Whatsapp icon Whatsapp

Estrabismo

Estrabismo vertical
Estrabismo vertical
O estrabismo é um desalinhamento dos olhos que ocorre em, aproximadamente, 4% das crianças e é resultante do mau funcionamento do trabalho em conjunto entre os músculos oculares. Atinge igualmente homens e mulheres, possui caráter herdável e os portadores são conhecidos, popularmente, como “vesgos”.

Olhos estrábicos focalizam e enviam ao cérebro duas imagens distintas: crianças costumam ignorar a imagem do olho desviado, acostumando o cérebro a formar apenas uma. Já indivíduos adultos, desenvolvem dupla visão, já que seus cérebros já estavam acostumados a focalizar imagem única, com os dois olhos.

As duas formas mais comuns de estrabismo são a esotropia, onde os olhos são desviados para dentro, e a exotropia, quando o são para fora. Quando sempre há pelo menos um olho com desvio, o estrabismo é chamado de constante; se hora há alinhamento e, outrora, desvios, é denominado interminente. Há, ainda, casos em que o paciente só é diagnosticado com testes e exames – são os casos latentes, que podem ser tratados com determinados exercícios óticos, a fim de fortalecer e corrigir a musculatura da região.

Como é o cérebro quem controla a ação dos músculos oculares, a presença do desvio em portadores de síndrome de Down, hidrocefalia e paralisia cerebral são mais freqüentes do que os não portadores. Pessoas com tumor cerebral e catarata podem, também, se tornar estrábicos, pelos mesmos motivos. Aqueles com astigmatismo correm o risco de forçar mais um dos olhos para focalizar as imagens e, neste caso, em uma pessoa pré-disposta, o uso de óculos, colírio e lentes especiais auxiliam na prevenção.

Apesar de não existir cura espontânea, há tratamentos que dependem da causa e envolvem procedimento clínico, ótico ou cirúrgico. Neste último caso, é aconselhável que seja feito enquanto a criança esteja nova, para aprender a utilizar os dois olhos normalmente.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Conjuntivite
A conjuntivite é uma doença que provoca vermelhidão nos olhos. Saiba mais sobre as formas de transmissão, causas, sintomas e tratamento dessa inflamação.
Ecologia
Entenda mais sobre ecologia, aqui! Conheça o conceito de ecologia, os níveis de organização estudados nessa ciência, e alguns de seus conceitos básicos.
Glaucoma
Clique aqui e acesse nosso texto sobre glaucoma. Neste texto explicaremos o que é a doença e quais seus fatores de risco, sintomas, diagnóstico e tratamento.
O funcionamento do organismo e a duração dos dias e das noites.
Relógio biológico
O funcionamento do organismo e a duração dos dias e das noites.
video icon
Geografia
O que é a Al-Qaeda?
Assista à nossa videoaula e compreenda o que é a Al-Qaeda. Entenda os objetivos desse radical grupo árabe, bem como conheça os episódios de atuação desse grupo e como está a sua situação atualmente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.