2. Biologia
  3. Origem da vida
  4. O que é biosfera?

O que é biosfera?

Acredita-se que quando a Terra se originou, ela era um planeta totalmente diferente do que conhecemos hoje. Deduz-se que sua superfície era muito quente, e que não havia a existência de água no estado líquido. À medida que o tempo foi passando, a superfície terrestre foi esfriando, e água líquida foi se acumulando nas depressões da crosta terrestre, dando origem aos primeiros mares e lagos do planeta. O intenso bombardeamento por radiações solares provocou alterações químicas e físicas na superfície do planeta, criando condições para o surgimento da vida.

A partir do surgimento de organismos vivos, além da litosfera (composta pelas rochas e solo), hidrosfera (composta pelas águas) e atmosfera (composta pelo ar), passou a existir também a biosfera, representada pelos seres vivos e pelo local em que vivem. Esse termo foi introduzido na comunidade científica pelo geólogo austríaco Eduard Suess, no ano de 1875, para representar a camada onde há vida, sendo então a biosfera o conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, a camada da Terra que contém organismos vivos.

Na biosfera encontramos milhões de espécies de seres vivos, e ela se estende por aproximadamente 8 km, acima da superfície da Terra, desde o topo das altas montanhas, até cerca de 8 km abaixo da superfície dos oceanos, e abrange diversos ecossistemas que podem ser divididos em três biociclos: marinho (ecossistemas de água salgada), dulcícola (ecossistemas de água doce) e terrestre (ecossistemas de terra firme).

A biosfera é a camada da Terra que abrange todos os ecossistemas do Planeta
Publicado por: Paula Louredo Moraes

(UEPG) A respeito da biosfera terrestre, avalie as alternativas como verdadeiras ou falsas.

( ) Em um ecossistema, vivem diversas espécies de seres vivos. O conjunto de todos os indivíduos de uma mesma espécie em uma determinada área geográfica constitui uma comunidade biológica.

( ) A partir do estudo dos diversos lugares onde estão os seres vivos, é possível delimitar diversos conjuntos da biosfera: uma floresta, uma lagoa, um rio, um mar, etc. Cada um desses conjuntos constitui um ecossistema. Em todos eles, é possível identificar fatores bióticos e fatores abióticos.

( ) Em um ecossistema, existem diversas populações de espécies distintas. O conjunto de todas elas constitui um nicho ecológico.

( ) Os seres vivos só têm condições favoráveis de sobrevivência no habitat onde vivem quando conseguem obter a matéria e a energia das quais necessitam. Os seres vivos obtêm matéria e energia por meio de alimentos orgânicos, numa sequência em que um ser vivo serve de alimento para outro. Essa sequência é chamada de cadeia alimentar.

( ) Os organismos de cada população ocupam determinado lugar no ecossistema, que será seu habitat.

Observe as alternativas abaixo e marque aquela que melhor define a biosfera:

a) Parte sólida formada a partir das rochas.

b) Porção do planeta constituída por água.

c) Conjunto de todos os ecossistemas do planeta.

d) Conjunto de organismos de uma mesma espécie do planeta.

e) Camada de ar que envolve a Terra.

Teoria endossimbiótica: a existência das mitocôndrias e dos cloroplastos.
O Surgimento das Células Eucarióticas
O surgimento de células mais complexas e compartimentadas.
A origem da vida na superfície da Terra ainda é uma incógnita
A origem dos seres vivos
Clique aqui e conheça mais sobre as teorias modernas mais aceitas sobre a origem dos seres vivos na superfície terrestre.