Sódio na medida certa

O metal alcalino sódio tem sua função essencial na fisiologia animal e está presente em abundância nos tecidos e na alimentação humana. Sob forma ionizada, é um dos principais fatores de regulação osmótica do sangue, plasma, fluidos intercelulares e do equilíbrio ácido-base.

A deficiência de sódio no organismo traz conseqüências como: Letargia, fraqueza, convulsões. Por outro lado o excesso de sódio causa: Cefaléia, delírio, parada respiratória, hipertensão, eritema da pele. Sendo assim, é preciso elaborar uma dieta equilibrada desse mineral para a nossa alimentação.

A quantidade mínima de sódio que tem que estar presente no organismo para uma vida saudável é difícil de ser calculada, sendo que dietas com baixos níveis de sódio são indicadas para pacientes com problemas cardíacos, mas não há dúvidas de que é preciso reduzir a quantidade de sal (cloreto de sódio) em uma dieta, ele causa problemas como distúrbios fisiológicos e hipertensão, contudo participa de funções básicas no corpo, como equilíbrio ácido-base, equilíbrio de água no organismo, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros, sendo então fundamental para a saúde física.

“A Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que a ingestão de sal seja de 6 g por dia, o que equivale a 1 colher de chá.”

A diminuição de sódio na alimentação é uma recomendação para todos, e não só para pessoas hipertensas. A quantidade presente de sódio em alimentos de origem animal é maior que nos de origem vegetal, está nos níveis de 50 e 100 mg por 100 g. Estão incluídos nesses alimentos: leite e derivados, carnes e peixes, batatas e grãos, frutos do mar, alimentos enlatados, conservas, embutidos e defumados são ricos em sódio.

Alguns conselhos para reduzir o consumo de sal:

- Dê preferência em consumir alimentos naturais e evite os industrializados;

- Retire o saleiro da mesa durante a refeição;

- Ao preparar os alimentos utilize uma quantidade mínima de sal;

- Utilize temperos naturais para dar sabor à comida como: alho, cebola, ervas aromáticas, manjericão, alecrim, orégano, salsinha, sálvia, tomilho e outras.
Derivados do leite são ricos em sódio.
Derivados do leite são ricos em sódio.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Mariscos do mar são ricos em mineral zinco.
Zinco
Componente essencial no sítio ativo de muitas enzimas, Funções do Zinco no organismo, metabolismo celular, função neurológica, reprodução, síntese de hormônios, transmissão do impulso nervoso.
Qual o segredo de uma piscina tão limpa?
Propriedades do Cloro
Cloro, gás em temperatura ambiente, cloretos, cloratos, cloreto de sódio, erupções vulcânicas, oxidante, branqueador, desinfetante, Benefícios do cloro, sistemas de saneamento básico, equilíbrio ácido-base, manutenção do Ph sangüíneo, ativação de enzimas, Ação tóxica do Cloro.