La Niña

O fenômeno La Niña ocorre de forma natural e possui características que contrapõe ao El Niño. A La Niña se desenvolve a partir do resfriamento excepcional das águas do Oceano Pacífico.

O fenômeno em questão acontece em períodos que variam entre 2 e 7 anos e possui duração de cerca de um ano, o La Niña já foi identificado nos anos de 1950/51, 1954/55/56, 1964/65, 1970/71, 1973/74/75/76, 1983/84, 1984/85, 1988/89, 1995/96, 1998/99.

No ano de 1998, pesquisadores identificaram que a temperatura das águas equatoriais do Oceano Pacífico havia sofrido uma queda de aproximadamente 1,9ºC.

Com a ocorrência desse fenômeno vários climas são atingidos, assim como diversos países. No Brasil, em 1998, o La Niña provocou alterações, sobretudo na quantidade de chuvas, no Sudeste provocou um aumento de precipitação que fugiu do padrão de normalidade.

Nos países do hemisfério Norte, como os Estados Unidos, as temperaturas atingiram índices recordes, naquele ano o inverno foi extremamente frio e rigoroso.

No continente europeu todos puderam presenciar a grande incidência de neve ao longo de praticamente todo continente, isso aconteceu até mesmo em lugares que raramente acontece, como Paris.

Algumas pesquisas revelam que o fenômeno La Niña não produz conseqüência uniforme, dessa forma pode apresentar oscilações de incidência de chuvas no sentido de aumento ou de diminuição da mesma.
Período no qual se desenvolve o fenômeno La Niña.
Período no qual se desenvolve o fenômeno La Niña.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Momento em que ocorre o fenômeno da pororoca.
Pororoca
Pororoca, O que é o fenômeno da Pororoca, Como ocorre o fenômeno da Pororoca, O que provoca o fenômeno da Pororoca, As características do fenômeno da Pororoca, Quais são as conseqüências derivadas do fenômeno da Pororoca.
Movimento de translação
Aprenda mais sobre o movimento de translação terrestre. Descubra quais as principais características desse movimento e qual sua relação com as estações do ano.
Sedimentação causada por cursos d’água
Sedimentação do solo
Compreenda o que é e como funciona o processo de sedimentação dos solos e rochas.
A variação das temperaturas nas águas do Pacífico influenciam o clima
Oscilação Decadal do Pacífico
Descubra o que é Oscilação Decadal do Pacífico e qual o seu papel no clima da Terra.
El Niño e La Niña representam duas anomalias climáticas do Oceano Pacífico
El Niño e La Niña
Entenda o que significa El Niño e La Niña, quais são os seus efeitos e a diferença entre eles!
Imagem de satélite de um ciclone, um tipo de fenômeno atmosférico
Fenômenos atmosféricos
Conheça alguns dos principais fenômenos atmosféricos que se manifestam, tais como o efeito estufa, a inversão térmica, os ciclones e muitos outros.
Tempestade na cidade de Santos, estado de São Paulo
Chuvas no Brasil
Entenda como e por que ocorrem as chuvas no Brasil, bem como as suas variações nas diferentes partes do território nacional.
Exemplo de relevo acidentado
Agentes de formação do relevo
Confira aqui quais são os agentes de formação do relevo e veja como eles atuam.