Whatsapp icon Whatsapp

Coito interrompido, tabelinha, camisinha, diu e diafragma.

A camisinha é um dos métodos mais eficazes de prevenir a gravidez, além de ter a vantagem de evitar doenças sexualmente transmissíveis.
A camisinha é um dos métodos mais eficazes de prevenir a gravidez, além de ter a vantagem de evitar doenças sexualmente transmissíveis.

O coito interrompido é considerado um método contraceptivo, mas extremamente falho. Consiste no homem retirar o pênis da vagina antes da ejaculação. Como muitas vezes há liberação de secreções contendo espermatozóides no momento de excitação e conter a ejaculação nem sempre é tarefa fácil, a pílula anticoncepcional, tabelinha, espermicidas, camisinha, além do DIU, diafragma, dentre outros, continuam sendo métodos mais seguros de contracepção. É válido lembrar que a camisinha, ainda, previne o casal de doenças sexualmente transmissíveis, as DST’s, muitas delas bem mais graves que uma gravidez indesejada!

A camisinha feminina é uma novidade que ainda não se popularizou entre as mulheres, principalmente pela falta de informação e divulgação, preço e preconceitos sociais impostos pelas mulheres, visto que, infelizmente, nem todo mundo vê com bons olhos uma mulher portando camisinha, desconsiderando que é a forma mais eficaz, desconsiderando a abstinência, de se evitar doenças sexualmente transmissíveis e bebês. Ela atua da mesma forma que a masculina, sendo consideradas métodos de barreira, visto que impedem que o esperma penetre no corpo da mulher.

O diafragma é outro método de barreira, no qual é introduzido na vagina antes da relação sexual, protegendo o colo do útero. Para obtê-lo é necessária orientação médica, visto que ele não é descartável (pode ser usado em várias relações sexuais) e é necessário encontrar um que se encaixe no corpo de forma satisfatória. Para potencializar os efeitos é necessário o uso de espermicidas.

A tabelinha consiste na mulher se abster sexualmente ou utilizar métodos de barreira durante os dias férteis do seu ciclo menstrual. Dessa forma, é necessário que este seja regular.

O DIU, dispositivo intra-uterino, é outro método, mais comum em mulheres que já tiveram filhos e que não pretendem ter outros pelo menos por um bom tempo, uma vez que pode ficar no útero até 2 anos e é implantado no útero via cirurgia. O dispositivo impede que o espermatozóide se conduza até o útero em direção às trompas ou, caso ocorra a fecundação, impede que o ovo fertilizado se implante e, por esse motivo, algumas pessoas o consideram abortivo.

Como podemos ver, há uma variedade de métodos contraceptivos que se adéquam ao estilo de vida de cada casal. É válido lembrar que associar essas estratégias é uma boa maneira de garantir um sexo seguro, no que se diz respeito à gravidez.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assista às nossas videoaulas
video icon
Professora ao lado do texto"Acima ou a cima?"
Português
Acima ou a cima?
“Acima” ou “a cima”? Estão corretas as duas formas, mas é preciso saber se quem escreve tem a intenção de empregar um advérbio de lugar ou um substantivo acompanhado de artigo ou preposição. Veja esta videoaula para tirar suas dúvidas sobre o emprego correto da palavra ou expressão!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.