Whatsapp icon Whatsapp

Propriedades do Cloro

Qual o segredo de uma piscina tão limpa?
Qual o segredo de uma piscina tão limpa?
O cloro é um gás em temperatura ambiente, sendo que na natureza não é encontrado em estado puro. Este mineral constitui cloretos e cloratos, já que reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos, por exemplo, na forma de cloreto de sódio, nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar. Ocorre em pequenas quantidades nos gases produzidos durante as erupções vulcânicas, neste caso se encontra em estado puro.

O cloro possui uma importante propriedade, que é a de potabilizar a água de consumo humano, sendo usado também como oxidante, branqueador e desinfetante. O cloro é usado para a desinfecção de piscinas porque possui a capacidade de matar bactérias e algas, entre outras coisas.

É importante ressaltar que é muito mais seguro beber água clorada do que a água contaminada com bactérias, as doenças de veiculação hídrica são eliminadas graças aos modernos sistemas de saneamento básico, sendo que a principal eficácia vem do uso do cloro.

Benefícios do cloro:

- É um dos mais importantes minerais na regulação da pressão osmótica, pois o cloro ionizado, juntamente com o sódio, mantém o balanço aquoso;

- Participa no equilíbrio ácido-base e na manutenção do pH sangüíneo;

- O cloro secretado pela mucosa gástrica como ácido clorídrico acarreta a acidez necessária para a digestão no estômago e para a ativação de enzimas.

As principais fontes de cloro são: sal de cozinha, frutos do mar, leite, carnes, ovos.

Ação tóxica do Cloro: À temperatura e pressão ambientes, o cloro é um gás de cheiro acre e penetrante, que se aspirado em grandes quantidades pode causar asfixia e morte. Em virtude de sua ação corrosiva, tóxica e irritante para o sistema respiratório e para os olhos, o gás cloro foi utilizado durante a primeira guerra mundial como arma química.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Cobre
Toxicidade do cobre, papel fundamental no metabolismo dos organismos vivos, acúmulo no organismo, cupremias, taxas de cobre, acúmulo maléfico, metal pesado, ácido nítrico, sintomas de intoxicação, excesso de cobre no organismo, sulfato de cobre é letal em humanos.
Fósforo (P)
Você já ouviu falar do elemento químico fósforo? Clique aqui e conheça suas características, propriedades, obtenção, aplicações e história.
Magnésio
Magnésio, mineral essencial para o corpo humano, evitar cãibra muscular, aliviar contusões, melhorar o funcionamento dos músculos e nervos, aumentar a densidade óssea, reações metabólicas, produção de ATP, contração muscular, produção de energia, síntese de DNA, RNA e proteínas, e transporte de ferro pela membrana celular.
Zinco
Componente essencial no sítio ativo de muitas enzimas, Funções do Zinco no organismo, metabolismo celular, função neurológica, reprodução, síntese de hormônios, transmissão do impulso nervoso.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.