Whatsapp icon Whatsapp

Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma importante reserva ambiental da região Centro-Oeste do Brasil. Ela está localizada no interior do estado de Mato Grosso.
Vista aérea de uma chapada, formação geomorfológica típica do Parque Nacional Chapada dos Guimarães.
As formações geomorfológicas de chapadas são típicas do Parque Nacional Chapada dos Guimarães.

A Chapada dos Guimarães é um parque nacional localizado no estado do Mato Grosso. A reserva, com cerca de 33 mil hectares, possui diversas formações de chapadas e é uma das principais regiões turísticas do estado.

Além disso, é uma região que engloba o Cerrado, por isso abriga uma grande diversidade de espécies de plantas e animais. Possui grande importância em termos hidrológicos e ambientais, mesmo assim sofre com a ação humana, como por meio de incêndios.

Leia também: Chapada dos Veadeiros — um parque natural localizado no estado de Goiás

Resumo sobre a Chapada dos Guimarães

  • O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma unidade de conservação localizada no estado brasileiro do Mato Grosso.

  • As formações geomorfológicas de chapadas, típicas dessa reserva natural, foram esculpidas ao longo dos anos por agentes externos do relevo.

  • São espécies da flora encontradas na Chapada dos Guimarães: peroba, ipê, jatobá, babaçu, pequizeiro, mangabeira e buriti.

  • São espécies da fauna encontradas na Chapada dos Guimarães: lobo-guará, onça-pintada, veado-campeiro, tamanduá-bandeira, anta, ema e siriema.

  • Na região da Chapada dos Guimarães estão localizadas as nascentes de corpos de água que abastecem grandes bacias hidrográficas brasileiras.

  • Há diversos roteiros turísticos que são realizados tanto dentro da área do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães quanto na sua região de entorno.

  • A preservação da Chapada dos Guimarães está diretamente vinculada à manutenção do equilíbrio ambiental em diferentes ecossistemas locais.

Qual a localização da Chapada dos Guimarães?

Placa indicando a chegada ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizada no interior do estado do Mato Grosso.
A Chapada dos Guimarães está situada no interior do estado do Mato Grosso. [1]

A Chapada dos Guimarães está localizada no interior do estado do Mato Grosso, na região Centro-Oeste do Brasil. Está situada, mais precisamente, entre os municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá.

Quais são as características da Chapada dos Guimarães?

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma unidade de conservação em nível nacional que foi fundada no ano de 1989. O parque possui uma área aproximada de 33 mil hectares, que englobam os municípios mato-grossenses de Chapada dos Guimarães e Cuiabá. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Relevo da Chapada dos Guimarães

O relevo da Chapada dos Guimarães é bastante diversificado, caracterizado por diversas formações de colinas, chapadas e penhascos, compostos por materiais diversos, como o arenito. Essas formas de relevo foram bastante erodidas ao longo do tempo, especialmente por agentes geomorfológicos externos, como a chuva e o vento. O relevo local propicia a formação de muitas nascentes, que compõem importantes bacias hidrográficas brasileiras, como as dos rios Cuiabá e Paraguai.

Clima da Chapada dos Guimarães

O clima da Chapada dos Guimarães é um clima tipicamente tropical, logo com duas estações bem definidas. Portanto, no outono e no inverno predominam temperaturas mais amenas e escassas precipitações. Já na primavera e no verão, há o predomínio de elevadas temperaturas e grandes volumes de chuva. Nos períodos mais secos, há registro da ocorrência de incêndios, tanto oriundos de causas naturais quanto antrópicas. Já nos períodos chuvosos, o fenômeno de trombas de água é bastante comum.

Vegetação e flora da Chapada dos Guimarães

A vegetação da Chapada dos Guimarães é formada pelo Cerrado. Essa cobertura vegetal, típica da região centro-oestina brasileira, é formada por árvores espaçadas e de médio porte, além de diversos arbustos, todos resistentes à sazonalidade climática local.

Ipê-amarelo, uma árvore típica do Parque Nacional Chapada dos Guimarães.
Ipê-amarelo, uma árvore típica da Chapada dos Guimarães.

Além de uma grande diversidade de orquídeas e bromélias, são espécies da flora encontradas na Chapada dos Guimarães:

  • peroba;

  • ipê;

  • jatobá;

  • babaçu;

  • pequizeiro;

  • mangabeira;

  • buriti.

Fauna da Chapada dos Guimarães

A fauna da Chapada dos Guimarães é composta por espécies animais adaptadas à dualidade do clima dessa zona geográfica, marcada por duas estações bem definidas. A chapada possui uma grande diversidade de espécies de mamíferos, répteis, anfíbios e aves.

São espécies da fauna encontradas na Chapada dos Guimarães:

Veja também: Mata Atlântica — um dos biomas brasileiros com maior biodiversidade do país

Qual a importância da Chapada dos Guimarães?

A Chapada dos Guimarães tem grande importância especialmente em termos ambientais, visto que é uma importante reserva de vegetação de Cerrado na região Centro-Oeste do Brasil. Nessa porção do território brasileiro estão preservadas diversas espécies de animais e vegetais que compõem parte significativa da biodiversidade nacional.

Também há na chapada sítios arqueológicos e reservas de material botânico, que são elementos importantes para a conservação socioambiental e o desenvolvimento socioeconômico.

Na região da Chapada dos Guimarães estão localizadas as nascentes de corpos de água que abastecem grandes bacias hidrográficas brasileiras, com destaque para as pantaneiras. Logo, essa região é de suma importância para o equilíbrio ambiental e hidrológico regional e também para o abastecimento de água em diversas regiões, inclusive de Cuiabá, grande cidade e capital mato-grossense.

Turismo na Chapada dos Guimarães

O turismo é uma importante atividade econômica para a Chapada dos Guimarães. Há diversos roteiros turísticos que são realizados tanto dentro da área do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães quanto na sua região de entorno, que engloba principalmente o município de Chapada dos Guimarães. A localização do parque, nas proximidades de Cuiabá, facilita a chegada de turistas à região.

Por sua vez, o entorno do parque oferece uma estrutura básica necessária para os turistas, como hotéis, restaurantes, pequenos comércios e uma infinidade passeios guiados.

São pontos turísticos importantes da Chapada dos Guimarães:

  • Cachoeira Véu da Noiva;

  • Casa de Pedra;

  • Cachoeira dos Namorados;

  • Vale do Rio Claro;

  • Cidade de Pedra;

  • Morro de São Jerônimo.

Cachoeira Véu da Noiva, um dos principais pontos turísticos do Parque Nacional Chapada dos Guimarães.
A Cachoeira Véu da Noiva é um dos principais pontos turísticos da Chapada dos Guimarães.

Preservação da Chapada dos Guimarães

A preservação da Chapada dos Guimarães está diretamente vinculada à manutenção do equilíbrio ambiental em diferentes ecossistemas encontrados nas proximidades dessa reserva ambiental. A sua localização estratégica, em uma área de vegetação de Cerrado e, ainda, na confluência de biomas como o Pantanal e a Amazônia, exemplifica a importância da preservação local.

A Chapada dos Guimarães é frequentemente atingida por incêndios, muitos deles causados pela ação humana, oriundos de limpeza de terrenos e da feitura de fogueiras. A reserva também enfrenta impactos relacionados à expansão da atividade agropecuária e à exploração turística descontrolada.

Assim, torna-se necessário que na Chapada dos Guimarães haja projetos efetivos para a preservação desse ecossistema. São alternativas importantes para a conservação dessa reserva natural a promoção do turismo sustentável, o combate ao desmatamento, o desenvolvimento de projetos sociais, dentre outras medidas que busquem manter as características naturais adequadas da chapada.

Crédito de imagem

[1] Dado Photos / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Distrito Federal
Conheça as características do Distrito Federal. Entenda a divisão geográfica e a forma de administração pública que são específicas desse ente federado brasileiro.
Goiás
Conheça a história do estado de Goiás. Veja os principais elementos constitutivos da geografia goiana e saiba mais sobre a dinâmica econômica e demográfica local.
Mato Grosso
Conheça as principais características do Mato Grosso. Veja dados sobre sua população e economia, e saiba mais sobre a ocupação do território mato-grossense.
Mato Grosso do Sul
Conheça o Mato Grosso do Sul, estado brasileiro originado do desmembramento do Mato Grosso. Veja os principais aspectos do território sul-mato-grossense.
Região Centro-Oeste
Conheça os aspectos físicos e humanos da região Centro-Oeste. Saiba mais sobre a geografia centro-oestina e faça exercícios sobre as características dessa região.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!