Mamíferos

Os mamíferos são animais classificados na classe Mammalia. Nela existem animais pesando de 3g a 160 toneladas e medindo de 8 cm até 30 m de comprimento. Podemos encontrar mamíferos em vários ambientes, como na água doce, na água salgada, no ar e na terra firme. Alguns mamíferos (o rato, por exemplo) transmitem microrganismos patogênicos prejudiciais ao homem, mas há mamíferos muito importantes para o ser humano (como a vaca e a cabra, na obtenção de leite, carne, couro, lã, dentre tantas outras coisas).

Há características exclusivas da classe dos mamíferos, são elas:

  • glândulas mamárias;
  • corpo total ou parcialmente coberto por pelos;
  • dentes diferenciados com incisivos, caninos, pré-molares e molares;
  • diafragma, uma membrana muscular que separa o tórax do abdome e que auxilia na ventilação dos pulmões.

Os pelos que recobrem o corpo dos mamíferos são constituídos de queratina e são formados no interior dos folículos pilosos, nos quais se abre uma glândula sebácea que produz gordura e que tem a função de lubrificar a pele e os pelos, contribuindo para sua impermeabilização. Os pelos nos mamíferos têm a função de proteção e também de isolante térmico, mantendo a temperatura do corpo sempre constante. Sob a pele dos mamíferos há uma camada de células que armazenam gorduras (adipócitos), formando o panículo adiposo. Essa camada de gordura serve como reserva de alimento e também como isolante térmico.

A baleia e o golfinho são mamíferos aquáticos que não apresentam pelos, pois a presença deles poderia interferir na velocidade da natação. Esses animais possuem uma camada de gordura muito grossa sob a pele, o que impede que eles percam calor do corpo para o ambiente. É importante lembrar que, na fase embrionária, baleias e golfinhos apresentam pelos.

Alguns mamíferos apresentam garras, unhas, chifres e cascos. As garras e os cascos de alguns mamíferos são formados por queratina, enquanto que os cornos, estruturas permanentes, podem ser formados por queratina, como no rinoceronte; ou osso coberto por queratina ou pele, como no boi e no antílope. Os chifres encontrados em alguns grupos de mamíferos são constituídos por ossos e são revestidos por peles apenas durante o crescimento, como nos veados e alces. Nesses mamíferos, os chifres são trocados a cada ano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As glândulas sudoríparas presentes em alguns mamíferos produzem suor e, com isso, ajudam a baixar a temperatura corporal. Isso acontece porque, ao evaporar, a água presente no suor retira o calor da pele e do sangue, resfriando o corpo.

Em todos os mamíferos, exceto na preguiça, no peixe-boi e no tamanduá, há sete vértebras cervicais, além da cauda que apresenta um número variável de vértebras. Nos humanos, a cauda é vestigial e corresponde ao cóccix.

Todos os mamíferos, sejam aquáticos ou não, apresentam pulmões constituídos por alvéolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas, processo chamado de hematose. O coração dos mamíferos apresenta quatro câmaras, sendo que a circulação é dupla e completa. O sistema urinário dos mamíferos é formado por um par de rins, órgãos que excretam a ureia. A urina de todos os mamíferos passa pelos ureteres, bexiga e uretra, com exceção dos monotremados, que possuem apenas uma abertura (cloaca) para o sistema digestório, reprodutor e urinário.

O sistema nervoso dos mamíferos é bem desenvolvido. Seu cérebro apresenta inúmeras dobras, fazendo com que sua área superficial seja muito grande em relação ao seu volume. Os mamíferos são animais que têm capacidade de inteligência, memória e aprendizado maior que a dos outros vertebrados.

Assim como outros vertebrados, os mamíferos são dioicos, ou seja, apresentam sexos separados. Com fecundação interna, os mamíferos apresentam desenvolvimento direto, sendo quase todos vivíparos, ou seja, o filhote se desenvolve no interior do útero da mãe.

Os mamíferos são classificados em três subclasses: Prototheria (monotremados), Metatheria (marsupiais) e Eutheria (placentários), que serão estudadas separadamente.

Os mamíferos têm capacidade de inteligência, memória e aprendizado maior que a dos outros vertebrados
Os mamíferos têm capacidade de inteligência, memória e aprendizado maior que a dos outros vertebrados
Publicado por: Paula Louredo Moraes
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

(UFMG) Todas as afirmativas sobre os mamíferos citados estão corretas, exceto:

a) Os cangurus e os gambás têm em comum o fato de seu desenvolvimento fetal terminar fora do útero, no marsúpio.

b) Os mamíferos marinhos, como as baleias e os golfinhos, e os de água doce, como o boto, têm respiração branquial.

c) Os mamíferos monotremados reproduzem-se através de ovos.

d) Os micos e outros macacos são exemplos de primatas que ocorrem no Brasil.

e) Os morcegos são, em sua maioria, insetívoros ou frugívoros, sendo úteis na polinização de certas plantas.

