Destruição da camada de ozônio pelos CFCs

A maioria dos Sprays contém CFCs, que destroem a camada de ozônio

Os Clorofluorcarbonetos, também comumente chamados de CFCs, são haletos orgânicos formados, como o próprio nome diz, por cloro, flúor e carbono. Esses compostos também são conhecidos como freons. Os mais comuns desse grupo são o triclorofluormetano (CCl3F) e o  dicloro-difluormetano (CCl2F2).

Na década de 1970, descobriu-se que o grande responsável pela destruição da camada de ozônio era o uso desses fréons em refrigeradores - esses compostos estão presentes também em produtos tipo spray e em ares-condicionados. Até então eles eram considerados inertes. No entanto, os químicos Mário J. Molina (mexicano) e F. Sherwood Rowland (americano) relataram pela primeira vez, em 1974, que o ozônio (O3) poderia ser destruído pelos CFCs.

A reação de degradação do ozônio ocorre primeiro pela decomposição das moléculas de CFCs por meio da radiação solar na estratosfera:

CH3Cl (g) → CH3 (g) + Cl(g)

Em seguida, os átomos de cloro liberados reagem com o ozônio, conforme a equação a seguir:

Cl(g) + O3 → ClO(g) + O2 (g)

Desse modo, os átomos de cloro terão um efeito devastador, pois esse ClO formado reagirá novamente com os átomos livres de oxigênio, formando mais átomos de cloro, que reagirão com o oxigênio e assim por diante.

ClO(g) + O (g) → Cl(g) + O2 (g)

Esse efeito é destruidor porque areação dos átomos de cloro com o ozônio ocorre 1500 vezes mais rápido que a reação abaixo, em que os próprios átomos livres de oxigênio presentes na atmosfera decompõem o ozônio.

O(g) + O3(g) → O2 (g) + O2 (g)

Assim, um simples átomo de cloro pode destruir cerca de um milhão de moléculas de ozônio, levando ainda em consideração o fato de que os CFCs permanecem na troposfera por aproximadamente 100 anos.

Por isso, em 1987, representantes dos maiores produtores de CFCs se reuniram em Montreal e assinaram um acordo de gradativamente substituí-los por substâncias que não agridem a camada de ozônio.

Entretanto, além de ser um processo demorado, as substâncias que foram desenvolvidas para substituir os freons (hidroclorofluorcarbonetos e hidrofluorcarbonetos) contribuem para o aquecimento global.

Assim, resta-nos esperar mais pesquisas nessa área para que se desenvolvam substâncias inofensivas à camada de ozônio e à natureza. Além disso, devemos fazer a nossa parte, evitando sprays que contenham CFCs como gases propelentes.

Os usuários das geladeiras até a decada de 1970 não imaginavam que o CFC contido nelas era responsável pela destruição da camada de ozônio.

 

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!