Combustível Álcool

Álcool: mais vantagens sobre outros combustíveis.
O álcool corresponde a um líquido transparente, com cheiro forte e sem cor, cuja característica principal é a capacidade de ser queimado, ou seja, é um líquido inflamável. A queima do álcool dá origem aos produtos água, gás carbônico e muita energia.

O álcool combustível para veículos mais conhecido é o etanol (álcool etílico), é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar, veja o processo:

1. O caule da cana é triturado nas moendas das usinas e origina o caldo que serve de matéria-prima para a produção do etanol.

2. O bagaço que sobra da moagem é queimado e produz a eletricidade utilizada pela usina.

3. Após ser filtrado, o caldo é fermentado com uma solução composta de leite de levedura, água e ácido sulfúrico.

4. Da fermentação ele é centrifugado e bombeado para colunas de destilação, onde é aquecido até 90ºC e transformado em álcool etílico.

A cana-de-açúcar não é a única matéria prima existente para a produção de álcool combustível, em outros países, ele é extraído do milho, da beterraba e até da madeira.

Vantagens do etanol:

• Apresenta preço acessível;

• A queima do álcool produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio (NO) que a gasolina;

• Alto índice de octonas: Chamamos octonagem o poder de resistência à compressão da mistura ar-vapor de combustível dentro do motor.

• Libera grande quantidade de energia ao ser queimado: o poder calorífico do álcool combustível é de 6300 cal/g. Num motor de combustão interna, é o vapor de combustível que sofre combustão, por isso, um combustível é bom quanto maior for sua facilidade em passar para o estado gasoso.

O álcool foi uma solução brasileira como alternativa ao petróleo, é um combustível ecologicamente correto, o álcool não afeta a camada de ozônio e é obtido de fonte renovável.
Publicado por Líria Alves de Souza
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.