Whatsapp icon Whatsapp

Acetileno

Hulha na forma natural.
Hulha na forma natural.

O composto acetileno faz parte da classe de alcinos (hidrocarbonetos acíclicos insaturados com uma ligação tripla). O acetileno é um gás incolor, instável, altamente combustível, e produz uma chama de elevada temperatura (mais de 3000° C ou 5400°F) em presença de oxigênio. O gás acetileno tem cheiro agradável quando está na forma pura, mas em geral possui odor irritante em razão das impurezas que o acompanham.

O acetileno é usado na fabricação dos seguintes materiais: explosivos, solventes industriais, plásticos de borracha sintética. Este composto também é empregado na síntese de compostos orgânicos como ácido acético e álcool etílico. É possível fabricar acetileno através das matérias primas: calcário e o carvão de pedra (hulha), os quais são abundantes na natureza.

Hulha: combustível fóssil que é encontrado geralmente em florestas antigas (pântanos). Essas florestas possuem propriedades diferentes, por terem passado por transformações da natureza, já foram encobertas pelas águas do mar e soterradas pelo acúmulo de detritos e sedimentos. Esses fatores proporcionam a formação de materiais ricos em carbono e após altas temperaturas e pressões se transformam em hulha, também conhecida como carvão mineral.

Propriedades físicas do Acetileno:

Fórmula química: ..............C2H2

Temperatura crítica:............36,3° C

Pressão Crítica:....................62,42 bar

Peso molecular: ..................26,038 g/mol

Ponto triplo: .......................-80,75° C / 1,28 bar

Densidade (15°C /760 mmHg): .....................1,11 Kg/m3

Temperatura de inflamação em oxigênio........296°C

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Alcenos
Clique aqui, saiba o que são alcenos, conheça suas principais características, descubra como eles podem ser obtidos e entenda como funciona sua nomenclatura.
Alcinos
Aprenda o que são os alcinos. Confira os processos que envolvem o uso desses compostos, saiba mais sobre sua obtenção e como é dada a nomenclatura.
Cicloalcanos, ciclanos ou cicloparafinas
Saiba tudo sobre os cicloalcanos, um grupo especial de hidrocarbonetos estudado em Química Orgânica.
Compostos aromáticos
Clique aqui e conheça as características dos compostos aromáticos!
video icon
"Matemática do Zero | Relações métricas no triângulo retângulo" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Relações métricas no triângulo retângulo
Nessa aula veremos que a partir de um triângulo retângulo podemos determinar a altura relativa à hipotenusa e as projeções dos catetos. Para calcular essas medidas, deduziremos fórmulas através de semelhança de triângulos. Essas fórmulas possuem como nome RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO.