Whatsapp icon Whatsapp

Memória imunológica

O nosso organismo reage rapidamente contra micro-organismos quando reconhecidos pelo nosso sistema imunológico
O nosso organismo reage rapidamente contra micro-organismos quando reconhecidos pelo nosso sistema imunológico

O sistema imunológico é o responsável pela defesa do nosso organismo. Esse sistema é muito eficiente no combate aos micro-organismos invasores, na remoção das células mortas, renovação de determinadas estruturas, memória imunológica, entre outras funções.

As células do sistema imunológico são extremamente organizadas, tendo cada uma sua função específica. Se o organismo entrar em contato com qualquer agente infeccioso, ele desenvolverá linfócitos especiais, que são chamados de células da memória, capazes de reconhecer esse agente infeccioso. Essas células permanecem em nosso organismo pelo resto de nossas vidas, mesmo sem termos nenhum tipo de contato com esse agente infeccioso.

Se tivermos contato com um agente infeccioso e se este for reconhecido pelas células de memória, os linfócitos deverão se reproduzir, com o objetivo de debelar os agentes infecciosos. Esses agentes, portanto, serão descartados do organismo sem que tenham causado prejuízo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As vacinas que são aplicadas em nosso organismo para combater certas doenças agem dessa forma, pois elas são constituídas por antígenos isolados de micro-organismos causadores de certas doenças, ou mesmo de micro-organismos vivos e tratados, de forma que não causem a doença. Uma vez dentro de nosso organismo, os antígenos presentes nas vacinas desencadearão uma resposta imunitária primária, ocorrendo, então, a produção das células de memória. Caso o nosso organismo entre em contato novamente com esse antígeno, será desencadeada em nosso organismo a resposta imunitária secundária (muito mais ágil e intensa do que a resposta imunitária primária), que exterminará o antígeno antes mesmo que apareçam sintomas da doença que ele causa.

Publicado por Paula Louredo Moraes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Anticorpos
Amplie seus conhecimentos sobre anticorpos clicando aqui. Neste texto vamos explicar o que são essas moléculas, sua classificação, estrutura e função.
Faringe
Clique aqui e descubra mais sobre a faringe. Neste texto conheceremos as características gerais e aprenderemos mais sobre a faringite. Saiba o que é faringite.
A dispersão dos agentes patológicos.
Grau de disseminação de doenças
Classificação das doenças conforme o número de incidência e abrangência pelo território.
Imunidade
Aprenda o que é imunidade e seus tipos com este texto. Descubra também como a baixa imunidade pode afetar a nossa vida e os meios de aumentar esse sistema protetor.
Vacinas
Você sabe o que são vacinas? Clique aqui e descubra o que são esses produtos, como agem em nosso corpo e sua importância.
video icon
Geografia
Petróleo
Assista à videoaula e saiba o que é petróleo. Conheça seu processo de formação. Entenda como o petróleo se tornou esse elemento fundamental e estratégico no mundo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.