Verbos “Tener” e “Haber” em Espanhol

Os verbos “tener” e “haber”, em espanhol, possuem significados e usos distintos. O primeiro expressa posse, e o segundo, existência.
Aprenda as diferenças entre “Tiene” e “Hay” em espanhol!

Nós, brasileiros, temos o costume de utilizar, informalmente, tem (do verbo ter) no lugar de (do verbo haver). Por isso, quando escrevemos ou falamos em espanhol, é comum cometermos equívocos, pois, esses verbos, em espanhol, possuem significados e usos distintos. Dessa forma, aprender corretamente seus usos é indispensável no aprendizado da língua espanhola.
 

Haber

Em espanhol esse verbo é impessoal e, por isso, não necessita de sujeito, portanto, não é conjugado; sua forma só muda em relação ao tempo (passado, presente e futuro). O verbo haver expressa existência e pode ser substituído por existe/existem; seguido de que (há que), expressa obrigação ou necessidade geral. / En español este verbo es impersonal y, por eso, no necesita de sujeto, por lo tanto, no es conjugado; su forma solo cambia en relación al tiempo (pasado, presente y futuro). El verbo haber expresa existencia y puede ser sustituido por existe/existen; seguido de que (hay que) expresa obligación o necesidad general.

1. Forma y ejemplos:

Presente: Hay un buen cine en el centro. / um bom cinema no centro.

Pasado: Esta mañana ha habido muchas personas en la calle 5. / Esta manhã havia muitas pessoas na rua 5.

Pasado: Semana pasada hubo una fiesta en la casa de Juan. / Semana passada houve uma festa na casa de Juan.

Futuro: Mañana habrá más trabajo. / Amanhã haverá mais trabalho.

Observe que a tradução para o português soa estranha, pois sempre utilizamos o verbo “ter” no lugar do “haver”, mas em espanhol já sabemos que o correto é utilizar o verbo haber quando queremos expressar existência. / *Observa que la traducción para el portugués suena rara, pues siempre utilizamos el verbo “ter” en lugar del “haver”, pero en español ya sabemos que el correcto es utilizar el verbo haber  cuando queremos expresar existencia. 

2. Para expresar necesidad u obligación general: / Para expressar necessidade ou obrigação geral:

a. Hay que estudiar para ser inteligente. / Tem que estudar para ser inteligente.

b. Hay que comprar zapatos nuevos para el viaje. / Tem que comprar sapatos novos para a viagem.

c. Hay que llegar temprano en el trabajo. / Tem que chegar cedo no trabalho.

Observe que, nesse caso, a tradução para o português não funciona com o verbo “haver”, já que costumamos utilizar o verbo “ter” para essas situações. Além disso, é necessário perceber também que em nenhum momento o sujeito está explícito nas orações, por isso, são gerais. / *Observa que, en este caso, la traducción para el portugués no funciona con el verbo “haver”, ya que solemos utilizar el verbo “ter” para estas situaciones. Además, es necesario percibir también que en ningún momento el sujeto está explícito en las oraciones, por eso son generales.
 

Tener

O verbo tener necessita de sujeito, portanto, é conjugado e sua forma muda de acordo com o sujeito da oração. Diferente do verbo haver, tener expressa posse e pode ser substituído por posee; seguido de que (tem que), expressa obrigação ou necessidade específica. / El verbo tener necesita de sujeto, por lo tanto, es conjugado y su forma cambia de acuerdo con el sujeto de la oración. A diferencia del verbo haber, tener expresa posesión y puede ser sustituido por posee; seguido de que (tiene que) expresa obligación o necesidad específica.

Conjugación del verbo tener en presente de indicativo:

Modo Indicativo

 

Número

Pronombres

Personales

Singular

yo

tú / vos

usted

él, ella

Plural

nosotros, nosotras

vosotros, vosotras

ustedes

ellos, ellas


Ejemplos

1. Para expresar posesión: / Para expressar posse:

a. Tengo dos libros y tres cuadernos nuevos. / Eu tenho dois livros e três cadernos novos.

b. María y Ana tienen una casa en Madrid. / Maria e Ana têm uma casa em Madri.

c. Tenemos muchos amigos. / Nós temos muitos amigos.

d. Brasil tiene muchas playas. / Brasil tem muitas praias.

Perceba que o verbo tener está conjugado de acordo com o sujeito de cada oração e, quando o sujeito não está explícito, sabemos qual é pela conjugação do verbo. Além disso, nem sempre o sujeito será uma pessoa, como na oração d. / Perciba que el verbo tener está conjugado de acuerdo con el sujeto de cada oración y, cuando el sujeto no está explícito, sabemos cuál es por la conjugación del verbo. Además, ni siempre el sujeto será una persona, como en la oración d.

2. Para expresar necesidad u obligación específica: / Para expressar necessidade ou obrigação específica:

a. Tengo que estudiar más para los exámenes. / Eu tenho que estudar mais para as provas.

b. María y Ana tienen que comprar una casa. / Maria e Ana têm que comprar uma casa.

c. Tenemos que llegar más temprano en el trabajo. / Temos que chegar mais cedo no trabalho.

d. Tienes que ser más amable con las personas. / Você tem que ser mais amável com as pessoas.

Publicado por Hellen Lopes de Carvalho
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos