Cílios e Flagelos

A função desempenhada pelos cílios e flagelos é basicamente locomotora. Eles são estruturas citoplasmáticas ligadas à membrana plasmática das células.

Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos.

O comprimento é variado, sendo os cílios mais curtos e em maior quantidade na superfície da célula, enquanto os flagelos são mais longos e geralmente pouco numerosos.

A função desempenhada pelos cílios e os flagelos é basicamente locomotora, a exemplo dos organismos unicelulares protistas e espermatozóide. Contudo, os cílios também estão presentes em tecidos do trato respiratório (na traquéia), onde realizam função de defesa (retenção e eliminação de partículas e microorganismos).

A composição de ambos é similar, partindo da extremidade basal (cinetossomo ou corpúsculo basal) três grupos de filamentos protéicos, os microtúbulos. Da região mediana em diante, apenas dois desses filamentos se estendem, permitindo maior flexibilidade ao movimento.

Em seu interior, dois feixes de microtúbulos centrais dão sustentabilidade e resistência ao trabalho despendido pelo metabolismo.

A vista frontal da estrutura ciliar.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

Os cílios e flagelos estão relacionados, principalmente, com a locomoção de alguns organismos. Tanto os cílios quanto os flagelos são estruturas móveis que apresentam na sua parte central:

a) actina e miosina.

b) líquido intersticial.

c) retículos endoplasmáticos.

d) células musculares.

e) microtúbulos.

Cílios e flagelos são prolongamentos móveis encontrados em diversos tipos celulares. Nos seres humanos, vários tipos celulares são ciliados, entretanto, apenas um apresenta flagelos. Marque a alternativa que indica o único tipo celular flagelado encontrado no homem.

a) Células das cavidades nasais.

b) Células do sistema auditivo.

c) Células da traqueia.

d) Espermatozoides.

e) Óvulos.

Osmose é um processo de movimentação da água através de uma membrana semipermeável.
Osmose
Aprenda um pouco mais a respeito da osmose, processo que envolve a movimentação de solvente por uma membrana semipermeável. Neste texto, aprenderemos a definição desse processo e conheceremos como a osmose atua nas células animais e vegetais. Além disso, conheceremos um exemplo de osmose que acontece no nosso dia a dia.
Escherichia coli
Procariontes
Organismos unicelulares com organização citoplasmática rudimentar.
Esquema da bicamada fosfolipídica (modelo de mosaico fluido).
Membrana Celular
A composição e fisiologia da bicamada fosfolipídica.
Poríferos
Amplie seus conhecimentos sobre poríferos descobrindo mais sobre a estrutura dos seus corpos bem como sobre seu tipo de reprodução e importância ecológica.
Molécula da Água
A molécula de Água
A molécula de Água, O que é a molécula de Água, Como é formada a molécula de Água, Onde se desenvolve a molécula de Água, As características da molécula de Água, Os elementos de formação da molécula de Água.