Whatsapp icon Whatsapp

Desenvolvimento dos insetos

Etapas da metamorfose (pupa ou crisálida → inseto adulto).
Etapas da metamorfose (pupa ou crisálida → inseto adulto).

Os insetos são organismos que possuem sexos separados, reproduzindo-se de forma sexuada com fecundação interna através de gametas. Por serem animais ovíparos, depositam os seus ovos em ambientes que favorecem o desenvolvimento de um novo inseto, seguindo etapas de crescimento caracterizadas por metamorfose (transformações morfológicas e fisiológicas na estrutura corpórea de um organismo, durante o seu ciclo de vida).

Tipos de metamorfose dos insetos:

Desenvolvimento direto (ametábolo) – neste grupo de insetos os animais não passam por mudanças, ou seja, a partir da eclosão do ovo surge um arquétipo semelhante ao organismo adulto, porém ainda imaturo.
Exemplo: traça-de-livro.

Desenvolvimento indireto incompleto (hemimetábolos) – reúne os insetos com desenvolvimento gradativo, passando por etapas de crescimento. Após a eclosão do ovo surge uma ninfa, passando por sucessivas mudas (troca do exoesqueleto) até atingir o tamanho adulto chamado de imago (nesta fase aparecem as asas).
Exemplo: barata.

Desenvolvimento indireto completo (holometábolos) – insetos cuja metamorfose, posterior eclosão dos ovos, apresenta etapa de desenvolvimento larval (anatomicamente diferente do organismo adulto). Da larva surge uma pupa ou crisálida, etapa na qual o organismo fica alojado no interior de um casulo passando por transformações que resultaram na formação de um organismo adulto.
Exemplo: borboleta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

Artigos Relacionados

Artrópodes
Vamos conhecer mais sobre os artrópodes? Clique aqui e estude as principais características desse grupo de invertebrados.
O bicho-pau é o nome popular dado a um inseto que se assemelha a um graveto.
Bicho-pau
Já ouviu falar a respeito do bicho-pau? Clique aqui e conheça esse animal, que apresenta uma das camuflagens mais impressionantes do planeta.
As borboletas possuem um desenvolvimento indireto
Desenvolvimento direto e indireto
Aprenda a diferença entre desenvolvimento direto e indireto e conheça alguns exemplos relacionados a cada um desses tipos.
Fisiologia da excreção dos animais invertebrados
Os sistemas de eliminação de rejeitos por organismos invertebrados.
Gafanhotos
Saiba mais sobre os gafanhotos, suas características gerais, seu ciclo de vida e sua importância ecológica e econômica clicando aqui!
Os besouros são artrópodes classificados no grupo dos insetos
Insetos
Saiba mais sobre as características gerais dos insetos, um grupo de animais do filo dos artrópodes e que apresenta representantes com asas.
Muda ou ecdise em artrópodes
Já ouviu falar a respeito da muda ou ecdise? Clique aqui, entenda como esse processo ocorre e a sua importância para os artrópodes.
Piolho (pediculose)
Você sabe o que é pediculose? Clique aqui e conheça mais sobre essa doença causada por piolhos e que provoca muita coceira. Saiba seu tratamento e sua transmissão.
A lagosta é um tipo de artrópode do grupo dos crustáceos
Principais diferenças entre os grupos de artrópodes
Conheça as principais diferenças entre os grupos de artrópodes e aprenda a identificar melhor os animais pertencentes a esse filo.
A Síndrome do Intestino Irritável acomete mais mulheres jovens
Síndrome do intestino irritável
Saiba mais sobre causas, sintomas e formas de tratamento da síndrome do intestino irritável.
video icon
Geografia
Países mais populosos do mundo
Assista à nossa aula e conheça os países mais populosos do mundo. Entenda a razão para o grande crescimento populacional dessas nações.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas