Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Compostos Orgânicos
  5. Terpenos – Alcadienos importantes em nossa vida

Terpenos – Alcadienos importantes em nossa vida

Um alcadieno muito importante é o 2-metil-buta-1,3-dieno, mais conhecido como isopreno, cuja fórmula estrutural está equematizada abaixo:

Fórmula do isopreno

Essa molécula é chamada de unidade isoprênica, porque quando se unem várias moléculas iguais a essa (C5H8)n, originam-se substâncias de cadeias abertas ou fechadas, que formam uma classe de compostos denominada terpenos.

Na natureza, os terpenos são encontrados em sementes, flores, folhas, raízes, madeiras, etc. Os óleos das essências de perfumes extraídos de frutas e vegetais contêm muitos terpenos. Um exemplo é o limoneno, um terpeno encontrado na casca do limão e da laranja.

O limoneno é um terpeno encontrado na casca do limão

Outro exemplo é o látex, ou borracha natural, encontrado nas seringueiras (Hevea brasiliensis). A constituição dele se dá por uma repetição de unidades isoprênicas, conforme mostrado na figura abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A borracha é um poli-isopreno

Um dos mais importantes terpenos é o betacaroteno, de cor laranja avermelhada, presente na cenoura e em quase todas as plantas. Em nosso organismo, o betacaroteno é transformado na vitamina A, que é outro terpeno e é essencial para evitar a cegueira noturna. Além disso, recomenda-se a ingestão de betacaroteno para combater os radicais livres que causam envelhecimento precoce e câncer.

A foto abaixo mostra o caso de uma couve-flor de cor laranja, que ficou assim porque houve uma mudança em um único gene que aumentou a sua produção de betacaroteno. Estudos estão sendo feitos sobre esse fato, pois isso pode ajudar a enriquecer outros alimentos com betacaroteno.

Couve-flor alaranjada por excesso de betacaroteno

Os óleos de essências para perfumes extraídos de flores, frutas e vegetais contêm muitos terpenos
Os óleos de essências para perfumes extraídos de flores, frutas e vegetais contêm muitos terpenos
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
Exemplos de materiais feitos com látex, borracha obtida do isopreno, que é o principal alcadieno usado no cotidiano
Alcadienos
Veja a definição da função orgânica dos alcadienos ou dienos, como é realizada sua nomenclatura e exemplos de suas aplicações.
Alcinos
Aprenda o que são os alcinos. Confira os processos que envolvem o uso desses compostos, saiba mais sobre sua obtenção e como é dada a nomenclatura.
Você sabe a nomenclatura do alceno acima?
Nomenclatura dos Alcenos
Conheça as regras de nomenclatura dos alcenos, hidrocarbonetos com uma ligação dupla entre carbonos.
A nomenclatura de alcinos segue quase todas as mesmas regras que a nomenlatura dos alcanos e alcenos
Nomenclatura dos Alcinos
Veja as regras estabelecidas pela IUPAC para a nomenclatura dos alcinos normais e ramificados.
Alcanos
Conheça os alcanos e suas propriedades. Aprenda como é dada a nomenclatura, de onde são extraídos e onde se aplicam. Resolva ainda os exercícios propostos.
Hulha na forma natural.
Acetileno
Propriedades físicas do Acetileno, o que é o acetileno, composto acetileno, classe de alcinos, hidrocarbonetos acíclicos insaturados, ligação tripla, gás incolor, gás altamente combustível, presença de oxigênio, fabricação de solventes industriais, síntese de compostos orgânicos, carvão de pedra, hulha, carvão mineral, combustível fóssil.
Churrasco contém compostos aromáticos.
Compostos aromáticos
Clique aqui e conheça as características dos compostos aromáticos!
Você conhece o combustível dos isqueiros?
Alcanos combustíveis
Entenda sobre a combustão dos derivados do carbono.