Reprodução das aves

As aves são animais dioicos, ou seja, possuem sexos separados

As aves são animais vertebrados, dioicos (possuem sexos separados) e ovíparos (que se reproduzem através de ovos), com desenvolvimento direto e fecundação interna (que ocorre no interior do corpo da fêmea).

A maioria das aves possui dimorfismo sexual, ou seja, macho e fêmea são muito diferentes, sendo que geralmente os machos possuem penas bem coloridas e chamativas, enquanto que as fêmeas possuem penas mais discretas.

Na época da reprodução, o macho corteja a fêmea e logo depois ocorre o acasalamento. A transferência de espermatozoides do macho para a fêmea se dá pela justaposição da abertura das cloacas de ambos.


O aparelho reprodutor masculino das aves é constituído de dois testículos e canais deferentes que desembocam na cloaca

Os machos apresentam dois testículos dos quais saem os canais deferentes que terminam na cloaca, enquanto que as fêmeas apresentam o oviduto e o ovário direito atrofiados (adaptação para o voo). Na época da reprodução, o ovário e o oviduto do lado esquerdo aumentam de tamanho. O oviduto das fêmeas é dividido em infundíbulo, magno, istmo, útero e vagina.


O aparelho reprodutor feminino apresenta oviduto direito e ovário atrofiados

No infundíbulo há a formação da gema; e caso haja cópula, é no infundíbulo que se encontram os espermatozoides, ocorrendo a fecundação.

O magno também pode ser chamado de glândula albuminífera e é nessa estrutura que ocorre a produção do albúmen do ovo.

É no istmo que ocorre a formação das membranas da casca do ovo.

O útero, também chamado de glândula da casca, é o local onde acontece a deposição de proteínas, cutícula, pigmentos e carbonato de cálcio para a formação da casca do ovo.

A vagina serve de passagem do ovo até a cloaca, e é lá que ocorre a deposição de uma camada protetora de muco sobre a casca.

Na cloaca, o ovo é eliminado do corpo da fêmea. Após a postura do ovo, ocorre o período de incubação, no qual os ovos serão chocados pelas fêmeas. A maior parte das aves choca os ovos, pois dessa forma eles se mantêm aquecidos, permitindo o desenvolvimento do embrião.

Publicado por Paula Louredo Moraes
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!