Jamaica
Situada na América Central, a Jamaica é a terceira maior ilha do Caribe. Seu território não possui fronteiras terrestres, estando relativamente próximo de Cuba, do Haiti e das Ilhas Caymans. O nome do país vem da expressão Xamaica, cujo significado é “terra das águas” – esse nome foi dado pelos habitantes nativos da região, os índios arauaques.
A população nacional é formada por cerca de 2,7 milhões de habitantes, sendo que 90% são descendentes de escravos africanos. Sendo assim, a nação apresenta vários elementos da cultura africana, com destaque para a capoeira e o reggae. No entanto, o idioma oficial, o inglês, é uma herança do processo colonial exercido pelos britânicos.
Com boa parte da população residindo em áreas rurais (48%), a agricultura exerce papel importante na captação de mão de obra. Entre os cultivos estão o da cana-de-açúcar, cacau, banana, algodão, mandioca, café e tabaco. O país também exporta bauxita e tem no turismo uma das principais fontes de receitas financeiras. As belas praias e o clima agradável atraem milhões de visitantes.
Um aspecto negativo é o aumento do tráfico de drogas, fato que tem intensificado a violência na Jamaica – o país apresenta um dos maiores índices de homicídios dolosos (com intenção de matar) do mundo. Com isso, a expectativa de vida da população é reduzida, influenciando negativamente no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) jamaicano.
Bandeira da Jamaica
Dados da Jamaica:
Localização: América Central.
Área: 10.990 km².
Capital: Kingston.
Idioma: Inglês.
População: 2.729.909 habitantes.
Densidade demográfica: 248,4 hab./km².
População residente em área urbana: 52%.
População residente em área rural: 48%.
Esperança de vida ao nascer: 72,3 anos.
Taxa de mortalidade infantil: 23 óbitos para cada mil nascidos vivos.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,688.
Governo: Monarquia parlamentarista.
Moeda: Dólar jamaicano.
Produto Interno Bruto (PIB): 14,7 bilhões de dólares.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia