Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Febre

Febre

Febre é a elevação da temperatura do corpo em valores acima dos considerados normais. Ela é um sintoma de que o sistema imunológico está agindo para combater alguma agressão.

Febre é a elevação da temperatura do corpo em valores acima dos considerados normais para o indivíduo, ou seja: acima de 37,5°C. Ela é um sintoma de que o sistema imunológico está trabalhando para combater alguma agressão.

Infecção, câncer, reação alérgica, problemas emocionais, distúrbios hormonais, exposição excessiva ao Sol, lesão no hipotálamo e exercício físico excessivo são algumas causas da febre.

No hipotálamo, temos um centro que regula nossa temperatura, buscando manter nossa temperatura interna em torno de 37°C. Em casos de febre, algumas de nossas células produzem substâncias que estimulam nosso centro regulador para um nível superior de temperatura, por meio de tremores, produzindo calor, e/ou vasoconstrição, reduzindo o fluxo sanguíneo da pele, reduzindo a perda de calor.

Recomenda-se o uso de roupas leves, banhos com água morna, ingestão de bastante líquido, alimentação proporcional ao apetite e manter-se em ambientes arejados em casos de febre. Em casos mais graves, como febre acima de 39,5°C com calafrios, febre por mais de 3 dias, vômitos e convulsão, administrar paracetamol, ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno (sendo o primeiro o mais recomendado) e buscar tratamento médico.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
A febre é um sinal de que nosso sistema imunológico está trabalhando!
A febre é um sinal de que nosso sistema imunológico está trabalhando!
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Células sanguíneas de mamíferos.
Biologia celular
Introdução ao estudo das células: a Biologia Celular (no passado, denominada Citologia).
A ornitologia é a área da Biologia que estuda as aves. Fotografia: Fabrício Hiroiuki Oda
Algumas áreas da Biologia
Você sabe o que é Ornitologia? E Herpetologia? Ficologia, Micologia, Etologia, Entomologia...? Não? Saiba aqui a definição desta e de outras áreas da Biologia.
A fissura labiopalatal pode ser diagnosticada ainda na gravidez
Lábio leporino
Saiba o que é lábio leporino, suas causas, cuidados e tratamento.
“A Teoria da Gravitação Universal de Einstein tomou o lugar da de Newton, mas as maçãs não permaneceram suspensas no ar, aguardando o resultado”. Step
A investigação científica
Saiba o que são hipóteses, deduções e teorias.
Febre hemorrágica brasileira
Saiba mais sobre a febre hemorrágica brasileira. Aprenda qual é seu agente causador e tratamento. Conheça também seus sintomas, gravidade e grau de letalidade.
Coronavírus
Entenda o que são os coronavírus, conheça quais sintomas eles provocam e saiba mais sobre as síndromes respiratórias graves desencadeadas por eles.
Dengue
Que tal aprender mais sobre a dengue? Clique aqui e descubra os sintomas dessa doença, como ela é transmitida e como é feito seu tratamento.