Guerras Mundiais

Guerras: a humanidade caminha para o fim?

Na seção Guerras Mundiais, os leitores poderão fazer uma emocionante viagem pelo tempo e pela história, desde visitas ao mundo antigo (Antiguidade oriental e Antiguidade clássica), passando pela Idade Média, ancorando nos portos europeus durante a Idade Moderna e embarcando com portugueses, espanhóis, franceses e ingleses rumo ao “Novo Mundo”, até chegar à América. Continuando, percorreremos a Idade Contemporânea e finalizaremos nossa viagem nos dias atuais.

Nesta seção, é possível percorrer mais de cinco mil anos de história para compreender aspectos e características fundamentais dos nossos antepassados e para perceber que as guerras e os conflitos entre os seres humanos existem desde o período que o homem começou a se sociabilizar, ou seja, a conviver em sociedade.

Nossos leitores terão a oportunidade de conhecer mais sobre o surgimento dos primeiros exércitos, das táticas e das estratégias de guerras, do desenvolvimento dos armamentos e dos instrumentos de guerra, desde o machado de pedra na pré-história até os armamentos químicos, biológicos e nucleares dos séculos XX e XXI.

Iremos perpassar, em nossa viagem, pelas guerras e conflitos da antiga Mesopotâmia, do Egito antigo, da Grécia antiga (onde veremos aspectos e características da Guerra de Troia e da Guerra do Peloponeso) e da civilização Romana (onde nos depararemos com as Guerras Púnicas e com a expansão e conquistas do Império Romano).

Durante a Idade Média, a viagem continua pela Guerra dos Cem Anos e pelos conflitos por posses de terras. Na Idade Contemporânea percorreremos os caminhos dos revolucionários franceses no ano de 1789 até às conquistas napoleônicas. No século XIX, daremos ênfase ao Imperialismo e ao Neocolonialismo europeu e ao domínio da Ásia e da África.

A partir do século XX, as histórias das guerras começaram a ter mudanças significativas, pois as guerras passaram a ser mais letais, com a introdução de novas tecnologias bélicas. Dentro desse contexto, analisaremos a Primeira Guerra Mundial, posteriormente a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, as descolonizações africanas e asiáticas, os conflitos no Oriente Médio e a chamada “Primavera dos povos árabes”, que está acontecendo nos dias atuais.

Esperamos suas visitas. Uma ótima leitura e bons estudos!

Publicado por Leandro Carvalho
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos