Distimia

Irritação e mau-humor são características do problema.
A distimia é uma desordem psicológica caracterizada pela depressão crônica com leves sintomas, sendo que o principal deles é o mau humor. A diferença entre uma pessoa com distimia e uma depressiva é que o distímico continua a sua rotina, só que reclamando de todas as coisas, enquanto o depressivo se firma em locais onde possa ficar prostrado.

Entre os sintomas da desordem, pode-se destacar: irritabilidade, baixa auto-estima, desânimo, desmotivação, pensamento suicida, agressividade, perda ou amento do apetite, insônia, fadiga, desconcentração, autocrítica entre outros. Acredita-se que existem ligações entre a distimia e possíveis desequilíbrios em neurotransmissores do cérebro que trabalham diretamente com o humor.

Apesar de acometer cerca de 180 milhões de pessoas no mundo, o problema é pouco diagnosticado, pois as pessoas que a possui tendem a pensar que seus sintomas fazem parte de sua personalidade. Normalmente a desordem inicia-se na infância, apresentando características de criança briguenta, mal-humorada e isolada das demais.

A patologia é diagnosticada quando existem ao menos dois anos com sintomas. A tendência ao problema é maior em mulheres, nelas as chances dobram, fato que se justifica com a variação hormonal que ocorre no organismo feminino.

Ao confirmar o estado patológico, o tratamento deve ser feito com psicoterapias e antidepressivos num período prolongado para melhores efeitos. Apesar dos distímicos não gostarem de tomar remédios, esses são os melhores tratamentos.
Publicado por Gabriela Cabral
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos