Whatsapp icon Whatsapp

Cultura na África do Sul

Arte sul-africana – diversidade e riqueza cultural
Arte sul-africana – diversidade e riqueza cultural

A África do Sul é um país rico em seu aspecto cultural, em razão das misturas dos povos que originaram a população do mesmo.
Localizado nas proximidades do mar, o acesso ao local era fácil, desde os tempos das colonizações, tornando-se como porto para colonizadores de vários países. Em virtude dessa mistura, o país possui onze línguas oficiais, dispostas em sua constituição.
Com a mistura de raças e influências de sua raiz, as artes também apresentam essa riqueza cultural com grande diversidade. O país ainda está delineando seu aspecto cultural, valorizando todas as riquezas recebidas.

Em 1994 o ministro da cultura do país criou o Departamento de Artes, Cultura, Ciências e Tecnologia, tendo como objetivo principal, levar as artes para toda a população, através da formação do grupo de Trabalho de Artes e Cultura (ACTAG).

Todos os anos, no mês de julho, acontece o Festival de Artes Nacionais do país, no Eastern Cape, em Grahanstown.

O teatro da África do Sul é bem movimentado. Possui mais de cem espaços que oferecem apresentações variadas com danças, músicas, teatro de cabaré, sátiras, óperas e ballet clássico.

Um grande número de festivais acontece, em qualquer época do ano, oferecendo uma gama completa de experiências teatrais.

O final dos anos 50 ficou marcado com o musical King Kong, mas o teatro sul-africano realmente começou a fazer impacto com o advento de Joansburgo, em meados da década de 70.

No período do apartheid o país sofreu um boicote cultural, e perdeu a evolução que vinha tendo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Concertos musicais são realizados ao ar livre no Kirstenbosch Botanical Jardins, nas noites de verão, reunindo grande número de pessoas jovens e idosas para apreciar as apresentações.

Além desses, é realizado ainda um festival de jazz, internacionalmente conhecido, o Cape Town Away. A primeira apresentação do mesmo aconteceu no ano de 2000, dando continuidade em todos os anos em razão do sucesso das apresentações. O festival já recebeu críticas positivas, sendo comparado ao grande festival de Montreal.

O período pós-apartheid trouxe nova vida ao país, com a reafirmação da raça negra. A dança tornou-se uma excelente forma de expressão artística, tendo vários espetáculos voltados para retratar esse lado histórico do país.

Antes, a dança esteve voltada para o ballet clássico, sendo que a dança contemporânea passou a fazer parte da cultura do povo sul-africano na década de 70. Existe uma mistura, onde aproveitam conceitos do clássico, mas também dos ritmos e batuques do país. O resultado é uma excelente performance, que reúne as riquezas culturais presentes.

Projetos sociais são realizados por várias academias, assim populações carentes têm acesso à dança através de workshops e aulas nas próprias comunidades. O principal objetivo é propagar a paz, pois o país apresenta grandes índices de violência.

A literatura do país conta com vários escritores renomeados, onde alguns deles já receberam homenagens do Prêmio Nobel de Literatura. Possuem um acervo cultural e literário diversificado, contendo poesias, peças de teatro, romances dentre vários outros estilos dessa arte, sendo preservadas no Museu Literário, desde 1972.

Publicado por Jussara Barros

Artigos Relacionados

Alguns Feriados da África do Sul
Feriados importantes que refletem a luta pela dignidade desse país.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.