Whatsapp icon Whatsapp

Estrabismo

Estrabismo vertical
Estrabismo vertical
O estrabismo é um desalinhamento dos olhos que ocorre em, aproximadamente, 4% das crianças e é resultante do mau funcionamento do trabalho em conjunto entre os músculos oculares. Atinge igualmente homens e mulheres, possui caráter herdável e os portadores são conhecidos, popularmente, como “vesgos”.

Olhos estrábicos focalizam e enviam ao cérebro duas imagens distintas: crianças costumam ignorar a imagem do olho desviado, acostumando o cérebro a formar apenas uma. Já indivíduos adultos, desenvolvem dupla visão, já que seus cérebros já estavam acostumados a focalizar imagem única, com os dois olhos.

As duas formas mais comuns de estrabismo são a esotropia, onde os olhos são desviados para dentro, e a exotropia, quando o são para fora. Quando sempre há pelo menos um olho com desvio, o estrabismo é chamado de constante; se hora há alinhamento e, outrora, desvios, é denominado interminente. Há, ainda, casos em que o paciente só é diagnosticado com testes e exames – são os casos latentes, que podem ser tratados com determinados exercícios óticos, a fim de fortalecer e corrigir a musculatura da região.

Como é o cérebro quem controla a ação dos músculos oculares, a presença do desvio em portadores de síndrome de Down, hidrocefalia e paralisia cerebral são mais freqüentes do que os não portadores. Pessoas com tumor cerebral e catarata podem, também, se tornar estrábicos, pelos mesmos motivos. Aqueles com astigmatismo correm o risco de forçar mais um dos olhos para focalizar as imagens e, neste caso, em uma pessoa pré-disposta, o uso de óculos, colírio e lentes especiais auxiliam na prevenção.

Apesar de não existir cura espontânea, há tratamentos que dependem da causa e envolvem procedimento clínico, ótico ou cirúrgico. Neste último caso, é aconselhável que seja feito enquanto a criança esteja nova, para aprender a utilizar os dois olhos normalmente.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Conjuntivite
A conjuntivite é uma doença que provoca vermelhidão nos olhos. Saiba mais sobre as formas de transmissão, causas, sintomas e tratamento dessa inflamação.
Ecologia
Entenda mais sobre ecologia, aqui! Conheça o conceito de ecologia, os níveis de organização estudados nessa ciência, e alguns de seus conceitos básicos.
Glaucoma
Clique aqui e acesse nosso texto sobre glaucoma. Neste texto explicaremos o que é a doença e quais seus fatores de risco, sintomas, diagnóstico e tratamento.
O funcionamento do organismo e a duração dos dias e das noites.
Relógio biológico
O funcionamento do organismo e a duração dos dias e das noites.
video icon
Português
Textos de divulgação científica
Uma das mais importantes ferramentas para o crescimento da ciência é a sua divulgação. Pode-se dizer que a ciência deu saltos gigantescos com ela. Mas como é que se faz divulgação científica? Nesta aula, o prof. Guga explica tudo sobre o gênero!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.