Alcanos

Os alcanos apresentam simples ligações entre átomos de carbono e cadeia aberta.
São também chamados de hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, esse termo vem do latim: parum = pequena + affinis = afinidadade, que explica porque os alcanos são pouco reativos. Como são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio, formam uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, o primeiro membro é o metano (CH4).

A estrutura física dos alcanos é de cadeia carbônica acíclica (alifática), saturada e homogênea, ou seja, cadeia aberta que apresenta simples ligação entre átomos de carbono.



Metano


Os alcanos se apresentam em condições ambientes, nas fases sólida, líquida ou gasosa, conforme o número de átomos de carbono. Alcanos de cadeia normal se apresentam da seguinte maneira:
• Um a quatro carbonos: gases.
• Cinco a dezessete carbonos: líquidos.
• Dezoito carbonos em diante: sólidos.
Os alcanos puros são incolores, os gasosos e os sólidos são inodoros e os líquidos têm cheiro característico (gasolina, por exemplo).

Os alcanos são todos apolares. Desse modo, são insolúveis em solventes fortemente polarizados, como a água, porém são solúveis em solventes apolares, como o benzeno, e em solventes fracamente polarizados, como o álcool.

Os compostos de cadeia aberta como o alcano, foram denominados alifáticos (do grego aleifatos = gordura) no sentido de lembrar a sua natureza gordurosa.
Os alcanos são encontrados na natureza, de onde podemos extraí-los e purificá-los. Existem principalmente no petróleo, no gás natural, no xisto betuminoso (camada de rocha sedimentar) e na cera mineral. Eles são utilizados, dentre outras coisas, como matéria-prima para a preparação de muitos compostos na indústria petroquímica e também como combustível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hidrocarbonetos - Química Orgânica
Química - Mundo Educação


Alcano: matéria-prima da gasolina.
Alcano: matéria-prima da gasolina.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Exemplo de formula química de um hidrocarboneto ramificado
Nomenclatura de hidrocarbonetos ramificados
Aprenda os passos necessários para realizar a nomenclatura de qualquer tipo de hidrocarboneto ramificado.
Os óleos de essências para perfumes extraídos de flores, frutas e vegetais contêm muitos terpenos
Terpenos – Alcadienos importantes em nossa vida
Conheça a classe orgânica dos terpenos, que são alcadienos muito utilizados em nosso cotidiano, principalmente em essências de perfumes e óleos vegetais.
Cadeia numerada de um hidrocarboneto
Numeração dos carbonos na cadeia principal de hidrocarbonetos
Clique e aprenda a realizar a numeração dos carbonos na cadeia principal de hidrocarbonetos!
Hulha na forma natural.
Acetileno
Propriedades físicas do Acetileno, o que é o acetileno, composto acetileno, classe de alcinos, hidrocarbonetos acíclicos insaturados, ligação tripla, gás incolor, gás altamente combustível, presença de oxigênio, fabricação de solventes industriais, síntese de compostos orgânicos, carvão de pedra, hulha, carvão mineral, combustível fóssil.