Questão 2

Existem características que permitem classificar um animal como pertencente à classe Mammalia. Todas as características abaixo são exclusivas dessa classe, exceto:

a) Glândulas mamárias.

b) Presença de pelos.

c) Dentes diferenciados.

d) Diafragma.

e) Pulmões.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Anêmona-do-mar
Cnidários
Filo Cnidária, Animais aquáticos, Diblásticos, Simetria radial, Pólipo, Medusa, Tentáculos, Cavidade gastrovascular, Células, Brotamento, Hidrozoários, Cifozoários, Água-viva, Antozoários, Anêmonas-do-mar, Corais.
Representantes do Filo Mollusca.
Moluscos
Animais de corpo mole, providos ou não de conchas (univalves ou bivalves).
Lêmure: um animal eutério
Eutérios
Você sabia que os animais eutérios, também chamados de placentários, pertencem ao maior grupo da classe dos mamíferos? Confira aqui!
As glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção do suor
Glândulas sudoríparas
Aprenda um pouco mais sobre as glândulas sudoríparas e seus diferentes tipos.
A glândula sebácea é responsável pela produção de uma substância rica em lipídios
Glândulas sebáceas
Saiba mais a respeito das glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de uma substância rica em lipídios conhecida como sebo.
O pangolim apresenta um corpo recoberto por escamas característico
Pangolim, um animal em risco de extinção
Saiba mais sobre o pangolim, um animal que corre sérios riscos de extinção.
As queixadas vivem em grupos de até 300 indivíduos
Queixadas
Confira algumas curiosidades sobre as queixadas, mamíferos encontrados nas Américas.
Os corações dos animais apresentam diversas diferenças, como o número de câmeras.
Coração dos vertebrados
Aprenda as principais diferenças existentes em relação ao coração dos vertebrados de cada grupo.
As unhas são estruturas protetoras, mas também estão relacionadas com a estética
Unhas
Conheça a anatomia das unhas e alguns dos principais problemas que afetam essas estruturas.
Os golfinhos são animais que fazem uso da ecolocalização
Ecolocalização
Descubra o que é ecolocalização e entenda qual é a importância dessa capacidade para animais como golfinhos e morcegos.
A capivara é o maior roedor do mundo
Capivara
Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito da capivara, um gracioso animal encontrado em nosso país e em outros lugares da América do Sul. Neste texto, falaremos a respeito das características básicas desse animal e apresentaremos algumas curiosidades interessantes sobre essa espécie.
Os cangurus são animais mamíferos do grupo dos marsupiais.
Cangurus
Conheça mais sobre os cangurus, animais da família Macropodidae, uma família com representantes que apresentam grandes pés.
Os tamanduás são animais que apresentam um focinho estreito e comprido.
Tamanduá
Você já ouviu falar a respeito do animal chamado tamanduá? Clique aqui e conheça mais sobre as três espécies de tamanduá existentes no Brasil.
A ariranha é um mamífero carnívoro da família Mustelidae.
Ariranha
Conheça mais sobre a ariranha, um mamífero carnívoro de hábitos semiaquáticos que atualmente é encontrado principalmente na Bacia Amazônica e no Pantanal.
As preguiças são animais que possuem uma taxa metabólica baixa.
Bicho-preguiça
Abra este link e aprenda um pouco mais sobre o bicho-preguiça, um animal encontrado apenas nas Américas do Sul e Central e que se destaca por seus movimentos lentos.
Os pandas gigantes são mamíferos que vivem nas florestas da China.
Urso panda
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o urso panda. Neste texto, abordaremos algumas características desse animal e várias curiosidades.
A lontra é um animal mamífero com ampla distribuição geográfica.
Lontra
Quer aprender mais sobre a lontra? Clique aqui e conheça mais a respeito desse animal mamífero, carnívoro e que se destaca pelos seus hábitos semiaquáticos.
A baleia-azul é um mamífero aquático que pode atingir mais de 30 metros de comprimento.
Baleia-azul
Descubra mais sobre a baleia-azul clicando aqui. Neste texto falaremos sobre o habitat da baleia-azul, suas principais características e seu modo de reprodução.
O cavalo é um animal mamífero que apresenta grande importância na história do ser humano.
Cavalo
Clique aqui e descubra mais sobre o cavalo, uma espécie de mamífero quadrúpede muito conhecida e também de grande utilidade para os seres humanos.
Cavalo-marinho: um peixe ósseo actinoperígeo.
Peixes ósseos (osteíctes)
Grupo que abriga a maior quantidade de espécies de peixes.