedecendo a métodos modernos que permitem a seleção para corte, reprodução ou leite, utilizando pasto plantado e rações suplementares. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, esse tipo de pecuária:

A) Pecuária de espaços semiáridos.

B) Pecuária extensiva.

C) Pecuária intensiva.

D) Pecuária nômade.

E) Pecuária ultraextensiva.

Resolução: Alternativa C. A pecuária intensiva é caracterizada pelo intenso uso de aparatos tecnológicos na criação de animais. Nessa modalidade, o gado é criado confinado, sendo extremamente controlado por meio de insumos e equipamentos modernos.

Créditos da imagem

[1] Cacio Murilo / Shutterstock.com

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Agronegócios
Agronegócios, O que é Agronegócio, O que desenvolve o Agronegócio, Quais atividades fazem parte do Agronegócio, A participação econômica do Agronegócios, Onde atua os Agronegócios.
Agropecuária
Clique aqui, saiba quais são as características da agropecuária e conheça os tipos, os impactos e as aplicações da agropecuária no Brasil e no mundo.
Agropecuária no Brasil: principais produtos
Conheça os principais produtos cultivados pela agropecuária no Brasil, as suas áreas produtoras e o papel de suas mercadorias na economia nacional.
Espaço rural
Clique aqui, saiba quais são as principais características do espaço rural e entenda como se deu a evolução do espaço rural ao longo do tempo.
Produção de Petróleo no Brasil
O crescimento e as características da produção de petróleo no Brasil.
Revolução Verde
Saiba mais sobre o processo de modernização da agricultura mundial conhecido como Revolução Verde. Entenda suas vantagens, desvantagens e principais consequências.
Tipos de agricultura
Entenda melhor os tipos de agricultura, que equivalem às diferentes formas de produção agrícola, realizadas de acordo com as condições do ambiente em que serão desenvolvidas. Confira uma explicação detalhada sobre os principais tipos de agricultura, bem como suas características e produção.
video icon
Professor ao lado do texto"Transporte Passivo" e representação do que é Transporte Passivo.
Biologia
Transporte Passivo
A célula possui uma membrana que protege e separa as estruturas do meio interno do restante do organismo, mas, ainda assim, é preciso que entre e saia substâncias importantes. Um dos processos de transporte são os mecanismos de transporte passivo, que ocorrem sem gasto de energia, buscando igualar as concentrações da célula com o meio externo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.