Metais, não metais e metaloides

Os metais, não metais e metaloides são compostos com características diferentes, por isso são agrupados de forma distinta na tabela periódica.

Você sabe localizar os metais, não metais e metaloides na Tabela Periódica? Pois bem, observe a tabela ilustrada acima.
Comece pelo Boro (B), repare que os elementos posicionados abaixo dele, formam uma espécie de escada diagonal até o elemento Polônio (Po). Os elementos posicionados à esquerda desta linha, com exceção do Germânio (Ge) e Antimônio (Sb), dizem respeito aos metais. Os elementos que delimitam essa divisão são os metaloides, também conhecidos como semimetais. E todos os elementos à direita, juntamente com o hidrogênio (em vermelho), pertencem à classe dos não metais.

Vejamos agora algumas das propriedades destes elementos.



Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados).

Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.

Metaloides: possuem características intermediárias entre os metais e os não metais, como, por exemplo, são parcialmente condutores de eletricidade.


Diante deste exposto, podemos perceber que a tabela foi organizada com base nas características comuns dos elementos.

Publicado por Líria Alves de Souza
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos