Segurar vela

"Segurar vela" é uma expressão que remete a um antigo costume e que hoje está associada a quem acompanha um casal de namorados, atrapalhando o clima romântico.
A expressão popular "segurar vela" teve sua origem a partir de um costume peculiar praticado na França medieval.

Quando muitos amigos saem juntos, normalmente todos querem divertir-se e conversar uns com os outros. Já um casal de namorados gosta de um momento mais particular entre eles. O que dizer da junção dessas duas situações?

Dizemos que uma pessoa está “segurando vela” quando ela está acompanhando um casal de namorados e fica sem o que fazer nessa situação, atrapalhando o clima romântico. Essa expressão, oriunda de tenir la chandelle, surgiu na França feudal e era utilizada para designar o estranho trabalho desempenhado por jovens criados: segurar candeeiros para que seus patrões pudessem ter relações sexuais com luz; virados de costas, é claro. Foi assim que começou toda essa história.

Publicado por Tiago Dantas
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos