Whatsapp icon Whatsapp

Cobras-cegas e cecílias

Cobra-cega: anfíbio desprovido de patas.
Cobra-cega: anfíbio desprovido de patas.
As cobras-cegas, ou cecílias, são animais da Classe Amphibia, de uma Ordem chamada Gymnophiona. Tais indivíduos, de corpo cilíndrico e alongado, não possuem patas e, diferentemente das serpentes e anfisbenas (cobras-de-duas-cabeças), há ausência de escamas. Além destas características, a pele das cobras-cegas é úmida, apresentando anéis queratinizados em todo o seu comprimento. Os olhos são atrofiados, mas a presença de tentáculos sensoriais auxilia quanto a esta função. Tais animais, ainda, possuem dentes que auxiliam na alimentação dos filhotes.

Os gimnofionos costumam viver enterrados (hábito fossorial) ou na superfície de solos úmidos, se alimentando de pequenos animais, como cupins e formigas.

Quanto à reprodução, machos possuem o falodeu: órgão que permite a fecundação interna. Ao nascerem, os filhotes, na maioria das espécies, recebem cuidados das mães até que adquiram maior independência.

Segundo a Sociedade Brasileira de Herpetologia – ciência esta que estuda os répteis e anfíbios – são conhecidas no Brasil mais de 25 espécies de Gimnofionos.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Anfisbenas
Já ouviu falar de anfisbenas? E de cobra-cega? Clique aqui e conheça mais sobre esse réptil.
Lampreia
Você sabe o que é uma lampreia? Neste texto exploraremos melhor as características desse animal bem como sua alimentação e reprodução.
Nematelmintos
Filo Nematoda, Invertebrados, Dimorfismo sexual, Bilateralidade corporal, Triblásticos, Pseudocelomados, Protostômios, Nematódeos, Renete, Ascaridíase, Lombriga, Oxiurose, Enterobiose, Higiene pessoal, Endoparasitas.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.