Metais, não metais e metaloides

Os metais, não metais e metaloides são compostos com características diferentes, por isso são agrupados de forma distinta na tabela periódica.

Você sabe localizar os metais, não metais e metaloides na Tabela Periódica? Pois bem, observe a tabela ilustrada acima.
Comece pelo Boro (B), repare que os elementos posicionados abaixo dele, formam uma espécie de escada diagonal até o elemento Polônio (Po). Os elementos posicionados à esquerda desta linha, com exceção do Germânio (Ge) e Antimônio (Sb), dizem respeito aos metais. Os elementos que delimitam essa divisão são os metaloides, também conhecidos como semimetais. E todos os elementos à direita, juntamente com o hidrogênio (em vermelho), pertencem à classe dos não metais.

Vejamos agora algumas das propriedades destes elementos.



Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados).

Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.

Metaloides: possuem características intermediárias entre os metais e os não metais, como, por exemplo, são parcialmente condutores de eletricidade.


Diante deste exposto, podemos perceber que a tabela foi organizada com base nas características comuns dos elementos.

Publicado por Líria Alves de Souza
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos