Whatsapp icon Whatsapp

Minhocas e suas galerias

As minhocas podem substituir os fertilizantes – mais caros e prejudiciais ao ambiente.
As minhocas podem substituir os fertilizantes – mais caros e prejudiciais ao ambiente.

As minhocas eram definidas por Aristóteles como "arados da terra", em razão dos túneis e galerias que formam no solo em busca de abrigo e alimento - hábito este que proporciona uma grande vantagem a ele, facilitando a aeração e irrigação – inclusive aos mais compactados. Os egípcios também reconheciam a importância deste oligoqueto e atribuíam a ele poderes divinos, pelo fato de ser grande responsável pela fertilidade das terras próximas ao Rio Nilo.

Felizmente, a importância deste animal ao solo e ao ambiente, de forma geral, é reconhecida nos tempos atuais. Seu uso na agricultura é bastante requisitado, visto que, sendo detritívoros, reciclam a matéria orgânica ao ingeri-la juntamente com a terra (expelindo mais de 50% do que ingere na forma de húmus), acelerando o processo de decomposição. Além disso, o adubo orgânico é mais rico em flora bacteriana, azoto, cálcio, magnésio, fósforo e potássio do que o próprio solo no qual se alimentou e é menos oneroso e prejudicial ao ambiente do que os fertilizantes. Ainda, controlam a toxidade do solo, corrigindo o pH e excessos de alumínio e aumentam a resistência das plantas a pragas e doenças.

As espécies mais utilizadas na agricultura são: a minhoca vermelha da Califórnia (Eisenia Phoetida), minhoca dos resíduos orgânicos (Lumbricus Rubellus) e minhoca Gigante Africana (Eudrilus Eugeniase).

Há pessoas que utilizam o método da compostagem em casa, como forma de reciclar os resíduos alimentares e obter adubo para suas plantas. Para tal empreitada, é usual enterrar estes resíduos, cobrindo-os com folhas secas ou terra. Com o uso das minhocas para os fins já citados, este método é otimizado, conferindo jardins mais bonitos. Além disso, a reciclagem de detritos alimentares contribui para a redução desse tipo de lixo que, no Brasil, é o mais produzido e gera grandes problemas ao ambiente. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Algumas áreas da Biologia
Você sabe o que é Ornitologia? E Herpetologia? Ficologia, Micologia, Etologia, Entomologia...? Não? Saiba aqui a definição desta e de outras áreas da Biologia.
video icon
Escrito"Como usar whatever, whenever, whoever, however, whichever?" em fundo azul.
Inglês
Como usar whatever, whenever, whoever, however, whichever?
Assista à videoaula e aprenda sobre as palavras whatever, whenever, whoever, however e whichever. Entenda como são formadas, o que indicam e como usá-las.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.