6 dicas de como melhorar a concentração

Apresentamos seis passos infalíveis para melhorar a sua concentração na hora de estudar.
Um dos maiores desafios dos estudantes é manter a concentração durantes os estudos.

Sabe aquele momento em que você decide executar todas as tarefas, finalizar as suas pendências e ter um dia produtivo, mas quando você se senta na frente do computador, as distrações acabam tomando o espaço no lugar das suas obrigações e lá se vão algumas horas?

Nesses dias, pecamos pela falta de concentração, um problema muito comum. Algumas dicas e regrinhas podem ajudá-lo(a) a melhorar nesse aspecto, viu? Hoje em dia, graças à tecnologia, há até jogos divertidos criados com o intuito de desenvolver o foco e a concentração.

A concentração consiste num processo psíquico em que você volta toda a sua atenção para determinada atividade. Seja nos estudos, seja em trabalhos ou tarefas domésticas, o foco deve ser trabalhado em todas as fases do desenvolvimento, principalmente na infância.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas úteis e fáceis para você. Confira!

Como melhorar a concentração em 6 passos

1) Autoconhecimento e objetividade

Antes de começar a planejar seu dia e elaborar seus próximos passos, é preciso entender suas metas, seus limites e recursos. O cérebro de um procrastinador ou ansioso funciona de forma diferente, por isso é necessário avaliar suas questões internas.

O autoconhecimento é fundamental para melhorar a sua produtividade. Isso significa que, ao conhecer um pouco mais sobre nós mesmos, estamos libertos e propensos a entender e mudar algumas de nossas atitudes.

Consequentemente, nesse ponto de partida, podemos começar a traçar nossos objetivos. Exemplo: hoje vou estudar por 2 horas e começar um livro novo. Também vale compreender quais serão suas metas a curto e longo prazo.

2) Priorize uma vida saudável

Parece clichê, mas é cientificamente comprovado que pessoas que dormem bem, alimentam-se corretamente e praticam atividades físicas são mais produtivas.  Mas vamos explicar um a um:

  • Dormir bem: quando dormimos pouco ou mal, nosso rendimento ao longo do dia acaba diminuindo. O ideal é se desconectar de tudo quando for dormir, sem telas, sem barulho e sem distrações.
  • Alimentar-se corretamente: alimentos como espinafre, brócolis, abacate, chocolate amargo e nozes ajudam na melhora do raciocínio e do foco. Uma dieta equilibrada e saudável reflete-se diretamente na sua qualidade de vida. Ah, e não se esqueça de beber água!
  • Praticar atividade física: os exercícios físicos são os principais inimigos da preguiça e da procrastinação. Quando nos dedicamos a esse hábito, combatemos o estresse e a ansiedade, que podem prejudicar a concentração.

3) Faça pausas

Lembre-se de que o nosso cérebro precisa de descanso para trabalhar efetivamente e assimilar todas as informações do dia a dia. Faça pausas, tome um ar, se alimente, vá ao banheiro ou faça um lanche.

Dentro desse contexto, um método muito eficiente é o Pomodoro, que consiste em um ciclo de duas horas. A cada 25 minutos concentrados em uma tarefa, você deve realizar uma pausa de 5 minutos.

4) Use os jogos a seu favor

Quando falamos em jogos, logo nos lembramos de diversão e concentração. Mas a verdade é que muitos jogos auxiliam no desenvolvimento do raciocínio, foco, memória e concentração, independentemente da faixa etária.

Graças ao desenvolvimento da tecnologia, hoje é possível jogar clássicos e conhecer novos games que ajudarão a melhorar a sua concentração nas tarefas diárias. Alguns exemplos são:

  • Xadrez
  • Quebra-cabeças/Puzzles
  • Sudoku
  • Dominó
  • Tetris
  • Jogos de memória
  • Labirintos

5) Fique longe das distrações

Sabemos que são inúmeras, principalmente dentro de casa. Mas, para manter o foco, é importante evitar ao máximo ficar no celular, o ideal é silenciar as notificações. Outro ponto é avaliar o ambiente externo e eliminar toda a bagunça e desconforto. Manter tudo limpo e organizado realmente faz a diferença!

Também é possível elaborar metas e combinar recompensas consigo mesmo. Ao finalizar um determinado número de tarefas, você pode se dar alguns minutinhos para descansar e fazer algo que gosta, como ouvir música ou dar uma checada nas redes sociais.

6) Comece por você!

Aprender como melhorar a concentração não é uma tarefa fácil e que se obtém sucesso instantâneo. Porém, quando feita aos poucos, essa é uma jornada possível. Tente aplicar essas dicas ao seu dia a dia e perceba como o seu cérebro irá se comportar diante dessa nova rotina.

Publicado por Equipe Mundo Educação
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos