Agricultura

A agricultura compõe o setor primário da economia, tornando-se uma prática primordial para o desenvolvimento das sociedades.

A agricultura é uma prática econômica que consiste no uso dos solos para cultivo de vegetais a fim de garantir a subsistência alimentar do ser humano, bem como produzir matérias-primas que são transformadas em produtos secundários em outros campos da atividade econômica. Trata-se de uma das formas principais de transformação do espaço geográfico, sendo uma das mais antigas práticas realizadas na história.

A história da agricultura sugere que essa prática existe há mais de 12 mil anos, tendo sido desenvolvida durante o período Neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações, uma vez que todos os agrupamentos humanos já encontrados praticavam algum tipo de manejo e cultivo dos solos.

Em tempos pretéritos, a humanidade era essencialmente nômade. Com o passar do tempo, foram sendo desenvolvidas as primeiras técnicas de cultivo, elaboradas a partir do momento em que o homem percebeu que algumas sementes, quando plantadas, germinavam e que animais poderiam ser domesticados. Com isso, observou-se um lento processo de sedentarização das práticas humanas, fruto das novas técnicas sobre o uso e apropriação do meio natural. Nascia a agricultura e, com ela, desenvolviam-se as primeiras civilizações.

Portanto, podemos perceber que o meio rural sempre foi a atividade econômica mais importante para a constituição e manutenção das sociedades. Quando as técnicas agrícolas permitiam a existência de um excedente na produção, iniciavam-se as primeiras trocas comerciais. Assim, é possível concluir que, inicialmente, todas as práticas rurais e urbanas subordinavam-se ao campo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, com o advento da industrialização e da modernidade, essa concepção foi gradativamente se alterando. Cada vez menos as cidades dependiam do campo e cada vez mais o campo dependia das cidades. As práticas agrícolas, mais modernas, mecanizaram-se e passaram a depender das indústrias para o desenvolvimento do meio técnico.

Com o passar das três revoluções industriais, a prática da agricultura atual fundamenta-se em procedimentos avançados, que denotam uma nova característica para o espaço geográfico, classificado como meio técnico-científico informacional. Hoje, existem técnicas avançadas em manejo dos solos, máquinas e colheitadeiras que realizam o trabalho de dezenas ou até centenas de trabalhadores em uma velocidade maior, além de avanços propiciados pelo desenvolvimento da biotecnologia. Isso significa que as práticas agrícolas cada vez mais se subordinam à ciência e à produção de conhecimento.

Mas é importante salientar que não há somente técnicas modernas sobre o meio rural. Podemos dizer que os diferentes tipos de avanços coexistem no espaço rural, embora as grandes e mais desenvolvidas propriedades ocupem a maior parte do espaço. Existem sistemas agrícolas modernos ao mesmo tempo em que existem formas de cultivos tradicionais, como a agricultura orgânica, a itinerante e a de jardinagem.

A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.

A agricultura é uma das principais formas de construção e transformação do espaço geográfico
A agricultura é uma das principais formas de construção e transformação do espaço geográfico
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
As commodities envolvem, geralmente, matérias-primas
Commodities
Você já ouviu por aí a expressão “commodities” e não sabe o que isso significa? Aproveita e tire agora todas as suas dúvidas!
A agricultura é a atividade que mais consome água
Práticas que mais consomem água
Conheça quais são as práticas que mais consomem água e como podemos diminuir o papel delas na exploração exagerada desse recurso.
A mecanização do campo provoca alterações em toda a composição do espaço geográfico
Efeitos da mecanização do campo
Entenda os principais efeitos da mecanização do campo e como as modificações técnicas no meio rural interferem em toda a dinâmica do espaço geográfico.
A mecanização é um dos traços atuais da agricultura no Brasil
Agricultura no Brasil atual
Entenda a atual configuração socioespacial da agricultura no Brasil e os principais aspectos produtivos do setor agrícola no país.
A agricultura de jardinagem inclui pouca tecnologia e muita mão de obra
Agricultura de Jardinagem
Entenda o que é a agricultura de jardinagem, quais são as suas técnicas principais e onde ela é mais aproveitada.
Registros históricos da ocupação humana em relevos pouco favoráveis em Machu Picchu, Peru
Relevo e sociedade
Como os elementos estruturais da natureza condicionam a nossa vivência? Compreenda a dinâmica existente entre relevo e sociedade!
Lavoura de cana-de-açúcar, um dos principais produtos agropecuários brasileiros
Agropecuária no Brasil: principais produtos
Conheça os principais produtos cultivados pela agropecuária no Brasil, as suas áreas produtoras e o papel de suas mercadorias na economia nacional.
<p>O uso inadequado e ininterrupto do solo pode causar impactos ao meio ambiente como <strong>erosão</strong> e <strong>assoreamento dos rios</strong>
Impactos da produção agrícola
Conheça quais são os impactos negativos da produção agrícola sobre o meio ambiente!
O espaço rural, assim como o urbano, é diverso e cheio de contrastes. A análise desse ambiente leva em conta uma série de fatores e elementos
Espaço rural
Entenda o que é o espaço rural e as modificações ocorridas em conjunto com as transformações da sociedade.
A agricultura pode dividir-se em diferentes tipos de produção, que se adequam às características do ambiente.
Tipos de agricultura
Entenda melhor os tipos de agricultura, que equivalem às diferentes formas de produção agrícola, realizadas de acordo com as condições do ambiente em que serão desenvolvidas. Confira uma explicação detalhada sobre os principais tipos de agricultura, bem como suas características e produção.
A importância da atividade agropecuária para a economia e a sociedade.
Agronegócios
Agronegócios, O que é Agronegócio, O que desenvolve o Agronegócio, Quais atividades fazem parte do Agronegócio, A participação econômica do Agronegócios, Onde atua os Agronegócios.
Pecuária de corte.
Pecuária
Pecuária, O que é Pecuária, Quais são os animais que fazem parte da Pecuária, Qual é a importância da Pecuária para a economia, Os nomes das diferentes atividades da pecuária.
Período Neolítico
Veja as transformações do período Neolítico na vida humana primitiva. Confira as características gerais, a arte, a economia e as principais conquistas desse período!
Agricultura Orgânica: agricultura em harmonia com a natureza
Agricultura Orgânica
Clique aqui e conheça as características e o objetivo da agricultura orgânica!
Conjunto de atividades que integram a agropecuária
Agropecuária
Conjunto de atividades da agricultura e da pecuária.
Agricultura de subsistência: agricultores palantando para consumo próprio
Agricultura de Subsistência
Clique aqui e entenda como funciona a agricultura de subsistência!
O desmatamento é um dos grandes problemas ambientais provocados pela agropecuária
A agropecuária e os problemas ambientais
Os impactos ambientais causados por essa atividade.
O agricultor familiar ainda é carente de políticas públicas eficazes
Agricultura familiar
Saiba como está estruturada a agricultura familiar no Brasil e entenda sua importância para a segurança alimentar do país.